terça-feira, 21 de dezembro de 2010

TWITTA KALIL, TWITTA!

Este é o grande desejo do torcedor atleticano, que confiam nas twitadas do presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, para confirmar reforços para o ano de 2010.

Muito se especula, se noticia, porém, apenas o recado de Kalil, em sua página pessoal no Twitter, que é a notícia oficial para os atleticanos.

Até hoje, foram cinco reforços, Patric, Toró, Richarlyson, Magno Alves, Wesley e a qualquer momento, o mandatário atleticano deve anunciar Jobson, jogador-problema do Botafogo, mas de uma qualidade impressionante, como próximo reforço do Galo. Basta apenas a twittada do Kalil.

O Cruzeiro, que ainda não mostrou nenhum reforço em seu time de profissionais, até agora só trouxe alegrias aos seus torcedores com o reconhecimento da CBF da famosa Taça Brasil de 1966 como título brasileiro.

E hoje, o Cruzeiro sub-20, venceu mais um Campeonato Brasileiro da categoria, ao derrotar o Palmeiras, nos pênaltis, por 4 x 2 e levantar o caneco em solo gaúcho pela segunda vez.

Um trabalho que começou com o hoje, diretor do futebol do Cruzeiro, Dimas Fonseca, e que se arrastou até hoje e o time azul colhendo frutos deste trabalho.

Só falta a direção cruzeirense trazer o presente de natal que o cruzeirense quer, seja a renovação de Leonardo Silva ou contratação de algum jogador para a Libertadores da America, que é o torneio chave do Cruzeiro neste ano que se aproxima.

O America continua trabalhando em seus bastidores, conseguiu a renovação com o técnico Mauro Fernandes, batalha que vinha sendo dificil, mas que teve um feliz, claro, com a diretoria americana tratando de valorizar o trabalho do técnico americano para a próxima temporada.

Próximo passo será manter a base, trabalho este que vem sendo feito, sendo esperado tambem a renovação do empréstimo do lateral Marcos Rocha. Tudo leva a crer que o melhor lateral direito de Minas Gerais, neste ano de 2010, vista a camisa alviverde no ano que vem.

E o elenco tem que ser reforçado, em diversas posições, para que o America continue traçando este caminho de vitórias tambem na Serie A.

Wilson Gottardo, célebre ex-zagueiro do Cruzeiro, campeão da Libertadores em 1997 e de passagem marcante pela equipe estrelada no final dos anos 90, é o novo treinador do Villa Nova para 2011. Gottardo que era empresário, chegou a fazer estágios e até viagens pelo exterior para trabalhar em uma nova área, a de técnico de futebol. Gottardo assinou por um ano com o leão do Bonfim.

Se ele colocar em prática todo o talento, a liderança e a qualidade como zagueiro, tambem como treinador, certamente o Villa estará em boas mãos, para que o alvirubro de Nova Lima volte aos seus grandes dias de gloria.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CBF UNIFICA TÍTULOS DA TAÇA BRASIL E DO ROBERTÃO

Depois de muitos anos lutando por este reconhecimento, as equipes campeãs da Taça Brasil, competição realizada entre 1959 e 1968 e o torneio Roberto Gomes Pedrosa, realizado entre 1967 e 1970, se uniram nesta luta e foram reconhecidas pela CBF como campeões brasileiros.

Agora, Santos e Palmeiras são os maiores campeões nacionais, cada um com 8 títulos, sendo o time da Vila Belmiro, maior campeão da Taça Brasil, com cinco títulos, desde 1961 até 1965. O Cruzeiro agora passa a ter dois títulos nacionais, 1966 e 2003.

Na minha opinião, foi dado o devido reconhecimento aos campeões nacionais e é um premio a uma geração romantica do futebol e da um ponto final a uma polêmica que durou muitos anos.

Dividiu opiniões entre torcedores e jornalistas, cada um defendendo suas posições em relação a este assunto, porém a CBF faz valer o bom senso em dignificar uma era romantica do futebol brasileiro e reconhecer estes torneios como campeonatos nacionais, não que eles não tinham o devido reconhecimento, mas ainda faltava aquele que era o grande objetivo das equipes vencedoras, o reconhecimento como título brasileiro.

Alguns vão banalizar, outros festejar, o que importa é que o Campeonato Brasileiro tem novos campeões.

NÃO HA VERDADE NO FUTEBOL QUE DURE 24 HORAS

Esta velha frase, que gostaria de saber quem inventou e o premiado por tamanha inteligência é um gênio, entra ano, sai ano, segue cada vez mais atual e mais pertinente. Ainda mais neste período em que terminamos a temporada 2010 e quando as especulações de chegadas e saídas de jogadores dos clubes brasileiros para a temporada 2011, que se aproxima.

O Atlético começou a se movimentar em trazer novos reforços, para não cometer os mesmos erros da temporada que acabou de se encerrar e com a política trazer jogadores para suprir as atuais deficiências do grupo atleticano.

Chegou Patric, lateral que não teve chances no Cruzeiro e foi fazer seu nome no futebol catarinense, jogando pelo time do Avaí, que quase caiu para a Serie B. Embora tenha feito uma campanha tão ruim, conseguiu se sobressair aos demais jogadores catarinense e se destacou na temporada.

Não vai ser muito dificil alcançar a vaga de titular na lateral direita atleticana, uma vez que este foi o maior drama do Galo na temporada, sem poder contar com jogadores de qualidade para o setor.

Veio tambem Toró, este previsto ha um bom tempo, pois seu nome é ventilado nos bastidores atleticanos desde o término do Brasileirão e o ex-volante flamenguista, não joga desde outubro.
Vem para suprir outro grande problema atleticano, não ter peças de reposição para o meio campo, onde Zé Luís e Serginho eram os titulares, porém não contavam com jogadores para eventuais lesões e suspensões e, convenhamos, foi o maior problema do Galo em 2010.

Outros nomes são ventilados entre as verdades e inverdades dos bastidores do futebol, nomes como Jobson, jogador-problema do Botafogo-RJ e Magno Alves. Este ultimo, deve acertar com o clube alvinegro para dar qualidade ao setor ofensivo, que só teve Obina, Diego Tardelli e Neto Berola com o principais jogadores, mas ainda é carente de bons jogadores.

Falando do Cruzeiro, que ainda não trouxe nenhum reforço, apenas conta com a volta dos jogadores emprestados, sendo alguns deles aproveitados por Cuca, como Dudu, que esteve no Coritiba e Vanderlei, que estava no futebol paulista.

Muitos nomes ventilados, porém alguns ainda não concretizados como reforços, casos de Rafael Moura, jogador destaque do Goiás em 2010, mas que, segundo informações, teria pedido um salário fora da realidade celeste. Talvez seja este o grande problema do ano celeste em 2011.

Segundo o site superesportes.com.br, o Cruzeiro não faturou grandes recursos e não poderá fazer grandes contratações visando a Libertadores 2011, que é o objetivo maior do time azul no próximo ano.

O Cruzeiro tem um bom elenco para 2011, contando com a renovação do zagueiro Leonardo Silva, mas precisa se reforçar, pois será uma temporada longa e o time celeste ainda tem deficiências em algumas posições e que precisam ser sanadas. Cuca, claro, deve estar tomando partido disso e conversando com Dimas Fonseca, diretor do futebol do clube celeste.

E o America, que volta a primeira divisão, vive o maior drama da diretoria, que é a renovação do técnico Mauro Fernandes, grande responsável pela volta do clube alviverde a divisão de elite do futebol brasileiro. Com certeza, Mauro está bastante valorizado no futebol e este será um grande obstáculo para uma possível renovação.

Não da para antecipar se Mauro Fernandes irá renovar, que esta novela terá um final feliz, tambem não está descartado um final triste. Mas, acredito que a diretoria americana, tambem trabalha com outros nomes, caso não ocorra a renovação do treinador Mauro Fernandes com o America.

É por essas e outras, que não da para antecipar contratações, renovações, pois são tantas especulações que ninguém se atreve a ser um Nostradamus do futebol. E quem tentar tal proeza, pode ir do ceu ao inferno em apenas um ato.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CRUZEIRO VICE CAMPEÃO E GALO GOLEADO EM SAO PAULO

O Cruzeiro ficou com o vice campeonato brasileiro de 2010, ao vencer o Palmeiras, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, por 2 x 1, mas contava ainda com tropeços de Fluminense e Corinthians, seus rivais diretos, o timão paulista até que ajudou, empatando em 1 x 1 com o Goiás, mas o Fluminense, empurrado pelo torcedor no estádio Engenhão, venceu o Guarani por 1 x 0 e o tricolor ficou com o título.

Na minha humilde opinião, dentre os três primeiros colocados que brigaram ponto a ponto pelo título nacional, o Cruzeiro era o melhor, pois montou um elenco homogêneo e muito qualificado, sem grandes estrelas, com um treinador honesto e bom de serviço.

Muitos vão dizer que o título foi perdido no Pacaembu, contra o Corinthians, de fato foi um tropeço e dentro e fora de campo, no moral da equipe, mas não da para esquecer dos tropeços para Vitória, Atlético-MG, Atlético-GO, Ceará e, claro, o Corinthians em São Paulo.

Porém, o Cruzeiro apresentou um bom futebol durante a competição, com um time que brigou para vencer durante seus principais duelos em casa, vencendo Fluminense e Corinthians dentro de Minas.

Quando muito mais se esperava do Atlético, que montou um elenco forte no papel, o Cruzeiro trouxe reforços e não apenas contratações para encher o grupo. Com jogadores embuidos no espírito de vitória em todos os seus jogos e que brigaram pelo título durante o campeonato.

Talvez alguns não se contentarão apenas com o vice, quando na verdade, o título brasileiro seria, de fato, o reconhecimento devido a esta equipe de guerreiros, como canta seu torcedor, mas fica a lembrança de cada nome, cada jogador, que honrou a camisa celeste e que enche o torcedor azul com sonhos de dias melhores no ano de 2011.

Falando do Atlético, que não jogou nada, levou uma sapatada do São Paulo, no Morumbi, por impiedosos 4 x 0, que poderiam ser 5, 6, 7, não fosse as defesas do jovem e promissor goleiro do Galo, Renan Ribeiro.

O Galo entrou apático, sem a mesma força e vibração dos ultimos jogos e foi fácilmente envolvido pelo mistão tricolor dentro do Morumbi.

Logicamente, o Atlético tinha feito seu papel e conseguido até um prêmio dentro do campeonato, que foi a vaga para a hoje, valorizada, Copa Sul Americana, com um honroso 13° lugar, com 45 pontos, quando muitos imaginavam o Galo na Serie B em 2011.

Porém, graças a Dorival Junior, que comandou a equipe do Santos no primeiro semetre e parte do segundo semestre do ano, aceitou a difícil missão de tirar o Atlético do inferno em que a equipe dentro e fora de campo.

Com muito brio e muita raça, livrou o Atlético do rebaixamento no campeonato nacional e ainda conseguiu mostrar um bom futebol em alguns jogos, como Cruzeiro e Flamengo.

Mas, o futebol apresentado no jogo contra o São Paulo, lembrou e muito aquela apática e sonolenta equipe que era comandada pelo hoje técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, sorte do Galo que a missão ja estava cumprida.

E fica a esperança de um 2011 mais decente e mais vitorioso, embora em 2010 o Atlético tenha conquistado o Campeonato Mineiro, o "projeto" era muito mais do que isso.

Que Alexandre Kalil, presidente do Atlético, tire lições deste ano irregular do Galo, aprenda até mesmo com o Cruzeiro, que mostrou que um time forte não se faz com contratações e sim, com reforços.

Com Dorival Junior, um treinador realista e muito competente, pois ja mostrou isso por onde passou, que seja montado um planejamento para um ano de 2011 muito mais vitorioso e com a cara do Galo, um time forte e que possa honrar a torcida que possui.

A idéia é de um 2011 muito mais vitorioso, agora com o America na primeira divisão, que seja um ano inesquecível para o torcedor de Minas Gerais.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

UM REFORÇO DE PESO PARA O CRUZEIRO, CUCA

Foi concedido ao técnico do Cruzeiro, Cuca, efeito suspensivo que o garante no banco de reservas no jogo contra o Palmeiras, domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Não poderia ser melhor noticia para o torcedor celeste, pois Cuca, na minha opinião, é o grande responsável por esta campanha do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. É um grande reforço para a equipe azul cinco estrelas.

Tambem, sejamos francos, o STJD não iria causar mais polêmica não recusando o pedido de liberação do Cruzeiro, pois o Campeonato Brasileiro, em sua reta final, ja está pegando fogo no bastidores, com acusações de favorecimento a outros clubes, erros de arbitragem e a tal da "mala branca" voando solta por ai de mãos em mãos. Ou seja, mais polêmica para encher a paciência do STJD seria demais.

O Palmeiras virá com um time reserva para encarar o Cruzeiro, não aspira absolutamente mais nada no campeonato, Felipão deu férias aos jogadores considerados titulares da equipe alviverde. Quem agradece é o Cruzeiro, que terá maior qualidade técnica dentro de campo frente ao Palmeiras, porém, antes fosse o time celeste depender somente de si para levantar o caneco. Tem Fluminense e Corinthians pelo caminho.

Ja começaram os "porques" de o Cruzeiro não ter vencido ou campeonato ou de equipe celeste não estar em uma situação melhor no Brasileiro. O Campeonato Brasileiro ainda não acabou, são mais 90 minutos de futebol.