domingo, 18 de dezembro de 2011

BARCELONA VENCE O SANTOS E É CAMPEÃO DO MUNDO

Que o time do Barcelona dispensa comentários, isto todo mundo sabe. Hoje, foi apenas uma confirmação de um time considerado imbatível ou de outro mundo, como falam alguns críticos. O time catalão venceu o Santos na final do Mundial de Clubes por impiedosos 4 x 0, sem dar margens para contestações.

O Barcelona foi o time que todos assistiram até então, sem tirar e nem por. Bastante solidário, altamente técnico e com um futebol de encher os olhos dos amantes do futebol.

O Santos foi o time que assistimos no Campeonato Brasileiro, sem tirar e sem colocar nada de novo para que pudesse ter chances de bater o Barça. Doce ilusão, o Santos precisava de muito mais para ser superior ao time do Barcelona.

A vitória foi construída sem grandes dificuldades e conquistada pouco a pouco. O Barcelona imprimiu seu futebol consciente, solidário e sempre sabendo que tinha que fazer e cumpriu seu papel.

O Santos tentou, apenas tentou, mas não fez nada que o transformasse superior em algum tempo da partida, pois se viu muito bem marcado pelos jogadores catalães, além de não conseguir neutralizar as principais jogadas do time muito bem comandado pelo ex-lateral Pepe Guardiola.

Para retratar meu comentário, é só pegar o primeiro tempo esmagador do Barcelona, onde o time catalão ganhou o título abrindo 3 x 0, com gols de Messi, Xavi e Fábregas, fora o baile de bola no Santos de Muricy Ramalho.

No segundo tempo, o Santos resolveu aparecer para o jogo e deixou de ser esconder atrás do futebol impiedoso do Barcelona, criou algumas chances, mas sem converte-las em gol.

O Barcelona chegava com queria, por todos os lados, pelo meio, pelas pontas, entrando em diagonal e etc... Onde o time catalão estava, la tinham três ou quatro jogadores incomodando o Santos e deixando os jogadores do peixe em estado de choque.

Contudo, para encerrar a festa, Messi, um craque na ascepção da palavra, deixou sua marca como sabe fazer e fechou o marcador em 4 x 0.

Messi x Neymar?

Para quem imaginava que este jogo poderia mostrar um duelo entre o futebol altamente espetacular destes dois grandes jogadores, puro engano.

Este duelo a parte foi deixado de lado, tamanha disparidade a favor do Barcelona frente ao Santos. Este duelo foi deixado de lado, pois o futebol coletivo do time catalão chamou atenção do presentes ao estádio Yokohama.

Ainda sim, Messi foi gênio como sempre, marcou dois gols e participou da maioria das jogadas de ataque do Barcelona, enquanto Neymar foi bem marcado e não apareceu como todos esperavam, uma vez que ele e todo o time do Santos não apresentaram um bom futebol.

Justiça no placar

Vitória justa de um time que tem seus craques e jogadores que podem fazer a diferença a qualquer momento e em qualquer lance, porém, é um time que joga no coletivo, um time operário, em que cada um sabe o que deve fazer e executou tudo de forma brilhante.

O Santos foi muito a quem do que todos esperavam. Esperou muito que jogadas individuais de Neymar e Ganso dessem resultado. Os dois poderiam fazer a diferença, tinham futebol para isto, mas o restante do time em campo foi abaixo da crítica e não ajudou a quem poderia fazer a diferença.

Foi a mostra que o futebol se ganha no coletivo, na união da inteligência, com a habilidade de saber o que fazer com a bola no pés, e isto, o Barcelona mostra que sabe ha muito tempo, hoje, foi apenas a confirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário