domingo, 17 de outubro de 2010

ITUIUTABA FAZ HISTÓRIA EM MINAS GERAIS

O Ituiutaba, carinhosamente conhecido como Boa, devido ao seu primeiro nome de fundação, é o mais novo time mineiro na Serie B do Campeonato Brasileiro em 2011.

Após um inicio de ano desastroso com o descenso para a segunda divisão mineira, o Ituiutaba se reformulou, reagiu e conseguiu aquilo que poucos ou quase nenhum torcidor mineiro acreditava.

O Boa foi batendo um a um seus adversários e contra a Chapecoense, encarou os catarinenses como uma verdadeira decisão, jogando com muita inteligência, experiência e, sob comando de Nedo Xavier, mais conhecido por aquelas bandas ali impossível, empatou por 1 x 1 em Chapecó e 0 x 0 em Ituiutaba, fazendo valer o gol marcado na casa do adversário como critério de desempate. Conseguiu não só a classificação para as semifinais da Serie C, como o acesso para a segunda divisão nacional no ano que vem.

O Ituiutaba que vem evoluindo nos ultimos anos e deixando outros grandes do estádo para trás, como Villa Nova, Uberlândia, Uberaba e transformou-se nesta ultima década como uma das grandes forças de MG, sendo duas vezes semifinalista do Campeonato Mineiro em 2008 e 2009 e com participações honrrosas no estadual e no Brasileiro das divisões inferiores.

A tendência é que a equipe cresça ainda mais, desde que a cidade e os grandes orgãos políticos, abracem o time, que sem dúvida alguma, passou a ser o maior cartão postal e levar o nome da cidade para todo o Brasil. Parabéns Ituiutaba!

Passando da Serie C para Serie D, o Uberaba conseguiu algo impossível, deixando uma classifcação para a Serie C do Brasileirão nas mãos do Araguaina-TO, depois de perder quatro penaltis, após estar vencendo por 2 x 0 logo no início da serie e o goleiro Glaysson ter defendido duas cobranças. Dá para acreditar?

Pois é, o Uberaba que revivia aqueles momentos de gloria como nos anos 80, em que participou até da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, com aqueles regulamentos esdruxulos, voltava a sentir um momento de decisão a nível nacional, tinha um acesso para divisão superior e a briga por um trofeu do Brasileiro em sua galeria.

Talvez o nervosismo tenha tomado conta dos jogadores, que perderam tantas cobranças. A bola deveria parecer uma batata quente, pois não tem explicação tamanha chance perdida pelo Zebu.

É uma pena, poderia ser um ano dos mineiros em nível nacional, de elevação do futebol mineiro, a despeito de eixo Rio-SP, Minas Gerais estaria destacando-se entre os melhores times do Brasil em todas as divisões.

Claro, ainda temos o Cruzeiro, com chances reais de título na Serie A, o America brigando pelo acesso e porque não, pelo título da Serie B e o Ituiutaba fazendo extraordinária campanha na Serie C. O futebol ainda não acabou, vem muito mais por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário