domingo, 28 de novembro de 2010

AMERICA DE VOLTA A SERIE A E COM JUSTIÇA

Ha tempos não tinhamos um final de semana para comemorar e ter esperanças de dias melhores para nosso futebol mineiro.

A começar pelo America Mineiro, que superou as expectativas dos críticos e até dos próprios torcedores americanos e conseguiu a ultima vaga para o acesso a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2011. Depois de 9 anos, o America está de volta a elite do futebol nacional.

E com muita justiça, afinal de contas, um trabalho muito bonito, sério e coeso em torno do clube, em que os grandes americanos se uniram em torno do America Mineiro e montaram não só um bom time, um time competitivo, mas um verdadeiro clube de futebol, de quem o torcedor americano tem que se orgulhar.

Foram dois anos marcantes para o torcedor do America, a começar pelo trabalho que começou no ano passado, com a vinda de Givanildo Oliveira para o comando do time dentro de campo e a união de grande americanos, como Marcus Salum, Afonso Celso Raso, Alencar da Silveira Jr. e outros vários torcedores que viraram dirigentes e assumiram a diretoria, consequentemente, o comando da agremiação.

O acesso a Serie B no ano passado foi um prêmio a diretoria, clube e torcedores, que finalmente, puderam enxergar uma luz no final do túnel e vislumbrar um caminho menos tortuoso, de muito trabalho, mas com perspectiva de sucesso.

Neste ano, o trabalho não esmoreceu, só aumentou. Com a vinda de reforços para o time, não apenas contratações e um treinador conhecido dos torcedores e do interior do Brasil, Mauro Fernandes, que pegou o America e transformou o time em um conjunto, um elenco competitivo.

E neste sábado, depois de empatar com a Ponte Preta por 0 x 0, em Campinas, os jogadores, diretoria e torcedores americanos comemoraram o acesso como se fosse um título e depois de longos anos, de batalhas, frustrações e derrotas, enfim o torcedor pode comemorar de fato não apenas o acesso a primeira divisão, mas tambem, a volta do America Futebol Clube, como time de futebol e uma agremiação esportiva de muito respeito no cenário nacional.

Parabéns, America!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

TODO ERRO TRAZ CONSEQUENCIAS

Um erro ou vários erros podem trazer milhares de consequencias, a começar pela escalação equivocada, para não dizer outros motivos, de arbitros sem grande experiência em jogos de grande porte, como no ultimo final de semana, com Sandro Meira Ricci, na partida Corinthians x Cruzeiro e Atlético-MG x Flamengo, sendo apitado por Marcio Chagas da Silva.

Como não é novidade para ninguém, o critério para escolha dos arbitros das partidas são os sorteios realizados dias antes dos jogos. Acontece que não tenho informação se estes sorteios são acompanhados ao vivo pela imprensa esportiva, deveria ser acompanhado por jornalistas policiais, porque as escolhas e as atuações dos juizes tem sido caso de polícia.

E após as partidas, sempre ocorrem as reclamações dos times prejudicados pelas atuações do árbitros, em sua maioria, novatos.

Nada contra os juizes da nova geração, sou a favor desta renovação, pois nomes como Carlos Eugênio Simon, Leonardo Gaciba e outros veteranos que estão pendurando ou ja penduraram os apitos.

Mas, deveria haver uma certa sensibilidade do presidente da comissão de aribtragem, Sergio Correa, que tem jogos, principalmente nesta reta final do Campeonato Brasileiro, que devem ser comandados por arbitros de maior experiência, embora os mesmos veteranos tenham ficado marcados por alguns erros capitais e que interferiram em jogos importantes do Brasileirão e outros campeonatos pelo Brasil.

Com tantos erros, entram em cheque não apenas a gestão de Sergio Correa a frente a entidade maior da arbitragem no Brasil, como a honestidade do mesmo como pessoa. Está na hora de uma mudança no comando da arbitragem no Brasil para que entre uma nova perspectiva de melhora e imparcialidade no futebol brasileiro, no quesito arbitragem.

Neste sábado, Vanderlei Luxemburgo provou do veneno que ja foi dele e, por sinal, muito mal usado. Dorival Junior comprovou nesta decisão de sábado contra o Flamengo que ele é o grande responsável por esta reação atleticana e tirou o Atlético da penúria em que se encontrava.

Foi uma atuação convincente e que agradou ao torcedor, principalmente, o meia atacante Renan Oliveira, que retornou do Vitória da Bahia totalmente desacreditado e graças a Dorival, vai retomando seu futebol e sendo de grande valia para a equipe nesta reta final do Campeonato Brasileiro.

Nada está acabando, o Fluminense empatou com o Goiás, péssimo resultado para o tricolor carioca, que poderia tirar definitavamente o Cruzeiro da disputa e brigar pau a pau com o Corinthians pelo caneco do Brasileirão.

Deu um alento para o Cruzeiro e seus torcedores, de uma possível chance de ser campeão brasileiro, muito embora, a taça esteja praticamente nas mãos do Corinthians, senão acontecer em campo, certamente será nos bastidores da cartolagem.


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

JAPÃO DISPUTA A COPA AMERICA

Da para acreditar? É verdade mesmo. Organização da Copa America convida a seleção japonesa para a disputa do torneio sul americano em 2011.

Claro, para quem coloca times mexicanos na Taça Libertadores da America, não seria nenhuma surpresa colocar o Japão no continente sul americano.

Com outras seleções no continente americano que poderiam disputar a Copa America, como Estados Unidos, que ja sediou uma Copa do Mundo e sempre está presente nos mundiais e Honduras, que foi um bicho papão principalmente para o Brasil na mesma Copa America de 2001. Ele convidam a seleção japonesa, que está em evolução, mas não vai evoluir a qualidade técnica da Copa America.

Vários jogos do Brasil na Copa do Mundo de 1978 foram na cidade de Mar Del Plata, vamos torcer para que a história seja o Brasil campeão e com bom futebol dentro da renovação proposta pelo treinador da seleção Mano Menezes.

Mudando de assunto, o Campeonato Mineiro tem seu regulamento alterado. Agora, classificam-se apenas quatro entre os 12 times que disputam a divisão principal de Minas Gerais.

Enfim o bom senso prevaleceu, de fato, classificar oito times, como nos ultimos anos, ajudava as equipes de menor força, mas o Campeonato Mineiro perdia em força na disputa pelas vagas e ficariam apenas um torneio entre os times do interior, pois Atlético, Cruzeiro e America certamente se classificariam.

O Campeonato Mineiro deu um grande passo para melhorar sua disputa, mas ainda peca no quesito estádios de futebol para sediar as partidas, pois são precárias as estruturas oferecidas pelos clubes do interior. Todo ano é a mesma coisa.

Vamos esperar por mais um Campeonato Mineiro.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ATLÉTICO ELIMINADO DA COPA SUL-AMERICANA

Mantendo seu interesse declarado na disputa contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Galo entrou com um time reserva e não foi adversário para o Palmeiras. Perdeu por 2 x 0 e está fora da competição internacional.

Com os jogadores que iniciaram a partida, ficou bem claro que o Atlético se desfazia do torneio Sul Americano, pois entrara com um time que não demonstrava grandes atenções do time palmeirense e a eliminação era praticamente previsivel.

No máximo, a equipe atleticana poderia mostrar um pouco mais brio e força de vontade, mas não era superior ao time do Palmeiras e isso, foi comprovado no decorrer da partida.

Quando o Palmeiras decidiu pressionar, marcar com mais vontade, o Atlético se viu perdido dentro de sua deficiência técnica e falta de vontade, o gol era questão de tempo.

No segundo tempo, muita pressão por parte do Galo, mas pouca efetividade diante do goleiro Deola e o segundo gol do Palmeiras no contra ataque seria o ultimo prego no caixão atleticano. Final 2 x 0.

O Atlético agora tem quatro decisões para permanecer na primeira divisão e é tudo o que o torcedor alvinegro quer, pois Sul Americana fica para o ano que vem, quem sabe.

Quem acompanha o futebol brasileiro sabe que ela totalmente controlada pela Rede Globo, não só financeiramente, mas com direitos de escolher horários das partidas que vão de acordo com seus interesses pessoais e de sua programação. Ela pagou por isso e pediu este benefício em troca.

Mas, isto beira uma revolta muito grande, pelo menos, de minha parte. Temos dois grandes jogos nesta 35ª rodada, Atlético-MG x Flamengo, jogo contra o rebaixamento e Corinthians x Cruzeiro, ambos os times brigando pelo título nacional. São jogos de grande história e grande apelo do torcedor, mas a Globo prefere colocar estes dois jogos de grande importância em um horário fora de um apelo nacional, no domingo 17:00hs. Os jogos serão as 19:30hs, neste sábado.

Este controle, esta ditadura ridícula da Globo sobre o futebol brasileiro está passando dos limites do bom senso. O torcedor está sendo colocado em segundo plano e a vênus platinada colocam jogos importantes no comando do PFC, canal fechado que nem todos podem pagar.

O dia que este monopólio global acabar será uma festa em todo Brasil.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DECISÃO NA COPA SUL AMERICANA

Mesmo com o Atlético não dando o valor devido ao torneio sul americano, pode- se denominar uma decisão na noite de hoje, entre Palmeiras x Atlético-MG, no Pacaembu, em São Paulo.

O Palmeiras vem com força máxima, pois não aspira mais nada no Campeonato Brasileiro, não vai subir e não vai cair. Resta ao alviverde do Parque Antartica fazer um bom papel na Sul Americana para salvar o ano palmeirense e justificar os altos investimentos feitos pela diretoria do Palmeiras.

O Palmeiras não é o famoso bicho papão, embora tenha jogadores que podem fazer a diferença, como Marcos Assunção e Kleber ex-gladiador azul.

Fora de campo, o Palmeiras tem um reforço de peso, trata-se de Luís Felipe Scolari, técnico alviverde. Inegavel a história do Felipão em competições sul americanas, duas Libertadores e um vice não é para qualquer um e, para quem disse que treinador não faz a diferença, Felipão sabe como poucos jogar com o regulamento nas mãos, mesmo o Palmeiras não tendo uma grande vantagem, apenas jogando em casa e podendo empatar por 0 x 0. Pode ser um diferencial pelo lado alviverde.

Pelos lados atleticanos, o Galo sim, aspira não cair para segunda divisão e, por isso, deve entrar com um time alternativo, a contar apenas com Renan Ribeiro considerado titular.

Muitos acreditam que o Atlético deveria entrar com o time titular contra o Palmeiras, pois, de fato, é um torneio que o Galo tem totais condições de vencer e sair com mais um caneco para sua galeria, além da vaga para tão sonhada Taça Libertadores de 2011. Mas, enquanto o Galo estiver nessa penúria no Brasileirão, o objetivo principal da diretoria e da comissão técnica é permanecer na primeira divisão.

De fato, o Atlético não tem um time capaz de bater de frente com o Palmeiras, em pleno Pacaembu lotado. São jogadores que devem muito e não inspiram confiança suficiente ao treinador Dorival Junior e a torcida atleticana. Somente com muita vontade e muito brio para surpreender os palmeirenses e sua torcida.

Jogo as 22hs, horário global, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

E no Santos, o novo treinador é o marrento, turrão, mas bom treinador Adilson Batista. Depois de três temporadas no Cruzeiro e uma breve passagem no Corinthians, cai nas mãos de Adilson treinar os meninos da vila.

Será que os egos de Adilson e de Neymar vão andar na mesma linha? Como sempre diz Adilson, "Vamos aguardar".


terça-feira, 9 de novembro de 2010

AMERICA PERDE EM CASA PARA O BAHIA

O America Mineiro pressionou muito, martelou todo o segundo tempo, mas não conseguiu evitar a derrota para o Bahia, treinado por Marcio Araujo, por 1 x 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas-MG.

O gol baiano foi do ex-atleticano Jael, que passou por aqui, com uma possível revelação e acabou como fogo de palha.

O Coelho deixou escapar um chance de ouro de encurtar o caminho para volta a Serie A, embora o America esteja neste caminho e dificilmente perderá uma dessas vagas, só se o famoso "Sobrenatural de Almeida" aparecer no caminho verde e branco.

Restam apenas três vagas, o Coritiba, do competentíssimo Ney Franco, hoje técnico da seleção brasileira sub-20, levou uma das vagas e retornou a primeira divisão, podendo na próxima rodada, beliscar a taça de campeão da Serie B.

Espero que a diretoria do Coritiba, depois de mais uma aventura na Serie B, comece a tratar o Coritiba Foot ball Club como um time grande, um time de primeira linha do futebol brasileiro e não como um time de segunda divisão, pois tem uma torcida grande e um grande patrimônio, a contar pelo estádio Major Antônio Couto Pereira.

Vamos esperar que a diretoria do Coxa seja profissional na Serie A em 2011, como foi na Serie B de 2010.

E vamos torcer para que o America agarre logo esta vaga para Serie A e não escorregue pelas mãos como sabonete. Avante Coelho!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CRUZEIRO VENCE JOGANDO FEIO E O GALO APENAS EMPATA

O Cruzeiro não jogou bem, é verdade, mas o suficiente para derrotar o fraco Vitória da Bahia 1 x 0, no Barradão, em Salvador.

Precisando vencer, pois está no páreo pelo título brasileiro, o time azul de Cuca foi com um esquema de jogo prestigiando o talento do argentino Montillo, tentando deixa-lo livre para criar as jogadas e chegar ao gol baiano, os demais homens de meio campo ficariam responsaveis pela marcação e Thiago Ribeiro como unico atacante de ofício.

O esquema resultou na vitória celeste, mas o futebol não convenceu. Montillo bastante marcado, sofrendo muitas faltas e Gilberto, outro meia ofensivo, jogando mal. O Cruzeiro jogou mesmo para o gasto.

Contava tambem com a ajuda dos deuses do futebol em possíveis tropeços de seus rivais diretos pelo título, Fluminense e Corinthians. Não foi bem isso, as preces não foram atendidas, o Corinthians venceu o derby paulista contra o São Paulo, por 2 x 0 e o Fluminense derrotou o Vasco no clássico carioca, 1 x 0.

A próxima rodada pode ser definitiva, mesmo faltando apenas quatro rodadas até o fim do campeonato. Corinthians x Cruzeiro jogam com cara de decisão, um irá matar os outros ou ambos irão morrer abraçados. É esperar até o próximo final de semana.

Na Arena do Jacaré, o Atlético recebeu o Santos, reeditando aquele que foi o jogo mais emocionante do primeiro semestre, pelas quartas de finais da Copa do Brasil. O Galo procurando vencer para sair do rebaixamento e o Santos, praticamente, não aspira mais nada no campeonato pois tratou de perder pontos importantes pelo caminho.

O abraço de Neymar em Dorival Junior, ambos desafetos e que resultou na demissão do ex-técnico santista, foi o momento que mais chamou a atenção antes da partida começar. O craque da Vila Belmiro só foi abraçar Dorival depois que todos os outros santistas cumprimentaram seus ex-comandante. Será que aquele abraço foi sincero?

E no estádio Arena do Jacaré, uma grande surpresa, duas quedas de energia elétrica durante o primeiro tempo interromperam a partida. Não sou nenhum técnico especializado em eletricidade, mas é necessário que se faça uma apuração para ver o que de fato ocorreu. Podem dizer que foi queda do gerador de energia por causa da chuva que ocorreu durante todo o jogo, mas é necessário que se faça uma apuração para que isto não ocorra mais.

Falando do jogo, assim como foi nos jogos da Copa do Brasil entre Atlético e Santos, as duas equipes se preocuparam em atacar e criaram até boas chances de gol, espaços foram dados e, certamente, o placar não ficaria em branco. Neymar abriu a contagem, mas Tardelli, depois de muito tempo sem marcar um gol sequer, empatou o jogo.

No segundo tempo, o Galo virou com Obina, algo que o torcedor atleticano vibrou e muito, sentindo que a equipe encontrava-se em um bom momento e poderia vencer, mas o que ninguém esperava aconteceu, o goleiro Renan Ribeiro, do Galo, foi tentar socar a bola, falhou e deu o gol de empate para Neymar. Final 2 x 2.

No final qualquer um dos dois times merecia ter vencido. Ao torcedor do Atlético ficou aquele gosto amargo de que o time poderia ter vencido e facilitado um pouco mais a situação crítica que a equipe vive no Campeonato Brasileiro. Faltam quatro rodadas e todas são decisões que vão prender o torcedor.