quinta-feira, 31 de março de 2011

CRUZEIRO DERROTA O GUARANI NO PARAGUAI

O Cruzeiro saiu vitorioso pela quarta vez em cinco jogos nesta Libertadores, o Guarani foi mais uma vez batido, agora em seus domínios, por 2x 0.

Muitos apontavam o time celeste com vencedor de véspera, por todas as circunstâncias da partida e não demorou muito para tudo se cumprir.

O Guarani jogava com um time mesclado de titulares com reservas e não mostrava forças para bater o Cruzeiro. Em compensação, o time do técnico Cuca jogava com facilidade, quase em rítmo de treino, tocando bola e foi assim que chegou ao primeiro gol, com Thiago Ribeiro, depois de uma jogada bem construida com todo setor ofensivo celeste.

O Cruzeiro poderia ter ampliado o marcador, talvez se forçasse um pouco mais, poderia virar o primeiro tempo goleando o time paraguaio. Porém, um certo comodismo tomou conta dos jogadores em campo.

Com isso, o Guarani acabou deixando a defesa e partindo para o ataque, mas Fábio não deixou que o time do Paraguai tivesse melhor sorte.

No segundo tempo, o Cruzeiro continuou com a mesma postura do primeiro e o Guarani não tinha qualidade técnica suficiente para bater o Cruzeiro. Haja vista que a equipe paraguaia não venceu nenhum de sesu cinco jogos na Libertadores 2011.

No final, ainda sobrou tempo para Ortigoza, fazer o segundo gol e decretar o final da partida. Gol merecido porque o paraguaio do Cruzeiro entrou bem.

Quem conhece o estádio Defensores del Chaco como um verdadeiro caldeirão, capaz de meter medo nos visitantes sejam times ou torcedores, fiquei surpreso com a tranquilidade o estádio, também, estádio do paraguai estava completamente vazio. Senti falta do Defensores del Chaco lotado.

O Cruzeiro chega a ultima partida contra o Estudiantes, classificado, joga em Mar del Plata, no campo deles. Só uma tragédia tira o Cruzeiro da primeira colocação do seu grupo. Perder por uma diferença de oito gols. Alguém acredita nisso?

Bom, fica a sensação de que o Cruzeiro poderia ter apresentado um futebol melhor para seu torcedor que acompanhou o jogo pela TV ou pelo rádio e também, aos corajosos e fanáticos azuis celestes que estavam presentes ao Defensores del Chaco acompanhando seu time. Contra o Estudiantes pode ser diferente, é outro adversário, mais qualificado dentro e fora de campo. É clássico, uma vitória na Argentina seria de muito agrado ao Cruzeiro e a futebol brasileiro.

quarta-feira, 30 de março de 2011

CRUZEIRO PEGA O GUARANI EM BUSCA DO PRIMEIRO LUGAR

No histórico e mistico estádio Defensores del Chaco, o Cruzeiro enfrenta o Guarani-PAR, pela quinta rodada da Taça Libertadores. O Cruzeiro está classificado e precisa de mais uma vitória para garantir o primeiro lugar. O Guarani não foi páreo para o Cruzeiro em Sete Lagoas. Levou de 4 x 0. O Guarani não tem mais chances de classificação para a próxima fase, o máximo que pode fazer é sacramentar uma participação honrrosa na Libertadores, pois a equipe do Paraguai ainda não venceu. Jogou quatro partidas e perdeu todas. O time paraguaio pode jogar com um time misto, pois volta suas atenções para o campeonato nacional, o que facilitaria um pouco a vida celeste. No Cruzeiro a ordem é vencer e continuar invícto na competição. Depois de uma vitória excelente sobre o America-MG, vai com força e entusiasmo para cima dos paraguaios. Montillo, depois da recuperação de seu filho, e ainda com o apoio dos torcedores, não somente celestes, mas atleticanos e americanos, pode mostrar um futebol ainda mais vistoso que vem mostrando desde que chegou em meados do ano passado. Uma marca história será batida hoje. Fábio e Marquinhos Paraná superam Raul Plasmann em numero de jogos disputados na Libertadores. Raul disputou 40 partidas, entre os anos de 1967, 1975, 1976 e 1977. Foi campeão em 1976 vencendo o River Plate-ARG. Fábio e Marquinhos Paraná completarão hoje 41 jogos, disputaram as Libertadores de 2008, 2009, 2010 e 2011. Os dois celestes ficaram com o vice campeonato em 2009, perdendo para o Estudiantes-ARG. Por todas as circunstâncias criadas para este jogo, o Cruzeiro tem tudo para sair vitorioso do jogo de hoje, pois tem uma equipe mais qualificada que o Guarani e os paraguaios, além de estarem eliminados da competição, voltam seus olhos para o campeonato paraguaio. Ontem, na sede do Atlético, conferi a 5ª Sessão em Preto e Branco, evento criado pelo Centro Atleticano de Memória, exibindo o Tetracampeonato Mineiro de 1981 e com as presenças marcantes de Reinaldo, Éder, Toninho Cerezo e Fernando Roberto. Além dos amigos Luis Carlos Alves e Ronan Ramos de Oliveira. Presença forte também foi a de Alexandre Kalil, representando seu pai, Elias Kalil, que era presidente do clube na época. A presença do atleticano foi notável, ocupando todas as dependências do auditório. O momento que mais emocionou o torcedor foram os momentos de emoção do ex-volante Toninho Cerezo, que não se conteve as lágrimas, ao contar de toda sua trajetória no Galo e responder as perguntas dos torcedores. Foi um evento marcante, parabéns a todo Centro Atleticano de Memória.

terça-feira, 29 de março de 2011

ZEZÉ PERRELA ANUNCIA O CRUZEIRO FORA DO C-13

Depois do Corinthians, o Cruzeiro se alia com força a Rede Globo e anuncia que está fora do Clube dos 13, entidade presidida por Fábio Koff.



A emissora carioca fez uma proposta muito mais vantajosa que a Rede TV!, aumentando os valores oferecidos anteriormente pela mesma Globo e o mandatário celeste anunciou que assinaria contrato com a emissora da família Marinho.



O estopim da história foi uso de uma carta na manga de Fábio Koff, alegando que tem uma assinatura dos clubes que pediram empréstimo ao Clube dos 13, dando uma procuração que dava plenos poderes a entidade de negociar qualquer contrato em nomes dos clubes.



Zezé Perrela nunca admitiu ficar preso a ninguém, pode bater o pé, mas não larga o osso. Entendeu como arbitrário a atitude do mandatário do Clube dos 13 e anunciou desfiliação da entidade.



Se o Cruzeiro deve o Clube dos 13, não é por falta de dinheiro que a agremiação mineira ficará presa a entidade de Fábio Koff. Certamente, Perrela fará um novo empréstimo para quitar a dívida que tem com o Clube dos 13.



Não duvido nada que este empréstimo não vem de nenhum banco, tem cara que vem da Rede Globo.



Para aumentar ainda mais a rachadura do futebol brasileiro, uma nova liga de clubes poderá ser criada com a participação apenas das equipes aliadas a Rede Globo. São elas: Corinthians, Cruzeiro, Vasco, Sport, Bahia, Grêmio e Vitória.



As demais equipes estão próximas de assinar ou estão fechadas com o Clube dos 13. É mais um capítulo para aumentar esta história que está longe de ter um final feliz.

domingo, 27 de março de 2011

COM RAÇA, CRUZEIRO DERROTA O AMERICA

Foi um jogo com muitos gols, chegadas fortes de ambos os times, entrega de ambos os times e no final, venceu o time que tinha melhor qualidade técnica, o Cruzeiro, 3 x 2.


O jogo começou com o Cruzeiro indo para cima do America, mas o coelho achou um gol logo cedo, com Leandro Ferreira, este que era dúvida para o jogo, abriu o marcador.


Com o resultado, o Cruzeiro passou a ir para cima do America, sempre com a bola passando por Roger e Montillo e as chegas de Marquinhos Paraná vindo de trás. Leandro Guerreiro, substituto de Henrique, que está na seleção, ficou para cobrir a defesa.


O America era mais organizado e priorizava a posse de bola, tentava chegar ao gol na base do toque de bola ou dos erros celestes.


Demorou, mas o gol celeste saiu, com Thiago Ribeiro, impedido, segundo as imagens da televisão, empatou o jogo.


No segundo tempo, o Cruzeiro continuou partindo para cima do America e fez seu gol com o zagueiro Léo, depois da falha de Dudu.


Não demorou muito e Leandro Ferreira chutou de longe, com efeito e Fábio sequer esboçou reação e o partida voltava a ser como começou.


Acreditando na vitória, Mauro Fernandes, técnico do America sacou Luciano e Irênio para colocar Thiago Silvy e Netinho, dando maior velocidade aos contraataques, pois o Cruzeiro era mais ofensivo e levava maior perigo.


Cuca apostou em esquema que deu muito certo durante a temporada, com três atacantes. Sacou Roger e Gilberto, colocando Wellington Paulista e Everton.


O jogo do Cruzeiro começou a melhorar e muito quando Dudu, marcador implacável na defesa americana, não resistiu e saiu de campo para a entrada de Davi Ceará. O America não foi o mesmo a partir deste momento.


O time celeste passou a ter espaços, criava jogadas em velocidade nas costas dos laterais, principalmente do fraco Jean Batista e a toda esta fragilidade americana só poderia resultar em gol. Depois de uma jogada de legítimo ponta direita, Wallyson tocou para Montillo fazer o gol da vitória. Final 3 x 2.


Com um pouco mais de sorte, o Cruzeiro poderia ter ampliado o marcador, Cuca tirou Thiago Ribeiro e colocou Ortigoza.


Com o passar do tempo, o time celeste passou apenas a adminstrar o jogo, o America não tinha poder ofensivo e não tinha poder defensivo. Vitória justa do Cruzeiro em um jogo excelente, digno de um clássico.


Em Nova Lima, Villa Nova e Ipatinga ficaram no 2 x 2, resultado péssimo para o Villa, que vê o America-TO, adversário direto, disparar a frente e para o Ipatinga, que ainda não venceu no campeonato, ficando cada vez mais perto do Módulo 2.

sexta-feira, 25 de março de 2011

CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, 103 ANOS

Há 103 anos, surgia uma das agremiações esportivas e de maior torcida do Brasil. Trata-se do Clube Atlético Mineiro, fundado em 25 de março de 1908, por 22 estudantes que, no Parque Municipal, se reuniram para formar um clube de futebol.


O nome do time era Athletico Mineiro Football Club, com a primeira partida acontecendo quase um ano depois, contra o Sport Club, no dia 21 de março de 1909, a vitória do Atlético foi pelo placar de 3 x 0, com o primeiro gol marcado por Aníbal Machado.


Ocorreram mais dois confrontos entre Atlético e Sport Club, mais duas vitórias atleticanas, o que acarretou no fim do Sport Club.


Até hoje, foram inúmeros títulos, diversos craques que vestiram a camisa atleticana, que ajudaram a dar ênfase a este nome idolatrado por muitos seguidores assíduos.


O maior jogador do clube, eleito por muitos, chama-se Reinaldo, que defendeu o clube de 1973 a 1985, marcando 255 gols com a camisa atleticana e protagonizando juntos com outros jogadores que marcaram época no clube, jogadas e vitórias inesquecíveis.


Em 1937, vinha o primeiro título de âmbito nacional do clube. A Copa dos Campeões Estaduais, disputada entre os campeões estaduais de Minas Gerais (Atlético), São Paulo (Portuguesa), Guanabara (Fluminense) e Espírito Santo (Rio Branco).


Depois de um início irregular, o Atlético foi batendo um a um seus adversários, a culminar o título depois de vencer a Portuguesa em São Paulo.


Em 1950, o Atlético foi convidado a fazer uma excursão pelo continente europeu, para enfrentar equipes de diversos países da europa, vencendo seis jogos, empatando dois e perdendo duas partidas.


Premiando o êxito atleticano em solo europeu, a crônica esportiva premiou o Galo com uma taça, conhecida por muitos como Taça do Gelo ou Campeão do Gelo.


Em 1971, o Atlético faturava sua maior conquista. Vencia o Campeonato Brasileiro após vencer a descrença da imprensa que creditava o favoritismo ao Santos de Pelé, Cruzeiro de Tostão, Botafogo de Jairzinho, Palmeiras de Ademir da Guia. O Galo corria por fora, batendo seus adversários e chegava a fase final da competição.


No triângular final, o Atlético tinha como adversários o São Paulo e o Botafogo. Depois de vencer o São Paulo no Mineirão, o Galo derrotou o Botafogo no Maracanã, por 1 x 0, gol de Darío, este, artilheiro máximo da competição com 15 anos.


Depois com diversos estaduais, excelentes campanhas no campeonato brasileiro, culminando em três vices campeonatos, o Atlético é uma das mais poderosas do forças do brasileirão.

Em 1992 e 1997, o Atlético sagrou-se campeão da Copa Conmebol, hoje Copa Sul Americana, guardando em sua sala de troféus, seus dois primeiros títulos sul americanos.

Na ultima década, o clube passou por problemas extra campo, como atraso de salário de jogadores, funcionários e falta de estrutura de treinamento, foram um dos fatores para que o Atlético vivesse momentos de pesadelo.

O Atlético escapou do rebaixamento para serie B em 2004, mas não teve a mesma sorte em 2005. Em 2006, o Galo foi campeão brasileiro da segunda divisão e retornou a primeira divisão.

Alexandre Kalil, atual presidente do clube e filho do ex-presidente atleticano Elias Kalil, encarna o espírito do mais fanático torcedor atleticano, porém, ciente de suas responsabilidades e das carências do clube.

Kalil contratou jogadores consagrados e de boa qualidade, coisa que os ultimos presidentes não faziam.

Porém, o grande objetivo do presidente e do torcedor atleticano ainda não foi atingido, que é a conquista de um grande título, de âmbito nacional e até mesmo, internacional.

Parte do caminho foi feito, que é dar estrutura ao clube, como manter salários em dia e um centro de treinamento de primeiro mundo, considerado segundo pesquisas, como melhor CT do Brasil.

O torcedor é o grande patrimônio do clube. Com uma "massa" fiel e apaixonada pelo clube, acompanha a equipe por onde ela estiver, vibra com as vitórias e na derrotas, cobra do time com muito pulso. Um caso de amor interminável.

É por estas e outras histórias nestes 103 anos, que o Atlético é um dos grande clubes do Brasil e do mundo.

Parabéns, Clube Atlético Mineiro.

quinta-feira, 24 de março de 2011

GALO NÃO PASSA DE UM AMARGO EMPATE EM CASA

Em Sete Lagoas, o Atlético saiu na frente, mas cedeu empate pouco depois ao Uberaba.

Mais uma vez, o Atlético teve vontade, mas faltou criação de jogadas no meio campo. A unica alternativa encontrada foram as jogadas pelas laterais que eram marcadas pelo time do Uberaba.

O Uberaba veio com a proposta de segurar o Atlético e sair nos contrataques ou apostando em erros da defensiva atleticana. Haja vista a postura do time do triângulo de jogar com três zagueiros, três volantes e apenas um atacante de ofício.

Dorival Jr. encontrava-se sem opções para a lateral direita e escalou o jovem Bernard, de 18 anos, que é meio campo de origem, mas topou o desafio de entrar na fogueira do maior problema do Atlético hoje e não fez feio. Partiu para cima, buscou o jogo, fez tudo como manda o figurino. Apenas a falta de experiência pesou contra ele, mas foi uma grata surpresa da partida.

O Atletico finalizou bastante ao gol do goleiro Fernando, que até trabalhou fazendo boas intervenções, mas a bola não entrou.

O primeiro tempo foi sem gols e o Atlético saiu de campo debaixo de muitas e sonoras vaias.

No segundo tempo, como sempre um novo time, parecem que as broncas ou orientações de Dorival fazem certo efeito. Colocou Mancini e tirou Toró, deixando mais forte o ataque e vulnerável a defesa.

Pouco depois, Ricardo Bueno, que é criticado, humilhado pelos torcedores, faz o primeiro gol do Atlético, calando a muitos torcedores e corneteiros de plantão. Na minha opinião, ainda é um jogador limitado.

Não demorou muito, em um erro do Atlético, o Uberaba chegou ao empate, pegando a defesa aberta, Bruno Campos deixou tudo igual. A proposta do zebu deu certo.

Durante o restante da partida, viu-se um Atlético desorganizado, sem criação no meio de campo para municiar os atacantes e um Uberaba, que sentiu que poderia vencer o jogo, foi ao ataque e até levou uma bola no travessão, mas apenas isso.

Infelizmente, o Atlético contratou muito, mas ainda não se viu um novo Galo, um time mais criativo, mais consistente, o time que o torcedor possa ter confiança em boas vitórias e com boas atuações.

As idas de Obina e Diego Tardelli são sentidas a cada partida, pois falta a referência no ataque, coisa que Ricardo Bueno ainda está longe de ser.

O Atlético espera a Copa do Brasil. Joga contra o Grêmio Prudente, na semana que vem. E, até lá, vamos esperar que Dorival Junior possa consertar o defeitos tão claros que o time atleticano vem apresentando.

quarta-feira, 23 de março de 2011

HOJE TEM ATLÉTICO-MG x UBERABA.

Em mais uma manobra global para adiantar os jogos, a Rede Globo adiantou o jogo entre Atlético-MG x Uberaba, para cumprir sua faixa de horários.


Galo e Zebu vão movimentar a quarta feira em Minas Gerais. O Atlético parte em busca da vitória para se igualar ao Cruzeiro na liderança, mas perde no saldo de gols, 16 contra 7. Ou seja, só uma goleada atleticana por uma diferença mínima de dez gols tira o time celeste da liderança.


O Atlético terá de volta Serginho e Ricardinho. O primeiro pode aparecer no meio campo em lugar de Toró, e na lateral direita fica dúvida, Jackson foi expulso contra o Villa Nova e Dorival Jr. pode apostar em Zé Luís e até mesmo no jovem Bernard, de 18 anos, que é meio campo de origem, mas que vem treinando na lateral direito no time reserva. E Ricardinho, que fez muita falta na ultima partida, estará no meio campo ao lado de Renan Oliveira.


Ricardo Bueno segue prestigiado com Dorival, continua como titular, a despeito de muitos torcedores e do meio da imprensa também, que cobram chances para Magno Alves, que também merece uma sequencia de jogos durante o estadual.


No Uberaba, que precisa vencer, pois corre riscos de rebaixamento, tem um sequencia apertada até o final e ainda irá enfrentar o Cruzeiro na ultima rodada de classificação, ainda não venceu no comando de Nenê Belarmino, substituto de Marcos Birigui. O Uberaba perdeu para o Palmeiras na Copa do Brasil, mas com o comando interino e empatou com o Democrata por 2 x 2.

Cada partida é uma decisão para o zebu do triângulo mineiro, porém, os jogos contra Funorte e Ipatinga, times que brigam diretamente contra o rebaixamento, podem definir a situação do Uberaba no campeonato. Jogo hoje será as 21:50.

Henrique, volante do cruzeiro, embarca hoje para Londres onde se apresenta a seleção brasileira. Como foi dito por todos, convocação merecidíssima do volante celeste, que tem feito ótimas partidas e mostrando porque é titular absoluto de Cuca.

Henrique irá desfalcar o Cruzeiro no jogo contra o America-MG, pelo estadual. Fará falta, mas quem sabe ele não ganha uma oportunidade de entrar em campo contra a Escocia, no domingo, as 10hs da manhã, horário de Brasilia.

Saindo um pouco do Campeonato Mineiro, passando para a polêmica do Clube dos 13 contra a Rede Globo. A entidade presidida por Fábio Koff decide suspender a licitação para TV fechada e demais mídias.

A justificativa foi que TV Globo estaria agindo de forma "condenavel", segundo relato do comunicado oficial da entidade e estaria boicotando a licitação e negociando com os clubes individualmente.

Ora, quem achou que a Globo iria ficar de braços cruzados observando o grande carro chefe de seu setor de esportes ir para outra emissora, Achou errado.

A emissora está agindo com as armas que possui e o Clube dos 13 fará o mesmo, comunicando ao CADE sobre a situação atual.

Esta história ainda vai dar muito pano pra manga e o torcedor é o fator menos importante desta história.

segunda-feira, 21 de março de 2011

COM GOL CONTRA E NOS ACRÉSCIMOS, GALO VENCE O VILLA

Depois de grande pressão atleticana, os cinco minutos de acréscimos dado pelo juiz da partida, foram de grande ajuda ao Atlético, que virou o jogo contra o Villa Nova, graças a um gol de contra de Uchôa.

Mas, no início do jogo, o Atlético acordou ligado na partida, no primeiro momento em que desligou-se da partida, o Villa nova abriu o placar com o argentino Palermo. A começar pela lentidão do time em campo ao retornar a defesa, principalmente, Rever e Leonardo Silva.

As tão esperadas "torres gemeas" que o torcedor atleticano esperava ver em campo, desabou frente ao Leão do Bonfim naquele momento.

E o Villa, muito bem treinado pelo ex-zagueiro Wilson Gottardo, fazia por merecer ampliar o placar. Jogava como time grande e o Atlético sem criação em campo, não levava muito perigo ao gol do Villa.

Durante a partida, Alexandre Kalil "twittava", anunciando Guilherme, ex-Cruzeiro como novo reforço por quatro anos.

No segundo tempo, Dorival Junior voltou com o time mais a frente. Mas ainda pecando na falta de criação.

Mancini entrou e deu novo ânimo ao time, mostrando ser um jogador que pode útil ao time, foi decisivo na partida de ontem.

Neto Berola entrou e aprontou a mesma correria de sempre, porém, o mesmo está sendo bem marcado pelos adversários e sofrendo até falta desleais.

Ricardo Bueno, que foi tão chingado durante a partida, estava no lugar certo e na hora para empatar. Ainda não caiu nas graças do torcedor e vai ser uma parada torta conquistar o atleticano, porque a esperança é que um novo Tardelli possa aparecer. Sobrou até para Dorival Jr. que defende o atacante, a contra gosto do torcedor atleticano.

Depois de muita pressão, veio o gol da virada, com jogada de Magno Alves, que não está sendo aproveitado como devia, fez a jogada de linha de fundo, que resultou no gol contra do Uchôa. Mancini ainda tocou na bola, mas ela estava dentro do gol.

Vitória merecida pela pressão implantada pelo Atlético durante boa parte do segundo tempo, mas que fique bem claro que o Galo não teve uma boa atuação e o Villa Nova, que está muito bem com Wilson Gottardo, poderia ter melhor sorte, se tivesse um pouco mais de audácia em campo.

quinta-feira, 17 de março de 2011

CRUZEIRO ARRASA O TOLIMA SOB OS OLHARES DE MANO MENEZES

Bom, foi uma noite de quarta feira das melhores. Com meus amigos Rafael, Bruno, Diogo e Thiago, jogamos sempre uma "pelada", um futebol entre amigos todas as quartas. Mas, por obra do acaso, faltaram dois membros e desistimos do jogo.

Partimos para o excelente bar e ponto de encontro Ponte Furada, na Av. Clara Nunes, no bairro Cachoeirinha, aqui em Belo Horizonte e passamos horas de descontração, além claro de assistir a partida entre Cruzeiro x Deportes Tolima.

Logo sabia que a vitória seria celeste, mas não com tanta tranquilidade como foram os jogos contra Estudiantes-ARG e Guarani-PAR.

Sob os olhares do tecnico da seleção brasileira, Mano Menezes, o Cruzeiro deu um baile de bola no Tolima, para nenhum treinador de seleção nacional colocar defeito.

Ofensivamente, o Cruzeiro estava em dia de graça, jogando uma boa partida, diferente da parte defensiva que não mostrava tranquilidade e obrigou o goleiro Fábio a mostrar porque merece uma oportunidade de vestir a camisa 1 da seleção brasileira.

Roger fez um partidaço, junto com Montillo, onde ambos formaram o casamento perfeito, criando jogadas e chegando ao ataque para deixar suas marcas também.

Apenas Wellington Paulista que continua passando em branco, dando lugar a Thiago Ribeiro, que tem muito futebol. Merece ser titular deste time.

Cada vez mais, o técnico do Cruzeiro, Cuca, mostra que trabalha com seriedade a frente do elenco celeste. Com elenco que tem em mãos, faz maravilhas, encontra alternativas e coloca em campo times taticamente perfeitos e tecnicamente notáveis.

Tenho certeza que Mano Menezes saiu de campo gostando do que viu. E fica a torcida para que ele dê enfim a grande chance que Fábio merece.

A cada vitória celeste, aumenta a expectativa de mais um título da Libertadores na grande galeria de troféus do Cruzeiro. A verdade que temos muito chão pela frente e o Cruzeiro vai percorrer todo este caminho. Ja está na segunda fase da Taça Libertadores e, repetindo as grandes atuações que vem tendo durante a competição, segue como grande candidato ao título máximo do continente.

sexta-feira, 11 de março de 2011

SEM TARDELLI, QUEM SERÁ O HOMEM GOL DO GALO?

Será a grande pergunta dos ultimos dias. Diego Tardelli quebrou a estigma atleticana de ter em Marques e Guilherme, seus ultimos jogadores que davam certeza de gols a favor do alvinegro das alterosas.

Diego Tardelli foi a prova de que todo jogador de futebol tem algo a mostrar, é só uma questão de dar oportunidades. Emerson Leão foi quem acreditou naquele atacante conhecido por suas indisciplinas em território são paulino, o que lhe resultou em diversas passagens por diversos clubes, algumas delas, curtas e sem grandes chances.

Os gols de Tardelli trataram de calar os críticos e mostrou que aquele atacante teria algo a mostrar para o torcedor, principalmente, o atleticano.

Não vieram grandes títulos, como era a idéia principal, mas os gols, estes sim, não foram escassos. Foram 73 gols em 114 jogos e atuações memoráveis, como contra o Santos pela Copa do Brasil de 2010, no Mineirão e este ano, contra o Cruzeiro, marcando três vezes na vitória do Atlético por 4 x 3, quebrando a estígma de "pipoqueiro" perante ao maior rival do Galo.

Tardelli deixa o Galo sem ser uma grande unânimidade. Não agradou a todo mundo, mas certamente, deixa saudade em seus torcedores mais fiéis, alguns deles, virarão as famosas "viuvas" de Tardelli, assim como existem as "viuvas" de Darío, Reinaldo, Marques, Guilherme e alguns outros.

A grande pergunta que deixei no título desta coluna. Quem será o homem gol do Galo? Existem candidatos no elenco, casos de Magno Alves, Neto Berola, Mancini e Jobson, este ultimo, se estiver com a cabeça no lugar, pode ser um grande concorrente.

Porém, haverá a necessidade de um atacante para chegar a vestir a camisa atleticana numero 9, pois as "viuvas" vão cobrar um novo Tardelli, assim como cobrarão eternamente um novo Marques.

Assim como o cruzeirense ainda sonha com um novo Alex, o talento azul, apelido dado brilhantemente por Alberto Rodrigues, narrador da Rádio Itatiaia, o atleticano vai sonhar com um novo Tardelli.

E ai, quem se habilita a ser um novo Tardelli? Façam suas apostas.

quarta-feira, 9 de março de 2011

CARNAVAL É A FESTA DO BRASILEIRO, MAS O FUTEBOL NÃO PARA

Depois de alguns dias de descanso merecido, embora estivesse ocupado com meu trabalho de vigilante em pleno carnaval, estou de volta a ativa com duas de minhas grandes paixões: falar de futebol e escrever.

E sem perder tempo, direto falando do Cruzeiro, que enfrenta o Tupi, na cidade mais carioca de Minas Gerais, Juiz de Fora.

Cuca, que aproveita a folga da Libertadores, que teve um bom começo e volta suas atenções para o campeonato mineiro. Colocando força máxima contra o Galo carijó do técnico Leonardo Condé.

O técnico celeste não relacionou Wellington Paulista para o jogo de hoje. Jogador praticamente considerado intocável por Cuca, Paulista e todos que acompanham o Cruzeiro, viram que não existe jogador com carta branca no time cinco estrelas.

Wellington Paulista não vem agradando e suas atuações estão abaixo da crítica. Centroavante vive de gols e o camisa 9 celeste não vem comparecendo como deve.

O técnico Cuca deve confirmar Thiago Ribeiro com Wallyson no ataque cruzeirense. Mas, acredito que seria o momento de Cuca dar chances ao demais atacantes do grupo, casos de Reis, Andre Dias e Ortigoza, que chegaram, mas não tiveram oportunidades. Se muitos dizem que o campeonato mineiro serve de laboratório para a temporada, o momento é agora.

E o que me deixa revoltado é que, em princípio, este jogo estava marcado para a décima rodada, mas para atender as necessidades da emissora detentora dos direitos de transmissão do campeonato, a Rede Globo, foi feito uma alteração na tabela de jogos da competição. Virou corriqueiro este tipo de solicitação pela emissora venus platinada. Jogo as 21:50, horário global.

E o assunto que ainda movimenta a semana, mas que está muito próximo de ter um desfecho, é a saída de Diego Tardelli, indo para o Anzhi da Russia, jogar com Roberto Carlos e Jucilei.

A cada notícia que aparece, deixa mais claro que Tardelli está com os dois pés fora do Galo e pronto para encher seu guarda roupas com blusas de frio para aguentar o frio russo, mas o jogador e o Atlético tratam de desmentir qualquer chance de o negócio estar concretizado.

Particularmente, só acredito quando for dada a notícia que Tardelli não é mais do Galo. Não ha verdade no futebol que dure mais de 24 horas, velha máxima. Mas, seria muito mais fácil e honesto por parte do jogador e do Atlético, deixar o torcedor e, principalmente, as viuvas de Tardelli, certos e cientes de que o atleta não é mais do Galo.

Especulações só servem para encher o torcedor de duvidas e isto, chega a ser desonesto. E o Atlético procura outro atacante, nomes foram falados, Dorival indicou seu nome preferido, guardado a sete chaves por Maluf, como sempre.

Lembro-me que Marques, outro grande ídolo do Atlético, estava com os dois pés no Benfica de Portugal em 2000, junto com o atacante Andre, hoje André Balada. E Marques voltou, não chegou a assinar com os portugueses do Benfica, para a alegria da torcida atleticana.

É por estas e outras, que só acredito quando os jornais noticiarem aos quatro ventos que Diego Tardelli, não é mais jogador do Atlético.

Esta semana será tambem será de fortes emoções para o destino do futebol brasileiro nos próximos três anos. Quando serão abertas as cartas convites das emissoras de televisão que pretendem comprar os direitos do campeonato brasileiro.

Muito disse-me-disse, bochichos de todos os lados, mas a verdade é que todos dão um boi para entrar na briga e uma boiada inteira para não sair. A Globo admitiu não participar da licitação, mas também não fica de fora da briga, negociando individualmente com os clubes.

A Record, emissora do bispo Edir Macedo, promete pagar alto pelo Brasleirão e as outras emissoras apenas assistem de camarote.

Vamos aguardar os próximos capítulos.

quinta-feira, 3 de março de 2011

GALO INFERNAL GOLEIA OS AMIGOS DO PEREIRINHA

Jogando futebol de um time competitivo desde o início, o Atlético goleou o Iape-MA, por 8 x 1 e classificou-se para a segunda fase da Copa do Brasil.

O primeiro gol não demorou muito, 39 segundos com Renan Oliveira, poderia ser uma previsão do que estaria por vir.

Mas, diferente do que aconteceu na semana passada, em que o Atlético tratou o primeiro com um treino de luxo, tanto que passou sufoco diante da equipe maranhense, o Galo jogou como um verdadeiro time grande, sem tomar conhecimento do adversário.

Ricardinho, a grande cabeça pensante, foi o verdadeiro destaque, armando as jogadas, usando de sua inteligência e experiência para comandar o time dentro de campo, fez o segundo gol e Renan Oliveira, o terceiro. O resultado não poderia ser outro. Ao final do primeiro, o placar apontava 3 x 0.

No segundo tempo, o Iape ameaçou sair ao ataque, não tinha outra chance, mas a diferença técnica em favor dos atleticanos é muito grande, quase uma covardia com os amigos do pereirinha, assim como é chamado o time do Iape.

A partir dos 21 minutos do segundo tempo, um balde de gols no Iape, a começar por Jobson, que finalmente fez gols com a camisa atleticana. Neto Berola deixou o dele, novo xodó da torcida do Atlético Mineiro. Toró, que finalmente fez sua estréia deixou o dele e Diego Tardelli, faltava apenas o dele para completar.

Robson descontou para o Iape-MA, um gol com muita honra. Um time desconhecido, com poucos anos de vida e que encarou de frente o Atlético-MG, embora seja clara a diferença técnica em favor dos atleticanos.

Em Ibagué, na Colombia, o Cruzeiro conseguiu um grande resultado, empatou com o Deportes Tolima por 0 x 0.

A situação poderia ser ruim, mas graças a São Fábio, que defendeu um pênalti, poderia ser o gol da vitória do Tolima. Somente Mano Menezes não vê que Fábio tem condições e pode ser convocado para a seleção brasileira.

As dificuldades que o Cruzeiro não encontrou diante do Estudiantes e Guaraní-PAR, esbarrou no time colombiano e também em questões extra campo, como viagem cansativa, mais de treze horas entre aviões, até chegar em Ibagué, além do campo do estádio Manuel Toro, completamente irregular e fora dos padrões mínimos para uma equipe que disputa uma Taça Libertadores de America.

Cruzeiro ainda téra desafios importantes e cheios de dificuldades, como o jogo de volta contra o Tolima em Sete Lagoas e os jogos fora de casa contra Guarani e Estudiantes, respectivamente. A caminhada ainda será bastanta tortuosa, porém, mantendo o bom futebol e a aplicação técnica e tática dentro de campo, o Cruzeiro estará com vaga garantida na próxima fase da Libertadores 2011.

O Ipatinga derrotou o Rio Branco por 3 x 0 e tambem está na próxima fase da Copa do Brasil. Com gols de Chiquinho, ex-Atlético e Alessandro, que sempre desencanta com a camisa do tigre do Vale do aço, O Ipatinga está na próxima fase e vai enfrentar o Avaí.

Guilherme Alves começou bem seu trabalho a frente do Ipatinga, são três jogos, com duas vitórias e um empate. A missão é mais difícil que se imagina, tirar o tigre da zona de rebaixamento do estadual é o primeiro passo.

Dos times brasileiros, o Fluminense é quem decepciona nesta Taça Libertadores. Com apenas dois pontos, o tricolor das Laranjeiras, atual campeão brasileiro, pode amargar uma eliminação precoce da maior competição internacional.

Quando muito se esperava do Fluminense, com o elenco qualificado e com um técnico que sobra competência, as coisas não andam caminhando com o torcedor tricolor esperava.

O Fluminense precisa venceu seu três próximos jogos e torcer por tropeços dos rivais, Argentinos Jrs. e America-MEX, que abriram vantagens consideráveis sobre o tricolor carioca.

Tem todo um segundo turno, as partidas de volta podem mudar muita coisa, porém, o quadro é preocupante diante dos numeros e da atuação do Fluminense na Taça Libertadores de America.