Há 103 anos, surgia uma das agremiações esportivas e de maior torcida do Brasil. Trata-se do Clube Atlético Mineiro, fundado em 25 de março de 1908, por 22 estudantes que, no Parque Municipal, se reuniram para formar um clube de futebol.
O nome do time era Athletico Mineiro Football Club, com a primeira partida acontecendo quase um ano depois, contra o Sport Club, no dia 21 de março de 1909, a vitória do Atlético foi pelo placar de 3 x 0, com o primeiro gol marcado por Aníbal Machado.
Ocorreram mais dois confrontos entre Atlético e Sport Club, mais duas vitórias atleticanas, o que acarretou no fim do Sport Club.
Até hoje, foram inúmeros títulos, diversos craques que vestiram a camisa atleticana, que ajudaram a dar ênfase a este nome idolatrado por muitos seguidores assíduos.
O maior jogador do clube, eleito por muitos, chama-se Reinaldo, que defendeu o clube de 1973 a 1985, marcando 255 gols com a camisa atleticana e protagonizando juntos com outros jogadores que marcaram época no clube, jogadas e vitórias inesquecíveis.
Em 1937, vinha o primeiro título de âmbito nacional do clube. A Copa dos Campeões Estaduais, disputada entre os campeões estaduais de Minas Gerais (Atlético), São Paulo (Portuguesa), Guanabara (Fluminense) e Espírito Santo (Rio Branco).
Depois de um início irregular, o Atlético foi batendo um a um seus adversários, a culminar o título depois de vencer a Portuguesa em São Paulo.
Em 1950, o Atlético foi convidado a fazer uma excursão pelo continente europeu, para enfrentar equipes de diversos países da europa, vencendo seis jogos, empatando dois e perdendo duas partidas.
Premiando o êxito atleticano em solo europeu, a crônica esportiva premiou o Galo com uma taça, conhecida por muitos como Taça do Gelo ou Campeão do Gelo.
Em 1971, o Atlético faturava sua maior conquista. Vencia o Campeonato Brasileiro após vencer a descrença da imprensa que creditava o favoritismo ao Santos de Pelé, Cruzeiro de Tostão, Botafogo de Jairzinho, Palmeiras de Ademir da Guia. O Galo corria por fora, batendo seus adversários e chegava a fase final da competição.
No triângular final, o Atlético tinha como adversários o São Paulo e o Botafogo. Depois de vencer o São Paulo no Mineirão, o Galo derrotou o Botafogo no Maracanã, por 1 x 0, gol de Darío, este, artilheiro máximo da competição com 15 anos.
Depois com diversos estaduais, excelentes campanhas no campeonato brasileiro, culminando em três vices campeonatos, o Atlético é uma das mais poderosas do forças do brasileirão.
Em 1992 e 1997, o Atlético sagrou-se campeão da Copa Conmebol, hoje Copa Sul Americana, guardando em sua sala de troféus, seus dois primeiros títulos sul americanos.
Na ultima década, o clube passou por problemas extra campo, como atraso de salário de jogadores, funcionários e falta de estrutura de treinamento, foram um dos fatores para que o Atlético vivesse momentos de pesadelo.
O Atlético escapou do rebaixamento para serie B em 2004, mas não teve a mesma sorte em 2005. Em 2006, o Galo foi campeão brasileiro da segunda divisão e retornou a primeira divisão.
Alexandre Kalil, atual presidente do clube e filho do ex-presidente atleticano Elias Kalil, encarna o espírito do mais fanático torcedor atleticano, porém, ciente de suas responsabilidades e das carências do clube.
Kalil contratou jogadores consagrados e de boa qualidade, coisa que os ultimos presidentes não faziam.
Porém, o grande objetivo do presidente e do torcedor atleticano ainda não foi atingido, que é a conquista de um grande título, de âmbito nacional e até mesmo, internacional.
Parte do caminho foi feito, que é dar estrutura ao clube, como manter salários em dia e um centro de treinamento de primeiro mundo, considerado segundo pesquisas, como melhor CT do Brasil.
O torcedor é o grande patrimônio do clube. Com uma "massa" fiel e apaixonada pelo clube, acompanha a equipe por onde ela estiver, vibra com as vitórias e na derrotas, cobra do time com muito pulso. Um caso de amor interminável.
É por estas e outras histórias nestes 103 anos, que o Atlético é um dos grande clubes do Brasil e do mundo.
Parabéns, Clube Atlético Mineiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário