Certamente, aqueles que acompanham o futebol com afinco, com devoção ou, ao menos, procura manter-se informado do dia-a-dia dos clubes, tem sempre uma história para contar. Mesmo que ela não seja das mais emocionantes, mas todos temos.
Os mais antigos, contam histórias que não se encaixam nos dias de hoje e a nova geração desacredita, ja ouvi muitas do arco da velha, da época em que se ia aos jogos de terno e bengala, até mesmo as crianças.
Tenho apenas 22 anos, acompanho o futebol desde os 11 anos e passei a escrever ha pouco tempo, mas pude ver grandes jogos, lances inesquecíveis, que mantém a graça e o mundo do futebol muito surpreendente.
Ja assisti de camarote vitórias emocionantes, acompanhei pela televisão, rádio e, até mesmo pela internet, uma série de derrotas e fracassos inesquecíveis.
Mas, vou citar apenas dois que, particularmente, me supreenderam e me deixaram cada vez mais fascinado por este esporte tão maltratado como futebol.
Nautico x Grêmio, estádio dos Aflitos, em Recife, em 2005, ultima partida do quadrangular final decisivo da serie B do mesmo ano, o Grêmio, que voltava para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, dignamente e merecidamente e o Nautico, precisando vencer para tirar o Santa Cruz, que tinha a segunda vaga.
Aos 36 minutos do segundo tempo, quando a partida ainda estava 0 x 0, quando o árbitro Djalma Beltrami, do Rio de Janeiro, assinalou um penalti a favor do Nautico, o segundo na partida, complemtamente discutivel, gerou uma reclamação geral dos jogadores, confusão envolvendo jogadores, comissão técnica, reporteres e polícia local, até os 59 minutos, quatro jogadores gremistas foram expulsos e o penalti contra o timbu pernambucano.
O penalti foi cobrado e Gallato, hoje no Atlético-PR, defendeu a cobrança, para desespero do torcedor do Nautico e alegria gremista. Pouco depois, em um contrataque puxado pelo Gremio, Anderson, hoje no futebol europeu, sofreu uma falta no ataque, comentida pelo zagueiro Batata, ex-Corinthians, Atlético-MG e outras equipes, foi expulso.
Nesta confusão, a falta foi cobrada com rapidez, Anderson partiu em direção a grande área, e de frente para o goleiro, fez o gol do Grêmio, aos 61 minutos do segundo tempo. O Grêmio, com quatro jogadores expulsos, conseguiu fazer vencer a partida e sagrou-se campeão brasileiro da serie B em 2005.
O segundo e não mais surpreendente, aconteceu na ultima sexta feira, entre Uruguai x Gana, quartas de final da Copa do Mundo 2010.
Aos 14 minutos do segundo da prorrogação, no bate rebate dentro da grande área uruguaia, o atacante Suarez, em ultima instancia, colocou a mão na bola evitando o gol da classificação da seleção de Gana. o atacante, acertadamente, foi expulso.
Ficou a responsabilidade para o atacante Asamoah Gyan converter o penalti e marcar o gol da classificação, mas para a surpresa geral do mundo do futebol, Gyan perdeu o penalti, batendo no travessão e a bola indo para a linha de fundo. Logo após, o árbitro encerrava o jogo, visto a alegria do atacante que, mesmo expulso, vibrou com o erro do atacante africano.
Na disputa por penaltis, Uruguai venceu por 4 x 2 e se classificou para as semifinais, porém é mais uma partida que fica marcada na história do futebol.
São lances como estes, que marcam a história do esporte mais praticado e mais amado do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário