quinta-feira, 29 de abril de 2010

PARA AGRADAR A GREGOS E TROIANOS


Foi assim a partida entre Atlético-MG 3 x 2 Santos, no Mineirão, pela primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil.

Logo de cara, a torcida do Atlético deu um show, cantou, apoiou, não parou um minuto sequer, inclusive quando o Santos teimava em estregar na noite do Galo.

Quase tudo o que se esperava deste jogo se cumpriu, lances bonitos, belos contrataques, muitos gols e venceria aquele que encarnasse o espírito de decisão que a noite pedia.

O Atlético foi mais comprometido com a noite, confesso que não esperava um gol com 2 minutos de jogo, isso serviu para dar uma nova dinâmica ao jogo e dar mais emoção a partida.

O Santos sentiu, viu que o Atlético era "O" time a ser batido e com isso precisava se esforçar mais.

Mas, a noite atleticana foi mágica, a entrega dos jogadores do inicio ao fim do jogo premiou o Atlético com os gols e a vitória.

Ele merece um capítulo a parte, em dia de gênio, Diego Tardelli fez relembrar os grandes artilheiros da história do Atlético, marcou três e deu muito trabalho a defesa santista. Na minha opinião, a melhor exibição dele com a camisa atleticana. Mostrando que a equipe tem um artilheiro, tem um homem-gol, deu tranquilidade a equipe em seu setor defesivo e de armação, pois sabiam que ali tinha um artilheiro em estado de graça.

Acredito que o Atlético foi o encaixe perfeito, do goleiro ao atacante, passando tranquilidade, luta, raça e sabendo que ali todos estavam envolvidos naquela decisão e por isso, o Galo venceu com todos os méritos.

Ja o Santos deixou o Atlético jogar acreditando que poderia definir o jogo como e quando quisesse, engano deles. O Atlético marcou e atacou, o Santos quis apenas atacar e esqueceu que um time tambem vence com bons defensores. É bem verdade que o peixe fez dois e leva uma boa chance de reverter o resultado na Vila Belmiro, mas não pode repetir a atuação que teve ontem, pois o Atlético está jogando um decisão e o Santos tambem precisa ter esse espírito.

Próximo jogo, na quarta feira, dia 5 de maio, na Vila Belmiro, em Santos.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

UMA DECISÃO IMPERDIVEL, ATLÉTICO-MG x SANTOS



Com ingredientes de uma verdadeira final de campeonato, o Atlético recebe o Santos hoje, no Mineirão, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Um jogo que mexe com as emoções não só das torcidas de Galo e Peixe, mas com todo Brasil, isso porque envolve o Atlético, um time em montagem e em franca ascenção na temporada e o Santos, que tem encantado o país com bom futebol dos chamados "meninos da Vila", Paulo Henrique Ganso, Andre e Robinho. Neymar não joga hoje.

Muitos tentam prever qual será o resultado da partida, ouvi de muitos torcedores uma goleada santista, assim como aconteceu durante a temporada no Paulistão e tambem, uma vitória atleticana para decidir na Vila Belmiro, na próxima quarta feira.

Mas, me abstenho de prever algum placar ou quem vai vencer, porque são duas equipes que tem por natureza atacar, ou melhor, defender-se atacando o adversário. Certamente pode-se acreditar que haverão muitos gols, principalmente dos bons atacantes que estarão em campo, Diego Tardelli e Muriqui pelo Galo, Robinho e André pelo Peixe.

Uma polêmica a mais é o duelo entre Vanderlei Luxemburgo x "meninos da Vila". Luxa, que treinou o Santos em 2009, chegou a deixar Neymar e Paulo Henrique Ganso na reserva santista. Luxemburgo tentou abafar essa história, porém é dificil não ligar um fato a outro, até porque um cheiro de revés fica na ar pela parte praiana.

Inegavel que os pontos fortes santistas é seu ataque, hoje com Robinho, Andre e ainda Paulo Henrique Ganso, que tambem marcou vários gols na temporada.
Pela parte atleticana, Diego Tardelli é a grande esperança de gols, com Muriqui e Fabiano, artilheiro atual do Galo no estadual 2010.

Mas, Vanderlei Luxemburgo quer este título da Copa do Brasil, seria uma mostra de que ele está dando a volta por cima. Desde 2004, sem ganhar um título de expressão, apenas Campeonato Paulista com Palmeiras e Santos, Luxa quer mostrar que ainda tem competencia de sobra para calar a boca de uns críticos que desmerecem seu trabalho.

A torcida do Galo, como é de se esperar, se fará presente ao Mineirão e em grande numero, mesmo com transmissão direta para BH. Aproveitando-se do embalo com a final do Campeonato Mineiro, o Atlético inflamou sua torcida, que irá lotar o Mineirão nesta semana, contra o Santos e Ipatinga. Certamente, a torcida atleticana espera um trinfo atleticano hoje, mesmo com toda dificuldade ao enfrentar com o time do Santos.

Grande jogo, que chamará a atenção de todo Brasil. as 21:50, horário global.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

UM GRANDE JOGO, DIGNO DE UMA DECISÃO

Foi assim o duelo entre Ipatinga e Atlético-MG, primeiro jogo válido pela decisão do Campeonato Mineiro 2010.

Começou muito bem, com as duas equipes indo ao ataque, mostando definitivamente que a briga pela título seria muito disputada.

O Ipatinga apostou, mais uma vez, em seus pontos fortes, as jogadas pela laterais com Luizinho e Marinho Donizete e na mobilidade de Danilo Dias no ataque.

Ja o Atlético trocava passes em seu meio campo, ja que Luxemburgo apostou em um meio campo mais lento, com Zé Luis, Correa, Fabiano e Ricardinho. Por isso, muitos lançamentos buscando a velocidade de Muriqui e Diego Tardelli foram executados.

O Ipatinga saiu na frente com Joabe e com justiça, por começar melhor o jogo e obrigar Aranha, que vem subindo de produção, a fazer duas excelentes defesas.

Ao Atlético restou não se render ao Ipatinga e com boa participação de Correa, o Galo chegou ao empate no penalti convertido por Diego Tardelli e sofrido por Correa.

A partir daí, o Atlético foi quem soube ser soberando, com jogadas de perigo, movimentações ofensivas que deixavam o sistema defensivo do Ipatinga muito confuso.

No segundo tempo, a tônica foi como terminou o primeiro tempo, com o Atlético marcando bem no ataque e levando o Ipatinga ao erro. E foi assim que Muriqui fez o segundo gol do Galo.

O Ipatinga tinha que sair, porque o Galo ja estava com uma boa vantagem para o segundo jogo, e Luizinho na cobrança de falta, empatou o jogo, deixando a partida indefinida.

Luxemburgo não mudou sua forma de jogar e o terceiro gol, marcado por Muriqui saiu por merecimento do Atlético, que não se intimidou e tampouco se abalou com as investidas do Ipatinga.

Vitória mais do que justa do Atlético, porque mostra que o Galo está em franca evolução, com Luxemburgo abrindo um leque de opções para escalar a equipe e os jogadores respondendo dentro de campo.

Ao Ipatinga só resta acreditar que tem chances de reverter a vantagem atleticana, pois mostrou ser um grande adversário para o alvinegro e tem jogadores que podem desequilibrar.

É esperar o próximo domingo e quem vencer, a taça estará em muito boas mãos.

domingo, 25 de abril de 2010

FINAL INEDITA, DECISÃO QUE PROMETE

A partir das 16 horas, começará a final do Campeonato Mineiro 2010 entre Ipatinga e Atlético-MG.

Decisão que promete bastante pelas atuações das duas equipes em seus ultimos jogos, principalmente do Ipatinga contra o Cruzeiro, na semifinal e, do Atlético contra o Sport Recife, na Copa do Brasil.

O time do Ipatinga não tem a mesma qualidade técnica que o Atlético, o Galo é superior no grupo de jogadores, comissão técnica e estrutura. porém, o Tigre do Vale do Aço tem entrado com uma equipe bem montada, bem armada, jogado o simples e sempre visando o jogo.

É fato que o Atlético se encontra em plena montagem da equipe, pois o treinador do Atlético, Vanderlei Luxemburgo, ainda não encontrou a formação exata para colocar em campo nos jogos. Ainda não sabe, realmente, com quem vai contar para o restante da temporada. Portanto, um ponto contra o Galo é essa indefinição.

O Ipatinga vem em uma nova ascenção, depois de um crescimento meteórico e um descenso na mesma velocidade, o Tigre volta a disputar uma decisão e vai ser um adversário muito forte, pelo bom time que tem, o envolvimento da cidade de Ipatinga e do Vale do Aço, no cenário mineiro e nacional.

Ao Atlético, tem a importancia de conquistar um título após três anos e a perspectiva de dias melhores para o restante da temporada, com a torcida contando com títulos importantes e novas taças para sala de troféus do Galo.

Pode-se esperar uma grande decisão, por ser uma final inédita, coloca um tempero a mais na decisão e a briga pelo título vai ser muito forte. Quem tem a ganhar com o isso é o torcedor mineiro.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O IMPÉRIO DO AMOR ENTROU EM RUINAS

Depois da empolgação do título brasileiro e toda festa criada pelos rubro-negros, parece que o "império do amor", comandado por Vágner Love, Adriano e outros egos inflacionados, está com seu alicerce em ruinas.

A começar pela campanha vexatória na Libertadores, classificando-se na dependência de outros resultados e a campanha no Campeonato Carioca, que sequer ganhou um dos dois turnos e deixou o título cair no Engenhão, com o Botafogo.

Nos bastidores, os problemas extra-campo tambem contribuiram para abalar o time flamenguista, a começar pelas acusações contra Vagner Love e Adriano, por andarem com traficantes em favelas do Rio de Janeiro.

Os problemas particulares de Adriano com sua ex-noiva, tambem foram noticias que superaram o rubro-negro dentro de campo.

A instabilidade de Adriano dentro e fora das quatro linhas, onde o atacante não conseguiu repetir as atuações que o consagraram no brasileirão 2009, chegando até a ser vaiado em alguns jogos.

O império, que mais parece uma "quadrilha do amor", teve seu auge com as demissões de Andrade, técnico e dois diretores: Marcos Braz e Eduardo Manhães.

Infelizmente, o Flamengo virou um conjunto de egos inflamados e de interesses pessoais. Faltam a esses jogadores um pouco mais de respeito a camisa gloriosa do Flamengo e a torcida, que é a maior do Brasil.

Um técnico disciplinador talvez possa resolver os problemas na Gávea, mas ainda ha muito o que se fazer pelas bandas rubro-negras para que, o "império" ou "quadrilha do amor" não desmorone de uma vez só.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

COM INTELIGENCIA, ATLÉTICO PASSA PELO SPORT

aNa Ilha do Retiro, o Atlético fez-se valer da vantagem e classificou-se para as quartas de final da Copa do Brasil, eliminando o Sport Recife.

O Jogo começou como previsto, Sport atacando de todos os lados, porém, de forma desorganizada, valorizando a posse de bola e sem levar tanto perigo.

O Atlético jogou com o regulamento em baixo do braço e muita calma, somada a inteligencia, trancado em sua defesa, trocando passes curtos e sem fazer muito esforço.

Enquanto o Galo se fechou na defesa, o Sport se esqueceu de seu sistema defensivo e permitiu contrataques fulminantes do Atlético, foram apenas dois, os mesmos que resultaram em gols, primeiro de Muriqui e outro de Diego Tardelli.

No segundo tempo, bateu o desespero no rubro negro, que atacava ainda mais desorganizadamente e sem levar perigo ao gol do Atlético.

O Atlético, não mudou seu jeito de jogar. Cadenciando a bola, trocando passes curtos e tentando chegar ao gol.

O Galo poderia ter ampliado o marcador, finalizando com muita displicência. Nessa, o Atlético pecou.

Merecidíssima classificação do Atlético, fazendo uma excelente exibição, nos dois jogos e, principalmente, em Recife, não se omitiu, não se intimidou em nenhum momento frente ao Sport e sua torcida, merecendo a vitória com todos os méritos.

Um ponto que queria tocar é o gramado do estádio Ilha do Retiro. Não precisa ir ao campo, apenas assistindo pela TV, percebe-se nitidamente o descaso com o gramado deste estádio. A bola não rola, ela "kika" na grama, chega defeituosa aos pés do jogador, os buracos e os desníveis são visiveis.

Por isso, se a diretoria do Sport Clube do Recife prentende montar um time? ótimo, faz muito bem. Mas, nenhum time do mundo consegue praticar um bom futebol em um péssimo gramado.
E a Ilha do Retiro deixa muito a desejar neste quesito.

O Atlético enfrenta o Santos na quartas de final, primeiro jogo em Belo Horizonte, o segundo, na Vila Belmiro.

SPORT X ATLÉTICO - PACIENCIA E INTELIGENCIA

Hoje, no estádio da Ilha do Retiro, em Recife, teremos um bom jogo. É a Copa do Brasil entrando em cena com Sport Recife x Atlético-MG.

Será um jogo de vários ingredientes, a começar pela torcida do rubro negro pernambucano que, certamente, se fará presente em grande numero para empurrar o Sport em cima do Galo.

O Sport terá apenas um objetivo: atacar, atacar e atacar. A vantagem do Atlético é pequena, porém, o Leão da Ilha terá que fazer 2 x 0 em cima do Atlético e não levar gols. Ou seja, atacar, mas atacar com inteligencia e sem deixar aberta a defesa, pois ai será um prato cheio para Diego Tardelli e Muriqui.

Givanildo Oliveira, um treinador inteligente, irá jogar empolgado com a boa campanha no Campeonato Pernambucano, jogando com o que tem de melhor em seu elenco e empurrado pela torcida durante os 90 minutos.

Ao Atlético, cabe jogar com muita paciencia e inteligencia, em numero dobrado ao Sport Recife, porque vai segurar uma equipe louca e sedenta por marcar gols, uma torcida que não vai dar espaços e vai marcar igual zagueiro grosso. Por isso, o time de Vanderlei Luxemburgo vai ter que mostrar frieza com a bola nos pés e inteligencia somada a paciencia quando estiver sem ela.

Um prato cheio para o torcedor que gosta de futebol, além de Sport x Atlético, que jogam hoje as 21:50, horário global. Bom jogo a todos!

domingo, 18 de abril de 2010

CRUZEIRO E IPATINGA, UM PRATO CHEIO DE EMOÇÕES - PARTE 2

A arbitragem merecia um capítulo a parte nesse clássico. Foram erros inacreditaveis e que provaram o despreparo da arbitragem mineira em jogos decisivos.

Nunca, em sã consciencia, um árbitro, que leva em sua camisa o brasão da maior entidade do futebol mundial, a FIFA, poderia cometer erros tão brutais em apenas uma partida.

Ricardo Marques Ribeiro, foi o grande nome do jogo, anulando somente no primeiro tempo, um gol legal de Alessandro, do Ipatinga, quando o atacante se encontrava habilitado para finalizar o lance. E ainda, deixou de marcar dois pênaltis, um deles, que resultaria em uma expulsão do goleiro do Cruzeiro, Fábio.

Confesso que fiquei surpreso e desacreditado com o que vi pela televisão, eram lances teóricamente fáceis e que arbitro algum erraria.

Mas, ficou nítido e claro que não adianta pedir créditos as equipes que disputam o Campeonato Mineiro, sendo que a arbitragem mineira comete erros infantis e que acabam decidindo partidas, despertando a ira das diretorias dos clubes e das torcidas.

Infelizmente, a decisão em Minas tem que ser conduzida por um árbitro de fora do estado, pois créditos e pedidos de desculpas ja foram muitos e o desgaste em relação aos homens que conduzem os jogos e tambem a entidade maior do futebol em Minas Gerais, ja chegou no limite máximo.

Não poderia passar despercebido, a arrogancia do treinador do Cruzeiro, visivelmente irritado com a atuação do time celeste dentro de campo.

Descontando e partindo para cima dos jornalistas que, unicamente estavam ali para tomar depoimento do treinador celeste.

Adilson demonstrou total falta de respeito aos jornalistas e ao torcedor celeste, que esperava de seu treinador, uma palavra sensata e a explicação para um time completamente desorganizado e sem padrão técnico e tático algum.

Que ele desse a "mão a palmatória" e admitisse os erros que cometeu durante o jogo, mas a arrogancia e a falta de respeito falaram mais alto.

A justificativa que o treinador celeste colocou para a derrota foi que a equipe sentiu o cansaço do jogo em Santiago do Chile, contra o Colo Colo. Sinceramente, essa justificativa para mim ja não tem mais fundamento.

Sem querer desmerecer o trabalho dos jogadores e de seu treinador, mas gostaria de ver estes jogadores que vestiram a camisa do Cruzeiro durante o jogo, acordarem todo dia cedo, pegar ônibus lotados, trabalhar um dia todo, de segunda a sábado e ainda tirar 25, 30 reais de um salário mínimo para assistir uma decepção como foi o jogo de hoje.

Não quero colocar em dúvida a capacidade dele como treinador de futebol, pois ser técnico de um time da grandeza do Cruzeiro por três temporadas seguidas, ainda mais em um futebol que, claramente, vive de resultados, Adilson ja mostrou competencia de sobra, mas tambem despreparo ao falar com os reporteres.

Vida que segue e o Cruzeiro ainda tem a Libertadores.

GALO SE CLASSIFICA E DISPUTA MAIS UMA FINAL

Jogando claramente com o regulamento embaixo do braço, o Atlético, do técnico Vanderlei Luxemburgo, empatou sem gols contra o Democrata-GV por 0 x 0 e chegou a mais uma final de Campeonato Mineiro.

Entrando no ataque, o Atlético rapidamente tomou conta do jogo, levando perigo com duas bolas na trave, uma de Correa e outra de Diego Tardelli.

O Democrata, muito tentava, buscava, mas não passava pela defesa bem armada do Atlético, com três zagueiros, Benitez, Werley e Jairo Campos.

Muitos ficaram surpresos com essa formação, achando que o Atlético entraria com a formação que vencera o Sport, na quarta feira pela Copa do Brasil.

O Atlético criava oportunidades, mas a bola não entrava, em sua maioria por deficiência dos atacantes.

Diego Tardelli, inexplicavelmente jogou de cabeça quente, a cada chance desperdiçada, perdia o controle da partida. O jogador mais clarividente da equipe e ainda, ídolo do torcedor, não pode jogar assim, tem que demonstrar mais tranquilidade.

Ao final do jogo, o resultado dividia o torcedor, alguns vaiavam por conta do empate sem gols, outros vibravam com a classificação.

A verdade é que ninguém vai para o estádio para ver a equipe jogando pelo empate ou com o regulamento na ponta das chuteiras. Torcedor quer ver gols e vitórias e nessa, o Atlético ficou devendo e muito.

Na final, precisa mostrar mais seriedade e mais objetividade, se quiser ficar com a taça de campeão de Minas.

sábado, 17 de abril de 2010

FIM DE SEMANA DE DEFINIÇÕES

Sábado e domingo de definições no Campeonato Mineiro 2010. Democrata e Atlético vão duelar por uma das vagas nas finais, embora o jogo seja no Mineirão e mando de campo seja da pantera, certamente que o Mineirão recebá um publico todo ele atleticano.

Luxemburgo, vai querer segurar o Democrata pantera, pois o time de Governador Valadares precisa vencer para levar a vaga.

O Democrata, do bom técnico Moacir Junior, vai precisar jogar muita bola, embora o Atlético seja ainda um time que tem muitas deficiencias, o Galo é melhor que o Democrata, do goleiro até o banco de reservas.

Não é impossivel derrotar o Atlético no Mineirão, mas correr atrás de uma vantagem contra, torna a missão mais dificil ainda.

Tenho uma leve impressão que a cabeça do Atlético está na Ilha do Retiro. Embora a missão deste sábado seja dificil, mas a Copa do Brasil é o objetivo do Atlético e do técnico Vanderlei Luxemburgo.

O jogo hoje é as 18:30, bom jogo a todos.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

GALO VENCE E JOGA EM RECIFE POR UM EMPATE

O Atlético venceu o Sport Recife, no Mineirão, por 1 x 0 e agora joga com a vantagem do empate, semana que vem, em Recife.

Assim como esperado, o Atlético criou inumeras chances, algumas delas, claríssimas, logo se vê que a falta de um centroavante é sentida.

O Sport, do bom Givanildo Oliveira, chegou apenas nas investidas de Eduardo Ramos e Ciro, mas pouco fez dentro da partida.

Luxemburgo, tirou Renan Oliveira, sem intenção de queima-lo, mas a verdade é que o garoto não estava jogando absolutamente nada e colocou Marques, que abriu uma nova opção de jogo no ataque do Atlético e se tornou uma preocupação a mais para a defesa pernanbucana.

Marques não repetiu o futebol dos velhos tempos, seria pedir muito a ele, mas teve uma movimentação muito importante do jogo, atraindo a marcação e espaço para os demais jogadores ofensivos do Galo.

E muito se vê o Diego Tardelli indo voltar para buscar jogo, função que ele não precisa fazer, ja que o Atlético possui dois jogadores para criar oportunidades de gol, Renan Oliveira e Junior. E quando aparece no ataque, Tardelli não vem apresentando o mesmo faro de gol.

Continua sendo importante no time, mas excendo duas funções sendo que, uma delas, não é necessário. Mais fácil ele ficar próximo ao gol que ele poderá render mais.

Na falta de um centroavante, Fabiano, que vive um momento unico em sua carreira, na pequena área, fez de cabeça após cruzamento de Junior.

Junior, outro jogador que fez uma grande partida, com bons passes, inteligencia na criação de jogadas e claro, o belíssimo cruzamento para o gol de Fabiano.

A defesa do Atlético, criticada pelas ultimas atuações, ate mesmo por mim, ontem passou muita segurança e fez um partida impecavel. Werley e Jairo Campos jogaram muito.

E nunca é demais ressaltar, se o Atlético for para Recife com intenção de jogar pelo empate, vai sair da Ilha do Retiro com uma goleada nas costas.

A verdade é que agora, o Atlético se volta para o Campeonato Mineiro. Tem a vaga para as finais para decidir tambem no Mineirão, contra o Democrata-GV.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A TAÇA DAS BOLINHAS É DO SÃO PAULO

Depois de uma pesquisa realizada pela CBF, foi decretado que o São Paulo é o primeiro pentacampeão brasileiro, depois de ter ganho os campeonatos de 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008.

Como o título da Copa União, nome dado ao brasileiro de 1987, ficou entre Flamengo, campeão do módulo verde (1ª divisão) e o Sport, campeão do módulo amarelo (2ª divisão), ambos teriam que se confrontar para saber quem seria, de fato, o campeão daquele campeonato, como mostrara o regulamento daquele ano. Mas, o Flamengo se recusou a enfrentar o rubro-negro pernambucano e a CBF decretou o Sport como campeão brasileiro de 1987.

Como se instaurou uma polêmica para saber quem era, de fato, o primeiro penta campeão brasileiro, a CBF decidiu pesquisar e, ao final de toda a confusão, o presidente flamenguista da CBF, Ricardo Teixeira, decretou que o São Paulo é o legitimo primeiro penta campeão brasileiro e o Sport ficando de vez com o título da Copa União de 1987.

Sinceramente, se o bom senso prevalecesse, o Flamengo é o campeão de 1987, porque ganhou a primeira divisão e o Sport, continua como campeão, mas da segunda divisão.

O problema todo é o regulamento daquela Copa União, que pedia ao campeão e vice do módulo verde e amarelo se enfrentarem entre si, todas as equipes assinaram, concordaram com a forma de disputa e ao final, Flamengo e Internacional se recusarem a cumprir o regulamento, por isso que essa polêmica toda tomou proporções gigantes e precisou de 23 anos para se confirmar, de fato, quem era o campeão brasileiro de 1987.

E tambem, independente da decisão tomada pela CBF, o torcedor do Flamengo vai se auto-intitular campeão da Copa União 1987 e primeiro penta campeão.
A vontade do torcedor ninguem muda, porém, a decisão oficial nomeia o tricolor do Morumbi como primeiro penta campeão brasileiro.

COPA DO BRASIL É A MISSÃO DO GALO HOJE

Depois de uma movimentada fase final do Campeonato Mineiro, o Atlético passa a voltar seus olhos para Copa do Brasil. Hoje, o dificil adversário é o Sport Recife, jogo de ida.

O time do técnico Givanildo Oliveira, por sinal, excelente treinador, vem pra cá na condição de franco atirador.
O Givanildo sabe bem das deficiencias defesivas do Atlético, principalmente no ultimos jogos, em que a equipe levou 6 gols em três jogos, numero excessivo.

Confia bastante em Eduardo Ramos e em Ciro, grata revelação do rubro-negro pernambucano, que tem muito futebol e ainda pode levar sérios perigos ao Galo no jogo de hoje. É bom o Atlético tomar cuidado, porque o Leão da Ilha não costuma dar mole para o Galo.

Luxemburgo ja deixou bem claro, o importante é não levar gols e é verdade.
O Atlético joga com duas preocupações, fazer muitos gols e levar uma vantagem consideravel até Recife e não sofrer gols, o que daria ao rubro-negro uma certa chance no caso de uma derrota por um ou dois gols de diferença.

Infelizmente, ainda não se pode ter certeza de um trinfo atleticano, primeiro, porque o Galo ainda não inspira grande confiança ao seu torcedor devido as suas deficiencias que são muito claras. E tambem porque o Sport é um adversário muito dificil de ser batido.

O jogo hoje é as 21:50, horário horroroso da televisão.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

DECISAO FICA PARA O MINEIRÃO

Cruzeiro não passou de um 0 x 0 contra o Ipatinga, no Vale do Aço.

Talvez o time estrelado merecesse uma sorte melhor no jogo, apenas pelo que fez no segundo tempo. No primeiro tempo, poucos lances para empolgar o torcedor.

O Ipatinga tentava atacar, mas Francismar e Reina não repetiram suas melhores atuações pelo tigre de Ipatinga e ficaram devendo.

Melhor em campo disparado foi Douglas, goleiro do Ipatinga. Pegou tudo e mais um pouco, evitou que o Ipatinga saisse do jogo com um resultado desfavoravel, pelas inumeras criadas pelas equipe do Cruzeiro no segundo tempo.

Os desfalques fizeram falta ao Ipatinga, como Amilton e Jaja, duas boas opções para jogar com Alessandro, que foi um batalhador solitário no setor ofensivo do Ipatinga.

Tambem, o que se esperava das duas equipes, foi a mesma raça e a mesma empolgação mostrada nas quartas de final do Campeonato Mineiro. Nem de longe, Ipatinga e Cruzeiro repetiram suas atuações contra Tupi e Uberaba, respectavamente.

Vamos esperar mais emoções na decisão neste domingo. até porque, Ipatinga precisa vencer e o Cruzeiro precisá jogar para segurar o Tigre.

domingo, 11 de abril de 2010

GALO VENCE E TEM A VANTAGEM

O Atlético vence o Democrata-GV por 2 x 1 e tem a vantagem do empate para o segundo jogo, no Mineirão.

O Galo entrou em campo aproveitando os contrataques rápidos e a posse de bola. dessa forma, o Atlético dominou a pantera e conseguiu marcar dois gols, com Tardelli e Renan Oliveira.

Renan Oliveira, que vem crescendo de produção e o golaço do garoto mostra que o trabalho com Luxemburgo tem sido bem feito e dado resultado.

Tambem perdeu a chance fazer mais gols, pelo menos encerrar o primeiro tempo com quatro ou cinco gols, que seria, praticamente, um classificação conquistada no primeiro jogo.

No segundo tempo, assim como na partida com o América, estranhamente, o Atlético baixou o ritmo e permitiu que o Democrata fosse ao ataque e mantivesse maior posse de bola.

O que para mim seria muito perigoso, porque assim o Galo demonstra fragilidade perante ao adversário e permite que ele venha para cima do Atlético, com possibilidades de uma reação.

O Democrata, ainda achou um gol no segundo tempo com Wanderson. E a pantera, tambem administrou o placar, não pressionou de forma mais incisiva, buscando o empate, como se estivesse gostando do resultado e confiante que pode reverter na segunda partida.

O resultado ficou de bom tamanho, a vitória não deixa de ser justa, pelo o que Atlético jogou no primeiro tempo e, o Democrata vai ter que correr muito no segundo jogo, no Mineirão, no próximo domingo.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

SALDO POSITIVO DAS QUARTAS DE FINAL

Ao final dessa fase de quartas de final do Campeonato Mineiro 2010, a impressão que fica é a melhor possivel.

Em um campeonato cheio de irregularidades na primeira fase, o inicio do mata-mata foi além das expectativas.

Cruzeiro apenas confirmou seu favoritismo e superioridade ao bater o Uberaba, mesmo o zebu tendo mostrado força em BH, mas na hora de definir no Uberabão, a raposa mostrou que é melhor.

Atlético e America fizeram o melhor duelo, ambos os times se entregaram, embora deixassem bem claro vários defeitos defensivos, por isso o numero excessivo de gols nos dois jogos. dez, cinco para cada lado, mas o Atlético soube fazer uso de sua vantagem dos empates conquistada na primeira fase.
Porém, se o America tivesse classificado, tambem seria justo, mas o Atlético foi melhor durante o campeonato e mereceu.

Tupi e Ipatinga foi outro grande confronto, Tupi foi uma grande oponente ao Ipatinga, encarando de igual para igual, sem se importar coma força do tigre do vale do aço, mas o Ipatinga soube ser mais forte nos lances capitais, jogar com mais inteligência, aproveitar as chances e, com um pouco de sorte, tirar daí sua classificação. Mas, se o Tupi tivesse classificado, tambem estaria de ótimo tamanho.

Democrata e Villa Nova não despertou tanto a atenção do torcedor, porque a pantera conseguiu esticar sua vantagem, que ja era de dois empates, para poder perder por até dois gols de diferença. E o Villa, que ja não era melhor que o Democrata, praticamente perdeu a classificação em Nova Lima. Em Governador Valadares, a pantera apenas administrou o resultado e ficou com a vaga para as semifinais.

Mas, é necessário ressaltar a grande reação do Villa Nova durante o campeonato, começou com muitos problemas, desde a direção até a montagem do time, demitiu treinador e contratou o Flávio Lopes, que deu uma arrumada na equipe e conseguiu, de maneira brilhante, tirar um time que muitos apontavam como sério candidato ao rebaixamento para o módulo 2, fazer um time competitivo e levando a classificação. Grande trabalho do Flávio e que deve continuar.

Vamos esperar por uma grande semifinal, as quatro melhores equipes e dois confrontos de tirar o folego!

Vamos torcer!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

ATLÉTICO E CRUZEIRO NAS SEMIFINAIS

Uma quarta feira de emoções, de preferencia em Ipatinga, com Atlético x America. Em Uberaba, o Cruzeiro eliminou o zebu sem nenhuma dificuldade, 3 x 0.

Em Ipatinga, Atlético x America praticamente repetiram aquilo que foi visto em Belo Horizonte, no domingo.

As duas equipes atacaram bastante, principalmente o America, que criou as oportunidades mais claras de gol do primeiro tempo. Mas, o coelho não traduziu as oportunidades criadas em gol.

O Atlético muito pouco incomodou ao America, mesmo assim, tentava ir ao ataque, mas errava no ultimo passe.

No segundo tempo, foi a hora em que os gols apareceram, primeiro com Zé Luis, depois Carlos Alberto. O America conseguiu descontar com Joãozinho e Danilo, ja no fim do jogo.

Mesmo o America tendo jogado tudo o que sabe, provando ter qualidades e ainda várias defeitos, o Atlético mereceu a classificação, não porque jogou melhor, mas porque soube ser decisivo nos momentos em que foi exigido e, claro, soube aproveitar da vantagem conquistada na primeira fase.

O Atlético deverá pegar o Democrata-GV, ja que o Villa não soube fazer a parte dele jogando dentro de casa e a vantagem da pantera é muito grande. Por isso, o Galo vai ter que jogar muito mais para passar pelo bom Democrata.

O Cruzeiro soube se aproveitar de sua qualidade individual, venceu por 3 x 0 e passou a próxima fase. Não jogou um grande futebol, mas o suficiente para dobrar o zebu e conseguir a classificação.

O Uberaba muito tentou, mas não conseguiu chegar ao gol do Cruzeiro, tambem, o técnico Marcos Birigui investiu em jogar com apenas um atacante, sendo que tinha o bom André Nascimento em condições de jogo.

A verdade é que o Cruzeiro vai precisar jogar muito mais, se quiser chegar as finais do estadual 2010. Vai pegar adversários bem mais qualificados, como Ipatinga ou Tupi.

A arbitragem, mais uma vez, está presente na boca dos homens fortes do nosso futebol. Marcus Salum, corretíssimo, irá reclamar da péssima atuação de Renato Cardoso Conceição. Apitou muito mal, tanto em lances em favor do America e tambem, do Atlético. Depois não querem que a arbitragem mineira não caia em descrença.

É esperar por esse fim de semana, muitas emoções!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

DIA DE DECISÃO EM MINAS

Uma quarta feira com fortes emoções, como há um bom tempo não se via. as 19:30 temos Atlético x America e, mais tarde, Uberaba x Cruzeiro as 21:50, horário global.

Antes de mais nada, não adianta tentar prever o resultado de ambas as partidas. seria querer adiantar o que nem os deuses do futebol possam imaginar.

Isso porque as primeiras partidas, tanto de America x Atlético e Cruzeiro x Uberaba, deixaram bem claro que os francos atiradores, America e Uberaba, não estão facilitando as coisas para Atlético e Cruzeiro.

A parte boa desse dois jogos é que, teóricamente, o favoritismo de Galo e Raposa, praticamente se tornam inexistentes dentro das quatro linhas.

O Uberaba fez um excelente jogo contra o Cruzeiro, chegando a estar a frente no placar por duas oportunidades, mas cedeu o empate. o América chegou a abrir 2 x 0, mas pecou por falhas na defesa e permitiu a reação alvinegra. ainda sim, o jogo terminou empatado.

Nos aspectos individuais, jogador por jogador, Atlético e Cruzeiro se sobressaem frente ao America e Uberaba mas, certamente, dentro de campo, não fará grande diferença, a não ser em lances capitais das partidas.

Antes do apito incial, Atlético e Cruzeiro estão classificados para as semifinais, mas ao final dos 90 minutos as histórias poderão ser muito diferentes.

É esperar para ver.

domingo, 4 de abril de 2010

CHUVA EM BH E CHUVA DE GOLS NO MINEIRÃO

Com muita chuva e muitos gols, America e Atlético protagonizaram um classico emocionante no primeiro jogo das quartas de finais do Campeonato Mineiro 2010.

Com um inicio de jogo bem melhor, o America marcava muito bem, se aproveitava das descidas de Danilo, pela direita e Rodrigo, pela esquerda, dois bons alas do coelho e que apareceram demais na partida, principalmente no primeiro tempo.

Com rapidez e velocidade, o America chegou a fazer 2 x 0, com Laécio e Danilo. Fabiano, o genro de Luxemburgo, começou sua chuva de gols chutando de fora da área e a bola morrendo no ângulo.

O Atlético melhorou sua marcação, passou a imprimir seu jogo e o Galo passou a dominar a partida, Fabiano marcou o segundo gol depois de boa jogada entre Muriqui e Renan Oliveira.

Antes do final do primeiro tempo, Fabiano, de cabeça, virou o jogo, premiando o bom futebol jogado pelo Atlético após os 20 minutos iniciais.

No segundo tempo, claramente, o Atlético entrou para segurar o America e tentar em uma jogada ampliar o marcador.

O certo seria o Atlético tentar ampliar o marcador, para ter maior vantagem na quarta feira, em Ipatinga, mas os gols alvinegros não apareceram e as jogadas mais ofensivas apareceram após ter levado o gol de empate

O America, por sua vez, tentava pressionar, mas as jogadas não apareciam como pretendido.

Em um gol de falta, talvez a unica oportunidade clara de gol do coelho, Rodrigo marcou o gol de empate.

O empate acabou ficando de bom tamanho, pelo bom futebol do Atlético e pela raça e a vontade do America.

Alguns vão culpar a chuva por talvez o jogo não ter sido satisfatório, mas a chuva prejudicou aos dois, que jogam com a bola no chão, principalmente o Atlético que tem jogadores que conduzem bastante a bola.

Como sempre, a arbitragem será motivo de acusações, alguns lances serão motivo de discussão, mas o árbitro Joel Tolentino da Mata e seus bandeirinhas não foram capitais e nenhum momento do jogo.

O Galo ainda tem a vantagem, mas o America tem totais condições de conseguir uma vitória e se classificar.

sábado, 3 de abril de 2010

A DECISÃO FICA PARA UBERABA

No Mineirão, o Cruzeiro joga mal e deixa escapar a chance de ampliar a vantagem sobre o Uberaba, empate por 2 x 2.

O Cruzeiro, como era de se esperar, teve maior posse de bola, mas não conseguiu converter esse domínio em gols.

Muitos erros de passe, erros de finalização, não era sombra do Cruzeiro que jogou contra o Velez, na ultima quarta feira.

Com isso, o Uberaba, conseguiu imprimir seu jogo, jogando nos contrataques, aproveitando os erros do Cruzeiro, o Uberaba fez o primeiro gol, de falta, com Thiago Marin, na minha opinião, o melhor em campo, depois do goleiro Fernando, tambem do zebu.

O meio de campo do Cruzeiro, ponto forte da equipe celeste, continuava errando muito, e foi em um penalti que o Cruzeiro empatou o jogo, com o gladiador Kleber.

No segundo tempo, o Cruzeiro acordou para o jogo, mas mesmo assim, não jogava, tanto que sofreu o segundo gol, com Douglas, outra boa figura do Uberaba em campo.

Só assim, o Cruzeiro acordou de verdade, passou a pressionar o Uberaba para seu campo de defesa e conseguiu o empate com Leonardo Silva.

O empate ficou de bom tamanho, mas uma vitória do Uberaba tambem ficaria de bom agrado, pelo futebol do Uberaba no Mineirão, imprimindo seu jogo, encarando o Cruzeiro com inteligencia e aproveitando as chances que teve.

A definição fica para Uberaba, na próxima quarta feira.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

GALO GOLEIA E SE CLASSIFICA

Para deixar o feriado prolongado dos atleticanos mais feliz e tranquilo, o Atlético venceu de goleada a Chapecoense-SC, por 6 x 0 e seguiu a fase de oitavas de final da Copa do Brasil, para enfrentar o Sport.

Logo de cara, uma baixa no Galo, Obina sofreu uma entrada criminosa, passiva de expulsão, deixou o campo e, certamente, desfalca o Galo na próximas partidas contra o America, pelo Campeonato Mineiro.

Partindo disso, Luxemburgo colocou Muriqui, mal sabia ele que o jogador seria peça decisiva do time em campo.

Como era de se esparar, o time catarinese jogou na defesa, apenas esperando pelos contrataques, o que dificilmente aconteceu.

Para levar a falência o sogrão, Fabiano fez o primeiro, em jogada de Renan Oliveira e assistência de Muriqui.

No segundo tempo, o Atlético, sentindo que era a hora entrar para definir, veio pra cima, martelando a equipe da Chapecoense. Jogando simples e em busca da vitória, os gols sairam com facilidade, Diego Tardelli cobrando penalti sofrido por Muriqui, Junior, que mais uma vez, mostrou um bom futebol. Fabiano, para esvaziar o cofre do sogrão, Renan Oliveira, que tambem fez boa partida e Diego Tardelli fechando o jogo, claro, tendo que dar créditos a Muriqui que ganhou a jogada na raça e na persistencia.

O Atlético transformou um jogo que era dificil, pela desvantagem e postura defensiva do adversario, em um jogo fácil, pela tranquilidade e a objetividade.

O Galo pega o Leão da Ilha, o Sport Recife, pelas oitavas de final, primeiro em BH e depois em Recife.

E muitos torcedores, ja esperam pelo Santos, em um possivel confronto pelas quartas de final. sem querer ser estraga prazer da torcida, mas é melhor preocupar primeiro com o Sport, porque é uma equipe chata, principalmente dentro de seus domínios e, certamente, vai ser páreo duro para o Atlético.

Então, vamos por vez, uma de cada vez, primeiro Sport, depois, quem sabe, o Santos.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

CRUZEIRO JOGA MUITO E VENCE O VELEZ

Com um futebol ofensivo e muito bem jogado, o Cruzeiro não tomou conhecimento dos argentinos do Velez Sarsfield e está à um empate da classificação para próxima fase.

Desde o início, o Cruzeiro impôs seu futebol, com toques rápidos e muita agilidade, o time azul chegava com facilidade ao gol argentino e aos poucos, o gol ia amadurecendo.

Thiago Ribeiro, em uma jogada de craque, marcou o primeiro gol, que deu mais tranquilidade ao Cruzeiro para seguir na partida.

O Velez, diferente do que se esperava, não oferecia nenhum perigo ao gol de Fábio, vamos creditar tambem o sistema defensivo do Cruzeiro, que fez uma excelente partida.

No segundo tempo, a tônica do jogo foi a mesma, Cruzeiro atacando e o Velez impotente durante o jogo. Kleber marcando mais dois gols, em passes do melhor em campo, Thiago Ribeiro.

Aos poucos, Kleber e Thiago Ribeiro vão se firmando como a dupla titular do ataque cruzeirense, uma movimentação excelente e tambem, ambos sabem jogar dentro e fora da área, o que é muito bom para o Cruzeiro

Sempre elogiei e, cada vez mais, tenho certeza que Thiago Ribeiro é mais jogador que Wellington Paulista, claro, Wellington tambem tem suas qualidades, mas acho Thiago mais completo que o Wellington Paulista.

Kleber, se tornando um jogador essencial ao time do Cruzeiro, além dos gols, tem sido um ponto forte do Cruzeiro, a movimentação, a garra e a raça, é tudo que a torcida celeste queria ver do gladiador.

O Cruzeiro conseguiu passar tranquilidade em relação ao seu grupo na Libertadores, onde todos se mostravam temerosos com Velez e Colo-Colo, o time azul ganhou dentro de campo essa classificação, mostrando um bom futebol, exceto no primeiro jogo, mas passando confiança a torcida do Cruzeiro para os jogos na próxima fase. Só o "sobrenatural de Almeida" pode tirar a classificação celeste.