Depois de uma pesquisa realizada pela CBF, foi decretado que o São Paulo é o primeiro pentacampeão brasileiro, depois de ter ganho os campeonatos de 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008.
Como o título da Copa União, nome dado ao brasileiro de 1987, ficou entre Flamengo, campeão do módulo verde (1ª divisão) e o Sport, campeão do módulo amarelo (2ª divisão), ambos teriam que se confrontar para saber quem seria, de fato, o campeão daquele campeonato, como mostrara o regulamento daquele ano. Mas, o Flamengo se recusou a enfrentar o rubro-negro pernambucano e a CBF decretou o Sport como campeão brasileiro de 1987.
Como se instaurou uma polêmica para saber quem era, de fato, o primeiro penta campeão brasileiro, a CBF decidiu pesquisar e, ao final de toda a confusão, o presidente flamenguista da CBF, Ricardo Teixeira, decretou que o São Paulo é o legitimo primeiro penta campeão brasileiro e o Sport ficando de vez com o título da Copa União de 1987.
Sinceramente, se o bom senso prevalecesse, o Flamengo é o campeão de 1987, porque ganhou a primeira divisão e o Sport, continua como campeão, mas da segunda divisão.
O problema todo é o regulamento daquela Copa União, que pedia ao campeão e vice do módulo verde e amarelo se enfrentarem entre si, todas as equipes assinaram, concordaram com a forma de disputa e ao final, Flamengo e Internacional se recusarem a cumprir o regulamento, por isso que essa polêmica toda tomou proporções gigantes e precisou de 23 anos para se confirmar, de fato, quem era o campeão brasileiro de 1987.
E tambem, independente da decisão tomada pela CBF, o torcedor do Flamengo vai se auto-intitular campeão da Copa União 1987 e primeiro penta campeão.
A vontade do torcedor ninguem muda, porém, a decisão oficial nomeia o tricolor do Morumbi como primeiro penta campeão brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário