quarta-feira, 23 de novembro de 2011

POR FAVOR, OLHEM PELO FUTEBOL DO INTERIOR DE MG

Não é preciso ser algum amante do futebol para saber que o futebol está ficando elitizado. Graças ao monopólio da Rede Globo sobre o futebol mineiro, os ricos cada vez recebem mais e os pobres recebem menos e convivem com ostracismo nas ultimas posições dos campeonato nacionais.

Contudo, entra ano e sai ano, o futebol do interior de Minas Gerais sempre fica equalizado ao futebol amador do estado. Se bobear, até o futebol amador de Minas Gerais é mais organizado que o futebol profissional.

A escassez de vagas para disputas de campeonatos nacionais, limitam os times do interior a disputar até metade da temporada, dispensando jogadores e reformulando a comissão técnica para a próxima temporada.

As grandes empresas não investem em nossos times, que não tem força financeira para desempenhar um bom papel nos campeonatos que disputam ao longo do ano ou apenas um, o estadual.

Com o título brasileiro da Serie D conquistado pelo Tupi de Juiz de Fora, abre-se mais uma brecha para que o futebol do interior mineiro seja olhado com maior carinho por todos.

Procurar estruturar os clubes financeiramente pode ser o começo de uma longa batalha, a começar pela busca de empresas capazes de investir nos clubes. Uma busca que pode soar como interminável pelo tempo que deverá ser gasto, mas que fará uma diferença muito grande para o crescimento do futebol mineiro.

Ano após ano, sobrevivendo com liminares na justiça, os estádios de futebol em Minas são o retrato mais fiel da crise estrutural do futebol no estado.

Utilizando o Tupi como exemplo, pode-se investir no futebol do interior e esperar boas alternativas, desde que a Federação Mineira de Futebol também dê sua contribuição aos clubes, não os deixando cair no ostracismo e limitar todos eles a uma curta temporada.

Pode fazer bem ao futebol mineiro e também fazer bem aos municípios, torcendo para seus times locais e o crescimento das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário