segunda-feira, 28 de novembro de 2011

TERMINOU A SEGUNDONA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

A segunda divisão do Campeonato Brasileiro 2011 terminou antes da primeirona. A Portuguesa terminou como a grande campeã e o grande time do campeonato, como o time que mais pontuou, 81 pontos, melhor ataque, 82 gols, melhor defesa, 38 gols, maior número de vitórias, 23, menor número de derrotas, 3 e o melhor aproveitamento com 71.1%.

Uma campanha irreparável da Portuguesa, que depois de anos vivendo como coadjuvante nas costas dos grandes paulistas, agora pode soltar o grito de campeão preso na garganta desde 1973.

As outras três vagas de acesso a primeira divisão ficaram com o Nautico, Ponte Preta e Sport Recife, que levou a ultima vaga na ultima partida contra o ja rebaixado Vila Nova-GO.

O Boa Esporte, nosso Boa de Varginha, fez uma campanha de arrancar aplausos de todos os mineiros, pois venceu o descrédito do povo mineiro que acompanha o futebol, conseguiu mudar de cidade, se estabelecer diante do povo de Varginha e conseguir torcedores para apoiar o novo time da cidade, além claro, de vencer a falta de recursos de uma time recém subido da Serie C.

O Boa terminou em sétimo lugar, com 57 pontos, chegando a figurar entre os quatro primeiros colocados que teriam acesso garantido, mas o empate contra o Duque de Caxias por 2 x 2 e a vitória do Sport Recife, tiraram a vaga do time de Varginha.

É um trabalho que tem que ser tirado o chapéu para a diretoria do Boa Esporte e a da cidade que abraçou e recebeu com carinho o antigo Ituiutaba, que agora é o Boa Esporte.

Outro fato que me deixou satisfeito foi o retorno de Nautico e Sport Recife a primeira divisão, mostrando que o futebol nordestino tem força para ser de primeira divisão e vão representar o futebol do nordeste junto com o Bahia e, quem sabe, o Ceará, apenas aguardado o final do campeonato brasileiro da primeira divisão.

O povo nordestino é fanático por futebol, que é uma das razões de ser dos nordestinos e ver times tradicionais figurando na primeira divisão é sempre muito importante.

São dois times que enchem seus estádios, formados por torcedores que torcem como poucos, até mais que torcedores dos grandes centros do futebol Sudeste e Sul e que precisavam retornar a primeira divisão para equilibrar as forças do país do futebol.

É esperar para que Portuguesa, Nautico, Ponte Preta e Sport, não sejam os famosos times ping pong. Batem na Serie A e volta para Serie B. É necessário pés no chão, muita calma, porque as dificuldades aumentam diantes dos times grandes do futebol nacional, questão de cotas de televisão, patrocínios, tudo isto faz a diferença na hora de bater as contas no final.

Por isso, sejam bem vindos de volta a Serie A e que em 2012 tenhamos um campeonato muito equilibrado e assistindo o Brasil todo acompanhando o mais competitivo e emocionante campeonato de futebol do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário