segunda-feira, 28 de junho de 2010

BRASIL CLASSIFICADO E COM JUSTIÇA


Com uma equipe sem dois titulares, Felipe Melo e Elano, entrando em seus lugares Ramires e Daniel Alves, respectivamente, o Brasil venceu o Chile por 3 x 0, de forma tranquila e soberana.

Muito se embelezou a seleção chilena, não posso tecer nenhum comentário, pois não vi nenhuma partida do selecionado comandado pelo argentino, Marcelo Bielsa, mas para chegar até as oitavas de final em uma Copa do Mundo, mesmo sendo fraca com a deste ano, o Chile não foi mal.

Mas, é aquela história que venho cobrando ha tempos, se o Brasil se impor dentro de campo, com seus melhores jogadores e sua capacidade, o Brasil ganha este mundial sem muito esforço.

Foi o que a seleção brasileira fez e com muita propriedade. Com jogadas bem armadas, embora atuando como sempre atuou, o Brasil fez o seu papel e muito bem, Kaka, Robinho e Luis Fabiano, fazendo a diferença e ainda Lúcio e Juan, no setor defensivo.

Ramires entrou, mas jogou como Dunga mandou, respeitando o esquema tático ordendado pelo treinador e não foi sequer a sombra do bom jogador que acompanhamos no Cruzeiro.

Provando mais uma vez que, o Brasil é uma seleção completamente robotizada e respeitando apenas as ordens do comandante brasileiro, Dunga.

Enfim, teremos um adversário a altura e que, verdadeiramente, irá provar a todos se o Brasil é merecedor do título mundial neste ano de 2010. A Holanda tem bons jogadores e certamente, será um adversario duríssimo para o Brasil.

Todos sabem como marcar a seleção brasileira, que o Brasil passe por este adversário, mas continuarei batendo na mesma tecla, Dunga não é tecnico para seleção brasileira.

As vitórias enganam, muitas vezes, a realidade é coberta por vitórias e assim é a era Dunga no comando de nosso selecionado nacional.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

BRASIL COMPLETAMENTE PREVISIVEL


Foram estes os contornos da seleção brasileira, na partida de hoje, contra Portugal, pela ultima rodada da primeira fase da Copa do Mundo 2010.

No primeiro tempo, o Brasil jogou como sempre, prestigiando a posse de bola e atacando pelas laterais do campo, em sua maioria, pelo setor direito, explorando Maicon e Daniel Alves. Hoje, Dunga preferiu poupar Elano.

Michel Bastos não teve com quem jogar pela lateral esquerda, praticamente atacou sozinho por aquele lado, faltou alguem que pudesse jogar próximo dele, e este jogador seria Robinho, outro poupado pelo treinador brasileiro, entrou Nilmar em seu lugar.

Kaka foi outro que teve sua falta sentida. Julio Baptista não disse ao que veio e não se explicou em campo. Foi escolhido para armar as jogadas e jogar próximo aos atacantes, mas pouco fez em campo e ajudou na escassez de jogadas ofensivas por parte da seleção brasileira.

Portugal jogou de forma retrancada e muito dura no primeiro tempo, esperando o Brasil em sua defesa, para sair nos contrataques, apenas com um jogador mais ofensivo, que era Cristiano Ronaldo.
Na segunda etapa, seu treinador, Carlos Queiroz, sentiu que poderia vencer e passou a atacar o Brasil, criando até chances claras de gol.
Faltaram alternativas para o Brasil em campo. Quando se viu marcado, a seleção brasileira assistiu a uma pressão portuguesa que, muitas vezes, quase resultou em gol, entra nesse jogo, Julio Cesar, o melhor goleiro do mundo, disparado.

É muito simples anular a seleção brasileira, somente marcando seu laterais, Maicon e Michel Bastos e seus jogadores mais criativos, como Kaka e Robinho, estes dois ultimos, não jogaram a partida de hoje, mas são os mais lúcidos e de talento maior no Brasil. Sem estes jogadores, o Brasil em campo é inexistente.

Portugal não venceu porque não tem jogadores com qualidade para definir uma partida, exceto Cristiano Ronaldo, mas como dizem "Uma andorinha só, não faz verão".

Dunga precisa encontrar novas alternativas para que o nosso selecionado nacional não fique refém da marcação dos adversários. Tem um poder individual excelente, mas este, ele prefere deixar em segundo plano e colocar em prática aquilo que ele treina.

Que venha as oitavas de final, Espanha, Chile ou Suiça, qual deles será nosso adversário? Resposta que será dada a partir das 15:30, com Espanha x Chile e Suiça x Honduras.



quarta-feira, 23 de junho de 2010

KALIL VAI REFORÇANDO O ATLÉTICO


Alexandre Kalil, presidente do Atlético, contratou o maior reforço do clube, Eduardo Maluf chegou e a promessa é de muito trabalho e o sucesso é esperado.

Maluf é o maior reforço do clube nesta temporada, me arrisco a dizer que é o maior reforço do mandato de Kalil, que vem desde o segundo semestre de 2008.

É inegavel a competencia de Eduardo Maluf, tendo suporte do presidente, principalmente financeiro, pode fazer muito pelo clube. Ainda com união bastante sólida com Vanderlei Luxemburgo, que rasga elogios ao diretor de futebol, ambos falam a mesma lingua e a expectativa de sucesso nesta parceria é muito grande.

No Cruzeiro, ainda a espera pelo argentino Riquelme, espera esta que ja chegando no limite da paciência.

Ja ficou mais do que claro que, Riquelme, não tem interesse em vestir a camisa azul celeste. Ja que tem a proposta do Cruzeiro em mãos, pelo ex-jogador e intermediário, Sorín, mas ainda não deu uma resposta e a ansiedade do torcedor azul é muito grande.

Só acredito na vinda deste jogador, que dispensa comentários, quando ele entrar na Toca da Raposa 2 e vestir a camisa 10, do Cruzeiro.

E a revolução do mandatario azul continua, a vítima agora é Antônio Claret, ex-diretor de marketing do clube.

Claret, ja provou ter muita inteligência e competencia para gerir a parte de marketing do clube celeste, haja vista os brilhantes trabalhos com a marca Cruzeiro Esporte Clube e agora, ele é mais um a ser demitido do clube.

Todo mundo é demitido do Cruzeiro, diretor de futebol sai, diretor de marketing tambem, o que nunca sai do clube é a família Perrela.

E este sobrenome ainda deve ocupar a cadeira maior do clube durante anos, pelo menos, este é o planejamento de Zezé Perrela, que desde 1995 tem estado na direção do clube.

Se no Cruzeiro, a palavra da moda é mudança, que mude tambem o presidente do clube e que outro, que queria realmente trabalhar no clube, de preferência, de forma honesta e aliado ao torcedor, que é o maior patrimônio do Cruzeiro.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

DUNGA ARRUMOU BRIGA COM QUEM NÃO DEVIA

Dunga está corretíssimo ao mostrar que não existe emissora de TV ou qualquer órgão de imprensa acima de outra.

Pecou gravemente ao utilizar palavras ofensivas contra a imprensa, sendo ranzinza, grosso, fazendo lembrar até Adilson Batista, que recentemente, como técnico do Cruzeiro, causou polêmica com a imprensa devido suas grosserias ridiculas.

Um pouco mais de educação não faria mal, não é Dunga? Sua seleção ja não tem aceitação unânime de imprensa, depois das grosserias, ele está procurando ser mais uma pessoa não grata no meio do futebol.

O jeito robotizado com que ele escala nosso selecionado nacional, fazendo a seleção jogar a seu modo, com um pouco de covardia, sem explorar o poder ofensivo fantástico que seus jogadores possuem, "burro" e "cagão" é ele, que não ainda sabe ser treinador da maior seleção de futebol do mundo.

Aqui em Minas, O Cruzeiro aguarda ansiosamente por uma resposta do argentino Riquelme, que claramente não quer deixar a Argentina e, muito menos, o Boca Juniors, seu time do coração.

Investir cerca de 8 milhões em um jogador que ja está próximo de encerrar a carreira e ainda, por um tempo curtíssimo de contrato é um suicídio.

Seria mais prudente investir este alto valor em dinheiro, em dois ou três jogadores de qualidade e que podem ter um custo-benefício favorável ao time celeste.

No Atlético, as contratações esperadas ainda não vieram e o técnico Luxemburgo não tem o material humano que espera ter. Tem jogadores vindo do departamento médico, mas os reforços pedidos por Vanderlei ainda não chegaram.

Kalil precisa ter um pouco mais de pressa para trazer os reforços, pois a pré-temporada está caminhando e o técnico do Galo quer ter o time em mãos para a sequencia do Campeonato Brasileiro e a disputa da Copa Sulamericana.

domingo, 20 de junho de 2010

BRASIL VENCE E ESTÁ CLASSIFICADO


O placar engana, mas o Brasil x Costa do Marfim foi mais batalha campal do que um jogo de futebol, principalmente vindo dos jogadores marfinenses.


Falando do jogo, Brasil procurou jogar como sabe, valorizando a posse de bola e sempre, quando aparecerem as chances, jogar nos contrataques. Costa do Marfim fez uma marcação muito forte, partindo do meio campo até a defesa brasileira, resultando em muito erros de passes por parte dos brasileiros.


A unica chance e a mais acertada foi procurar jogar na base da individualidade, e isso, o Brasil foi e sempre será o melhor do mundo. Kaka, Robinho e Luis Fabiano fizeram a diferença.


Costa do Marfim, que tambem tem seus craques como Yaya Toure e Didier Drogba, procurou marcar muito, porém, entrou no jogo com muita marra, soberba, catimba e até violencia. Com isso, os marfinenses sucumbiram ao craques do Brasil.


Os gols brasileiros de Luis Fabiano, duas vezes, no segundo gol comentendo falta levando o braço em direção a bola e Elano, que foi vítima da violencia dos jogadores de Costa do Marfim, garantiram a vitória e a classificação brasileira. Drogba diminuiu o placar em uma desatenção da defesa brasileira.


Quando viu que não poderia e não tinha chances de vencer o Brasil na bola, Costa do Marfim resolveu apelar, agindo com jogadas violentas e desnecessárias, que resultaram em confusões entre os jogadores, uma substituição por lesão do jogador Elano e até, em uma expulsão de Kaka, que não teve a experiência suficiente para absorver a catimba marfinense.


O árbitro tambem tem sua parcela de culpa, fazia até então uma boa partida, mas errou ao não puniu os jogadores na hora certa e foi perdendo o controle da partida.


Vitória mais do que justíssima da seleção brasileira, que ainda joga como o Dunga quer, do jeito que ele desenha, mas tem os melhores jogadores do mundo e estes, poderão levar o Brasil ao título mundial.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

AS VUVUZELAS EMUDECERAM


Talvez fosse a sensação que todo o mundo, que sentiu a empolgação dos sul africanos em relação a esta Copa do Mundo, não quisessem sentir.


África do Sul, praticamente eliminada do mundial ao perder para a seleção do Uruguai, por indiscutiveis 3 x 0, teve pela primeira vez nesta Copa, o som das tão polêmicas vuvuzelas, que tanto incomodaram jornalistas e demais presentes ao país africano, completamente emudecidas, algumas tímidas, porém sem empolgar ninguem.


Todos os torcedores das 32 seleções que disputam a Copa do Mundo, tinham a África do Sul como segunda opção de título, não pelos jogadores, pelo treinador e sua comissão técnica e sim, pela maravilhosa festa dos sul africanos, que recepcionaram a todos com muito carinho, como se todos estivessem em casa.


Mas, a seleção comandada por Carlos Alberto Parreira, que não podia fazer milagres, tinha ainda muito o que aprender em uma Copa do Mundo, sucumbiu a grande diferença técnica em favor dos uruguaios, que venceram com dois gols do bom atacante Pablo Forlan e de Pereira.


Fez relembrar um pouco aquela tragédia de 1950, no Maracanã, Brasil 1 x 2 Uruguai, em que mais de 170.000 brasileiros, ao invés gritar e festejar o título, choraram com a derrota.


Confesso, foi triste ver a seleção africana perder, ficam quase impossiveis as chances africanas de passar a próxima fase, aqueles que ainda acreditam vão dizer que o mundo do futebol da muitas voltas. Sim, é verdade. Aqueles mais realistas, vão dizer que a festa dos africanos com sua seleção acabou em Pretória.


Vida que segue e a Copa do Mundo continua para outras seleções.

terça-feira, 15 de junho de 2010

BRASIL 2 X 1 COREIA DO NORTE


Hoje o Brasil estreou na décima nona Copa do Mundo, na África do Sul, com vitória por 2 x 1, mas a seleção brasileira ficou devendo.


Um primeiro tempo completamente apático, sem objetividade, era visto e notório que o Brasil foi cauteloso, baseando seu futebol em toque de bola, prendendo a bola e finalizando sem levar perigo ao gol adversário.


Os Norte-Coreanos, mesmo com uma diferença técnica gritante em favor do Brasil, jogavam como se fosse a grande partida da história norte-coreana. Não duvido nada que tambem sonhavam com um empate ou até mesmo, uma vitória sobre a seleção de Dunga. Mas, seria somente sonho.


Uma verdade é clara; Brasil sem Kaka perde meio time. O camisa 10 do Brasil teve um primeiro tempo apagadíssimo, pouco apareceu para o jogo e com isso, o futebol burocrático da seleção canarinho apareceu.


No segundo tempo, o Brasil começou a aparecer, visivelmente e previsivelmente jogando pela direita, como o caminho para armar suas jogadas de ataque, a seleção começava a levar perigo. Kaka aparecia mais, chamando o jogo para si e com isso, o Brasil jogou com maior ofensividade e o gol brasileiro era questão de tempo.


E a festa brasileira apareceu com os gols de Maicon e Elano. Até ali, a seleção fazia por merecer os gols, todos eles marcados por jogadores que atuam pelo setor direito do campo.


Os norte-coreanos ainda marcaram um gol que, mesmo com a derrota na estréia, ficará marcado na história do futebol norte-coreano, que não tem grande expressão mundial. Um prêmio para quem tentou encarar o Brasil de igual para igual, mas não tinha qualidade e malícia para tanto.


O Brasil precisa fazer mais para convencer seu torcedor que poderá ir longe nesta Copa do Mundo, ja que enfrentará seleções mais qualificadas, como Costa do Marfim e Portugal.


Alegria brasileira neste 15 de junho de 2010 e o torcedor quer mais, muito mais, quer o hexa.

BRASIL - ESTRÉIA NA COPA DO MUNDO - PRÉ JOGO

A expectativa do brasileiro é grande em mais um título mundial, o hexacampeonato. Mesmo que alguns ainda estejam reticentes com o time montado pelo técnico Dunga, incluindo eu, a torcida é sempre grande e todos querem e esperam ver uma boa atuação dos comandados de Dunga.

Em Belo Horizonte, minha cidade que amo, senti um pouco dessa expectativa voltando para casa, estava trabalhando. No local onde trabalho, faculdade Estácio de Sá, como vigilante, o assunto não era outro senão a estréia do Brasil hoje.

Alunos passavam pelos corredores e discutiam, no bom sentido, e aguardavam ansiosamente pelo jogo de hoje contra Coréia do Norte. As conversas mais pareciam mesa redonda em programas esportivos.

Na volta para casa, dentro do transporte coletivo, passando pelas principais vias de BH, a torcida mineira deu mostras que não vai por faltar de apoio e incentivo, que o Brasil poderá chegar longe nesta Copa do Mundo.

As ruas, avenidas e praças de BH, se ouvia gritos de "Brasil, Brasil, Brasil", o som incessante das buzinas e cornetas e até, estouros de foguetes, como se a seleção brasileira ja tivesse ganho a partida.

Camisas amarelas de nossa seleção, eram desfiladas por torcedores aos montes, mostrando toda a confiança do torcedor brasileiro neste mundial.

BH está colorida de verde e amarelo, vamos esperar que a seleção brasileira dê mais orgulho a esta torcida fanática por seus jogadores e pela seleção mais popular do mundo.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

POUCOS GOLS E POUCO FUTEBOL


Em mais três partidas nesta segunda feira, Holanda venceu a Dinamarca, 2 x 0. Japão passou por Camarões, 1 x 0 e por fim, a Italia não passou de um empate com o Paraguai, 1 x 1.


Infelizmente, esta Copa do Mundo na África do Sul não está agradando, pelo menos a mim, não. Pouco futebol e poucos gols. Até agora, só Alemanha mostrou ser forte candidata a vencer este mundial.


As outras, como Holanda e Italia, além das demais grandes seleções que ja estrearam nesta Copa, tem favoritismo porque são grandes e tem jogadores que podem fazer a diferença, o que até agora não foi mostrado.


Holanda tem uma invencibilidade e confirmou esta sequencia vencendo a Dinamarca, tem uma melhor seleção e conjunto em campo e venceu por isso.


A seleção japonesa passou por Camarões, com um futebol de nível baixo e sem mostrar nada demais. A seleção camaronesa, de Samuel Eto'o, não brilhou e muito menos o atacante, que ficou devendo.


Quem poderia dar alguma esperança de uma vitória convicente, a seleção italiana pressionou desorganizadamente e acabou sucumbindo ao futebol da seleção paraguaia, empate por 1 x 1, sendo que os paraguaios sairam na frente no placar. Italia continua a mesma, mas sempre é perigosa quando quer, vamos esperar essa vontade de ganhar aparecer.


domingo, 13 de junho de 2010

ATÉ AGORA APENAS ALEMANHA CONVENCEU


Se impondo verdadeiramente como uma grande seleção e favorita, a Alemanha venceu e bem a fraca seleção da Australia, por impiedosos e justissimos 4 x 0.

Jogando diferente daquele futebol precario e baseado em resultados, a Alemanha jogou para vencer e tratou de colocar a seleção australiana no lugar que lhe convém.

Com os bons jogadores Podolski, Ozil e Lahn, além do faro de gol de Klose, este ultimo que, joga esta copa com a clara motivação de ultrapassar Gerd Muller, que tem 14 gols e é o maior artilheiro alemão em copas do mundo, 1970 e 1974 e Ronaldo, que é o maior artilheiro de todos os tempos, com 15 gols, 1998, 2002 e 2006.


Agora, estes primeiros jogos da Copa, com uma média de gols baixissima, 9 gols em 7 jogos, isto até antes de jogo da Alemanha com a Australia, a seleção alemã fugiu bem do que foi mostrado até agora. Que existem seleções que vão jogar para vencer e não pensando em se defender para depois tentar ganhar, como Argentina, Italia, França e Inglaterra, que decepcionaram seus torcedores que esperavam vitórias convincentes.


Temos muitos craques que podem fazer a diferença ainda nesta primeira fase e vamos torcer que para que eles ainda possam desencantar.


Amanhã temos a tão esperada Holanda x Dinamarca. Para quem esperava um grande jogo, talvez este seja a tão aguardada partida para encher os olhos dos torcedores do mundo.


Confesso que o Brasil não me agrada, como ja disse em outra coluna, por isso espero mais de Holanda e Espanha.


Infelizmente, devido a meu trabalho, não poderei conferir esta partida entre Holanda x Dinamarca mas, deseja já, espero um grande jogo.


E o Brasil, vai jogar pelo resultado, como foi anunciado ou irá mostrar o futebol pra frente e vencedor que o brasileiro quer ver? Pergunta que será respondida na próxima terça, contra Coreia do Norte.


O Brasil tem muito mais time, sem comparações. Só resta o Dunga entender isso e colocar em campo.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

GOLEIRO E TREINADOR, NOVIDADES EM MINAS


Atlético Mineiro e Cruzeiro começaram a se movimentar para reforçar suas equipes e tentar apagar a péssima impressão deixada na primeira parte do Campeonato Brasileiro.

Mais um "peixe" do Luxemburgo chegou em Minas e é Fábio Costa, conhecido goleiro do Santos, Corinthians e Vitória da Bahia. Vem para resolver o problema da camisa 1 atleticana e tem toda a confiança do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Sinceramente, ele aparece como mais uma incógnita no gol do Galo. Ha muito tempo não tem uma sequencia de jogos, vem de lesão que o tirou dos gramados por quase um ano, então, o jeito é guardar a boca pra comer farinha e esperar o que ele tem para nos mostrar.

Mas, não custa nada repetir o que ja disse aqui, se não acertar o setor defensivo do time, se joga com dois ou três zagueiros, não interessa, a defesa do Atlético precisa se arrumar, senão pode vir o melhor goleiro do mundo, que mesmo assim as redes atleticanas irão continuar balançando.

No Cruzeiro, Cuca é a bola da vez no comando azul celeste em campo. Vem para substituir Adilson Batista, que ficou por quase três temporadas no clube.

A rejeição foi grande, mas disponível no mercado é o melhor que tinha no momento. Felipão, Parreira e Abel estão com suas cabeças muito longe de Minas Gerais, portanto, não haveria melhor nome do que Cuca.

Que além de tentar acabar com a rejeição da torcida, terá que recomeçar um trabalho dentro do clube, indicando reforços e dispensando jogadores que não estão redendendo o esperado. É bom estar ciente de que jogadores importantes podem tomar outros rumos como Fábio e Thiago Ribeiro, os melhores do time.

Confio em seu trabalho, mas é preciso material humano para que consiga sucesso no comando do Cruzeiro e para isso, Zezé Perrela terá que abrir o cofre e reforçar o time.

É aguardar as estréias de Fabio Costa no Galo e Cuca, no Cruzeiro.

domingo, 6 de junho de 2010

ATÉ 2013 MINEIRÃO


Foram 44 anos tendo aberto suas portas para as torcidas do Brasil inteiro, preferencialmente para Atlético, Cruzeiro e America. Vitórias inesquecíveis, derrotas vexatórias, espetáculo das torcidas.


Infelizmente, este palco entrará em recesso pelos próximos três anos, ficará mais moderno, mais aprazível, mas ficará a saudade das arquibancadas, da geral, daquele gigante do Mineirão.


Hoje fiz questão da fazer minha ultima visita em casa, o Mineirão, no jogo Atlético x Ceará. Vou a gigante da Pampulha desde 1993, vi grandes times, grandes espetáculos, pude presenciar aquelas dependências com mais de 100.000 pessoas.


Pegando o coletivo em direção ao estádio, ja pensando que aquela seria a ultima vez que faria aquele trajeto rumo ao estádio.


Chegando ao estádio, indo direto a bilheteria para comprar meu ingresso. Ao entrar no Mineirão, passando pela revista polícial e colocando o ingresso na catraca, fui subindo as escadarias das arquibancadas batendo aquela saudade do lado esquerdo do peito.


A presença maciça do público, com quase todas os lugares da arquibancada ocupados pelo torcedor do Galo. O apoio incondicional ao time atleticano, mesmo com o atual momento nada favoravel.


Empate no primeiro tempo, ao final, fui direto ao bar 26 para comprar o tradicional Feijão Tropeiro com Coca Cola, almoçando no intervalo, pronto para o segundo tempo.


O Atlético leva o primeiro gol, o apoio torna-se em vaias e protestos até o final da partida, mas fiquei perdido na saudade, em todos os momentos que passei em 17 anos de Mineirão, em que repeti com o maior prazer do mundo toda esta rotina como amante do futebol, visitante assíduo daquela casa, que é o maior ponto de encontro do povo de Belo Horizonte e de Minas Gerais.


Ficará a saudade e o anseio de que estes próximos três anos passem depressa, pois quando um filho sai de casa, sempre fica a saudade e de minha parte, essa saudade será imensa.


Até mais, estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão.


PITACO: Não da para deixar passar a derrota do Atlético, muitos erros de passe, marcação e finalização. Luxemburgo terá muito trabalho para organizar esta equipe e definir o elenco com o qual quer trabalhar e a diretoria terá trabalho para reforçar essa equipe. Serão 40 dias santos e que podem definir o destino do Galo no resto da temporada.


quinta-feira, 3 de junho de 2010

O ULTIMO QUE SAIR APAGUE A LUZ E FECHA A PORTA


Parece ser essa a tônica da crise no Cruzeiro. Quem puxou a fila é o ex-diretor de futebol Eduardo Maluf, seguido por Kleber, o gladiador azul que deve rumar para os lados do Palmeiras e o ultimo a sair é Adilson Batista, hoje ex-técnico do clube celeste.


Ontem, após o empate sem gols contra o Santos, Adilson Batista declarou a imprensa sua saída do Cruzeiro sentindo-se pressionado por torcida e imprensa.


Se colocar no papel toda a campanha de Adilson Batista no Cruzeiro, trouxe apenas dois títulos mineiros e não conseguiu o tão almejado tri-campeonato da Taça Libertadores, sendo que, em 2009, perdeu o título em pleno estádio Mineirão.


Nos ultimos meses, Adilson comandava uma equipe previsivel e completamente manjada pelos adversários, não é atoa que o Cruzeiro sofreu uma eliminação humilhante do Campeonato Mineiro frente ao Ipatinga e, mais uma vez, deixou escapar a chance de ganhar a Libertadores sendo eliminado pelo São Paulo.


Adilson tratava a imprensa com total destempero, respondendo as perguntas com grosserias, se transformando em uma pessoa totalmente intragavel.


Porém, conseguiu um feito quase raro no futebol brasileiro, trabalhar na mesma equipe durante quase três temporadas e isso, no futebol brasileiro, é quase raro. Adilson teve suporte fora de campo para comandar seu trabalho, mas não conseguiu converter toda essa base sólida em títulos para o torcedor celeste.


No caso de Kleber, ha muito tempo ele ja queria tomar outros rumos na vida. Ja havia sido sondado por outras equipes, mas foi se desgastando com o clube, com a torcida e a vontade de ir embora era irreversivel.


Não trouxe as alegrias ao torcedor, entrou em polêmicas, dividindo a torcida com relação a sua presença no time celeste. Mas, não vamos negar, que ele é e pode ser um jogador diferenciavel em qualquer time do Brasil, isso é fato.


Fábio pode ser outro dar adeus ou até logo. Mostrando ser um dos poucos diferenciaveis do grupo, o goleiro pode ir embora a qualquer momento, só pagando 1,5 de euros que leva o rapaz.

Zezé Perrela ja disse que o cofre está vazio, mas por um goleiro do porte de Fábio, vale a pena fazer um esforço.


Em quase 15 anos de Cruzeiro, Zezé Perrela ja enfrentou más campanhas, contratações equivocadas, teve sua gestão questionada, problemas com a polícia federal, mas nunca passou por um momento tão crítico como o atual.


O manda chuva azul celeste terá todo um período de Copa do Mundo para ajeitar ou, pelo menos, juntar os cacos para arrumar o time, pois como presidente que é, todos os problemas caem sobre suas costas. Vai precisar de muito força.



quarta-feira, 2 de junho de 2010

BRASIL 3 X 0 ZIMBABUE


Primeiro amistoso da seleção brasileira antes da estréia na Copa do Mundo 2010, o Brasil derrotou o selecionado de Zimbabue pelo placar de 3 x 0.

Visivelmente, o Brasil não jogou 100% de seu futebol, tirou o pé em certos momentos, trocou passes, evitando qualquer desgaste ou uma lesão séria, principalmente com os jogadores Kaka e Luis Fabiano, vindos de lesões em seus clubes, Real Madrid e Sevilla, respectivamente.


Serviu tambem para mostrar que a lateral esquerda pode ter um dono nesta Copa, Michel Bastos que mostrou bom futebol e até marcou um gol na partida de hoje.


A seleção brasileira era melhor, tinha jogadores infinitamente mais qualificados que os de Zimbabue, que não foi um adversário a altura do selecionado canarinho.


E tambem, serviu para mostrar que a equipe que começou a partida de hoje é a seleção que irá estrear na Copa do Mundo, a não ser que ocorra algum imprevisto neste meio tempo.

Dunga optou por fazer apenas dois amistosos antes da estréia no Mundial. Mas, ja pararam pra pensar ha quantos anos o Brasil não realiza um amistoso em solo brasileiro?

Será que a CBF transformou a seleção brasileira em um time cassaníquel? é só pagar que leva o Brasil a realizar amistosos em todos os lugares do mundo. Segundo informações da imprensa, a CBF faturou 3 milhões de reais para realizar este amistoso.

Infelizmente, a seleção brasileira esqueceu o que é fazer amistosos em solo brasileiro, como se fazia antigamente, as seleções de todo mundo vinham até nós para nos enfrentar, hoje, somos nós às custas de milhões que vamos até eles para jogar.

Nosso selecionado nacional deveria duelar tambem contra os clubes brasileiros, para a seleção brasileira voltar a ter uma identificação com seu país e não só apenas de quatro em quatro anos durante a Copa do Mundo.

A seleção brasileira deve se preparar decentemente para esta Copa do Mundo, porém, deve voltar a fazer amistosos nos estádios brasileiros. Seria ótimo para o povo brasileiro novamente se identificar com nosso selecionado nacional.

terça-feira, 1 de junho de 2010

REVOLUÇÃO NA TOCA DO ZEZÉ, MALUF DEMITIDO


Talvez nem o mais fanático cruzeirense esperaria que o presidente, Zezé Perrela, fosse atacar logo na direção do clube.


Tantas vezes assistimos a treinadores sendo demitidos e jogadores dispensados, que ninguem esperava que Eduardo Maluf, que trabalhou mais de 10 anos no Cruzeiro, fosse ser demitido.


Não se pode negar que o Cruzeiro deve muito a ele e sua enorme competencia. Vários títulos, dentre eles a histórica tríplice coroa de 2003, com o mesmo Vanderlei Luxemburgo, hoje no Atlético.


Tomando por base comentários e colunas esportivas, era claro que o Cruzeiro não tinha comando, os resultados negativos da equipe em campo mostravam isso. Adilson Batista comandava a equipe sozinho e não tinha suporte necessário para botar ordem na casa.


Quem pode ganhar com isso é o Atlético. Luxemburgo, que havia tentado a transferência de Maluf para o Galo no inicio do ano, agora tem a melhor chance para traze-lo para o clube alvinegro. como diria Dario, o Dada Maravilha, "Mamão com Açucar".


Há muitos anos, o Atlético não tinha comando, sofria com diretorias sem comprometimento algum com o clube e hoje, tem um presidente ativo e pode ter um diretor de futebol dos mais renomados do futebol brasileiro. Além é claro, Vanderlei Luxemburgo comandando o time dentro de campo, que dispensa comentários.


Zezé Perrela, nomeou Dimas Fonseca como novo diretor de futebol, assumindo junto com Valdir Barbosa. Confesso que não conheço este rapaz, não tenho como avaliza-lo.


Com o tempo e o passar dos jogos, veremos se esta mudança terá efeito positivo dentro do Cruzeiro, mas que o rei Zezé Perrela mostrou serviço dentro do castelo azul-estrelado, isto é certo.