Atlético e América podem fazer um repeteco daquelas decisões antigas, dos primórdios do futebol mineiro ou mesmo, das decisões épicas no Independência quando ainda era o palco dos belorizontinos e Galo e Coelho fazíam o clássico das multidões.
Hoje, anos e anos depois, o retrato é diferente, muita coisa mudou. Do panorama antigo, o que não mudou foi o palco. A Arena Independência vai ser o estádio da grande final que promete muito.
O Atlético passou a semana descansando da longa sequencia de jogos do estadual e da Copa do Brasil. Merecido descanso, Cuca tratou de quebrar a cabeça para acertar o time para o jogo de domingo.
Ele perdeu André, centroavante e artilheiro do time na temporada, pelo terceiro cartão amarelo. Sem opções viáveis para substitui-lo, Cuca faz mistério, mas ja tem o time na cabeça.
O Galo pode sagrar-se campeão mineiro pela 41ª vez. Feito que nenhum time mineiro bateu até hoje. Mesmo em um período de vacas magras no século XXI, o Atlético ainda é superior em minas, mesmo tendo ganhado apenas duas vezes, 2007 e 2010.
Mais do que isso, o Atlético pode melhorar o panorama do primeiro semestre. Eliminado da Copa do Brasil pelo Goiás e com o futebol bastante contestado, o Galo pode dar um alento ao torcedor, mesmo não sendo aquilo que os alvinegros esperavam.
No lado do América, Givanildo também tem problemas para escalar seu time. Perdeu Dudu, volante e seu cão de guarda na defesa e Rodrigo Heffner, lateral direito titular. Giva também faz mistério com relação ao time a ser escalado, mas também acredito que ele tenha o time na cabeça e faz mistério, assim como faz o adversário.
Depois do jogo, muitos disseram que se o América tivesse perdido o jogo na ultima semana por 1 x 0, estaria fora do páreo e que com o empate, o Coelho está de volta a decisão. Doce engano, quase irracional.
O América sempre esteve na decisão, mesmo se tivesse perdido o jogo. É adversário dos mais complicados do Atlético nesta temporada, tem um time suficientemente capaz de bater o Atlético, mesmo com uma adversidade bastante complicada de ser revertida.
Com o empate, o América colocou-se no páreo em que ja estava e tem plenas condições de reverter a vantagem do Atlético.
O Coelho tem 15 títulos estaduais e vai em busca de mais um caneco, para abrilhantar este ano do clube, que este ano faz 100 anos de vida, completados no ultimo dia 30 de abril.
É notável a evolução do América nos ultimos anos, com uma diretoria nova, um modo diferente de administrar dos demais clubes e vem colhendo os frutos a longo prazo.
Pode ser uma das decisões mais emocionantes dos ultimos tempos do nosso futebol mineiro. Valerá a técnica, a tática, mas também a garra, a raça, a determinação e a luta de ambos os guerreiros que estarão na Arena Independência. Que vença o melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário