Hoje, o futebol brasileiro entra em campo para mais uma Copa Sul-Americana. Desde 2003, o Brasil se faz presente nesta competição.
O campeão ganha uma vaga na Taça Libertadores de 2012, além da participação na Copa Suruga, contra o campeão japonês e a Recopa Sul-Americana, contra o campeão da Libertadores. Mesmo assim, não tem o devido reconhecimento por alguns clubes e alguns integrantes da imprensa esportiva brasileira.
Desde sua estréia, o Brasil teve um campeão. O Internacional em 2008 e dois vices, com Fluminense em 2009 e Goiás em 2010.
A Copa Sul-Americana é mais uma tentativa da Conmebol para criar uma competição interclubes secundária, assim como é feito pela UEFA, onde tem a Liga dos Campeões e a Copa da UEFA. Foram várias tentativas, como Copa Conmebol e Copa Mercosul, mas que não duraram muitos anos. A Sul-Americana tem nove anos.
No Brasil, alguns poucos entendem a Copa Sul-Americana com um plano B ou apenas uma competição para dar sentido a temporada. Nos outros países que disputam, o torneio é levado mais a sério.
Muitos colocam a Copa Sul-Americana no descrédito, pela premiação muito inferior a que é paga na Taça Libertadores da América e, com o passar dos anos, a premiação foi melhorando, além de premiar o vencedor com uma vaga na Libertadores. Ainda sim, alguns poucos, teimam em desconsiderar este torneio.
Este ano, os participantes brasileiros são: Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Ceará, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco.
Nosso futebol mineiro ainda não fez bonito na competição internacional, pois Cruzeiro e Atlético nunca passaram das quartas de finais da Copa Sul-Americana.
O Ceará recebe o São Paulo, em Fortaleza, no estádio Presidente Vargas, as 19:30hs.
O Atlético-MG estreia hoje contra o Botafogo, no estádio Ipatingão, as 21:50hs e estréia novo treinador. Cuca assume o comando técnico do clube, que até a ultima semana era de Dorival Junior.
E o Atlético-PR encara o Flamengo, na Arena da Baixada, em Curitiba, também as 21:50hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário