terça-feira, 30 de março de 2010

Decisões antecipadas neste meio de semana

O Cruzeiro tem uma verdadeira decisão nesta quarta feira, contra o Velez Sarfield da Argentina. além de ser um adversário tradicional do time celeste, ambos brigam por vaga na próxima fase da Taça Libertadores.

O Cruzeiro vai ter que jogar o que sabe o que não sabe contra os hermanos do Velez, porque vale uma classificação, até mesmo em primeiro lugar no grupo.

A equipe do Velez tem seus pontos fortes, o futebol argentino tem a cara, incorpora a Libertadores, onde muitas vezes, é necessário mais que um bom futebol, a raça e a entrega total, tem que estar na ponta da chuteira.

E tambem, o Velez deverá vir fechado, apenas esperando o Cruzeiro, para tentar sair no contraataques.

Mas, o Cruzeiro é mais time, com a bola no chão, jogando um futebol objetivo, visando apenas o gol, certamente a raposa sairá com triunfo diante dos argentinos do Velez, e ainda contará com a presença maciça da torcida celeste no Mineiro.

O Atlético irá encarar a Chapecoense, na quinta feira, tambem no Mineirão.

Na minha opinião, a missão mais dificil é a do Atlético, entrando em uma comparação com o jogo do Cruzeiro contra o Velez.

E explico porque, além da vitória, o Atlético precisa vencer por 2 x 0 e não tomar gols, e tambem irá encarar um time que, certamente, virá para jogar na retranca, jogando feio, como time pequeno mesmo, com os 11 jogadores atrás da linha de meio campo.

O Atlético é muito mais time, superior que a equipe catarinense, mas assim como queimei minha lingua no primeiro jogo, decretando favoritismo ao Galo, dessa vez, mesmo com o Mineirão e tudo a favor do Atlético, exceto a vantagem catarinense, vou guardar minha boca para comer farinha.

Pode ser um excesso de cautela? pode sim, admito. mas, Copa do Brasil tem disso mesmo, time pequeno jogando a vida contra os grandes. porém, o Atlético não pode ter tanta cautela assim contra a Chapecoense, porque precisa somente da vitória para levar a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. o sonho do primeiro semestre do Luxa.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Ao Mestre com Carinho

Hoje, deixo de lado os assuntos diários do nosso futebol mineiro, para deixar aqui uma singela homenagem a um dos maiores e melhores jornalistas do Brasil.

Armando Nogueira nos deixa aos 83 anos, vitimado por um câncer no cérebro, que, infelizmente, o impedira de falar e escrever.


Confesso que sou muito jovem, apenas 22 anos, mal sei do legado deste botafoguense assumido, mas sempre compromissado com o jornalismo claro, direto e sem distinções.


Mas, pelo pouco que sei e acompanhei, Armando fez muito pelo jornalismo, trabalhando na "Revista Manchete", "O Cruzeiro" e "Jornal do Brasil". Por 24 anos, trabalhou na Rede Globo de Televisão, comandando a central de jornalismo, que é um dos mais respeitados centros de informações dentre os veículos de comunicação do Brasil.

Tambem esteve na TV Bandeirantes e integrava a equipe do canal fechado SporTV.


Criou o jornal noturno que, hoje é um dos mais respeitado telejornal do país, o Jornal Nacional. E dentre outros programas como Globo Repórter e Fantástico.

Escrevia com uma sabedoria impressionante, hoje muito pouco visto nos jornais e revistas do nosso país. Curiosamente, estou lendo um livro que ele escreveu, acompanhado por Jô Soares e Roberto Muyleart, "
A Copa que ninguém viu e a que não queremos lembrar" e percebo com que clareza e inteligência invejáveis descreve o que foram as Copa do Mundo de 1950 e 1954.


Algumas frases escritas por ele ficaram célebres como:


"Pelé é tão perfeito que se não tivesse nascido gente, teria nascido bola."


"Para Mané Garrincha, o espaço de um pequeno guardanapo era um enorme latifúndio."


Outros grandes craques foram homenageados por Armando em suas colunas inesquecíveis.


Sem dúvida, Armando deixará uma história rica para todos que amam o jornalismo e, para aqueles que, um dia, sonham em ingressar no mundo do jornalismo, muitas coisas para se aprender e aproveitar.


Vida longa ao mestre, que Jesus o acompanhe!


Obrigado, Armando Nogueira.



Erro

Gostaria de pedir desculpas a nação cruzeirense, por ter dito que o Cruzeiro jogou contra o Democrata-GV, onde escrevi que o time azul entrou com time reserva com alguns titulares.

Na verdade, todos os 11 titulares contra a pantera, são teoricamente, reservas do time do Cruzeiro.

Bom, acredito que Adilson Batista não tem o time titular na sua cabeça. mas, fica aqui meus sinceros pedidos de desculpas.

Abraços a todos!

domingo, 28 de março de 2010

Atlético x America é o destaque da fase final do Mineiro 2010

Ironicamente, o America quis fugir do Cruzeiro para não enfrenta-lo nas quartas de finais, mas não conseguiu sair do Atlético.

O Atlético fez uma boa partida contra o rebaixado Ituiutaba, Desde o inicio, o Galo se impos frente ao Boa e com isso, não foi dificil os gols sairem aos montes, a começar antes dos 15 minutos do primeiro tempo, o Atlético ja vencia por 2 x 0, gols de Fabiano.

As chances foram aparecendo automaticamente, tamanha superioridade do Atlético diante do Ituiutaba.

Diego Tardelli, hoje, invertendo situações com Obina, foi o homem gol e deixou três no gol do Boa. Renan Oliveira, que aos poucos vem evoluindo nas mãos de Luxemburgo, tambem fez o seu gol.

O Ituiutaba mostrou porque foi rebaixado, desorganizado em campo, com um time abaixo da crítica e sem poder de reação contra o Galo.

Infelizmente, não foi aquele time que fez frente aos grandes em anos anteriores, uma pena que perdemos o Ituiutaba para o ano que vem.

O America tentou fugir do Cruzeiro, mas não escapou do Atlético, venceu o Uberaba, mas não contava em pegar o Atlético na próxima fase.

É nítido que o Coelho ainda está em formação, Mauro Fernandes ainda procura a melhor formação, mas ja sabe com quem pode contar no time titular. dará trabalho ao Atlético nas quartas de final.

Teremos classico na próxima fase e isso é muito bom, para ser um atrativo a mais que faltara durante esse estadual.

O Cruzeiro, mais uma vez, devido a disputa da Copa Libertadores, colocou um time alternativo, completamente desentrosado, ainda com alguns jogadores que figuram entre os titulares, sucumbiu ao bom futebol do Democrata-GV e perdeu por 3 x 1, a Pantera mostrando que vai dar trabalho ao Villa Nova.

Certeza que teremos uma fase final bastante emocionante, pois classificaram-se aquelas equipes que, realmente mereceram estar entre os oito melhores.

Infelizmente, para a tristeza do futebol do triângulo mineiro, Uberlandia e Ituiutaba ficam com o descenso para o Módulo 2.

O Uberlandia não se acertou durante a competição e apostou em Evair, grande centroavante dos anos 80 e 90, mas ainda em formação como treinador, que tambem contou com um elenco irregular, o periquito fez uma campanha pífia e foi rebaixado.

O Ituiutaba, que todos contavamos com mais um ano entre os primeiros, acabou surpreendendo a todos fazendo uma campanha muito ruim, precisando de dez rodadas para conseguir a primeira vitória na competição. Nedo Xavier, técnico que sempre aparece pelos lados do Boa, dessa vez não atendeu as expectativas do torcedor e acabou não levando o Ituiutaba entre os oito.

Quem sabe, essas duas equipes importantes para o nosso futebol mineiro, possam voltar a figurar entre os grandes da primeira divisão.

Fim da primeira fase do Mineiro 2010

A duras penas, com muitos problemas, termina a primeira fase do Campeonato Mineiro de 2010.

Na minha opinião, fui uma primeira fase para se esquecer, porque foram tantos problemas, desde o inicio do campeonato, a começar pelos clubes que se venderam para TV Globo, que detém direitos exclusivos de transmissão do Campeonato Mineiro, permitindo que a mesma determine jogos em horários completamente desfavoráveis ao torcedor, público abaixo da média, a entidade máxima deixando a lei em segundo plano para evitar problemas com o Cruzeiro no caso Wellington Paulista, o jogo entre America-TO x Atlético que foi uma verdadeira confusão do inicio até o fim, além desse regulamento extremamente confuso e que acaba com qualquer tipo de emoção durante o torneio, classificando 8 times em 12 que disputam, só aqui em Minas mesmo.

Cruzeiro sobrou na primeira fase, se deu o direito de jogar algumas partidas com time reserva e, merecidamente terminou em primeiro lugar.

O Atlético, dentro daquilo que o Luxemburgo declarou a todos, que o time ainda estaria em formação, que usaria o Campeonato Mineiro para ser um "laboratório" e por isso não fez apresentações convincentes durante o torneio, esperamos um Atlético mais forte durante a segunda fase.

America reagiu na metade do torneio, depois de um inicio deprimente, conseguiu se recuperar com a vinda de Mauro Fernandes, mas ainda não mostra confiança ao torcedor americano.

Villa e Ipatinga tambem começaram mal, mas depois reagiram graças a trocas de treinador, O Villa trazendo Flávio Lopes e o Ipatinga com o Gilson Kleina, o Ipatinga inspira mais confiança, o Leão de Nova Lima ainda precisa melhorar bastante.

A decepção mesmo fica com o Ituiutaba, que depois de vários estaduais dando trabalho aos grandes Atlético e Cruzeiro, esse ano fez uma campanha pífia, culminando no rebaixamento do time do pontal do triangulo mineiro. uma pena!

Vamos esperar que a segunda fase, seja mais atrativa ao torcedor e a todos aqueles que acompanham o Campeonato Mineiro, que gostam desse estadual que ja está perto do seu 100 anos e querem que esse torneio seja sempre um dos melhores e mais competitivos do Brasil.

sexta-feira, 26 de março de 2010

A Conmebol finalmente usou o bom senso

Segundo informações do jornalista Renato Maurício Prado na edição desta sexta feira (26/03) do jornal "O Globo", a Conmebol decidiu aceitar a reinvindicação dos clubes que disputam a Copa Sul-Americana e divulgou que, o vencedor do torneio terá vaga garantida na Taça Libertadores do ano seguinte.
A decisão será passada oficialmente pelo presidente da Confederação Sul-americana, Nicolas Leóz, quando for sorteado os grupos, no dia 28 de abril.

Na minha opinião, demorou demais para que a Copa Sul-americana, que vem lutando durante anos para fazer um segundo torneio interclubes, assim como é feito na Europa, com a Copa da UEFA, tomar uma decisão coerente e premiar o campeão com a vaga na Libertadores.
Tentou diversos torneios como Supercopa dos campeões da Libertadores, Copa Conmebol, Copa Mercosul e, por fim, a Copa Sul-Americana, que poucos times no Brasil prestigiam.

Agora, teremos um motivo para que essa competição tenha um atrativo a mais para ser disputada com mais seriedade pelos clubes brasileiros.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Treinador, pode ir do ceu ao inferno!

Ser treinador, principalmente no Brasil, é muito dificil.
Em um futebol que vive apenas de resultados, é praticamente raro ver uma sequencia de trabalho de todos os técnicos no Brasil.

Os clubes, argumentam que o futebol necessita de resultados, os chamados títulos, pois os clubes, hoje reféns do dinheiro da televisão e outras ações como torcida, venda de camisas e produtos licenciados, não sobrevivem apenas com esse valores, principalmente os times de torcidas relativamente pequenas, mas mesmo assim, as cobranças são as mesmas.

Os títulos, conquistas e participações de campeonatos importantes, são tudo o que os times querem e, praticamente, são as condições do tempo em que os treinadores ficam nos clubes.

Por outro lado, os treinadores cobram dos clubes períodos maiores de trabalho, creditando que a montagem dos times e tambem as condições de trabalho, como a contratação dos jogadores pedidos pelos mesmos, parte importante para trabalhos feitos a médio e longo prazo.

Hoje, com o calendário cheio de campeonatos, torneios, os treinadores cobram tempo hábil para mostrar o seu trabalho e sua forma de jogo. mas, nem sempre, o tempo é favorável aos técnicos, que ficam reféns de datas e jogos em curto espaço de tempo.

A torcida, que são os juizes e carrascos do futebol, podem colocar os treinadores no ceu ou leva-los até o inferno.
O torcedor quer sempre vitórias e bons espetáculos que façam valer a pena o ingresso pago, cada vez mais caros, e cobram ferrenhamente por resultados positivos.

Nos jogos, qualquer mudança, uma substituição de algum jogador, que até mesmo os torcedores discordam, o treinador passa a ser pessoa não grata.
Como aconteceu ontem, em Cruzeiro x Deportivo Itália-VEN, Adilson Batista, no comando do Cruzeiro ha três temporadas, tirou Gilberto, jogador querido pela torcida, e colocou Pedro Ken, atleta que ainda não caiu no gosto do torcedor do Cruzeiro, logo, Adilson levou uma vaia gigantesca, em poucos minutos, Pedro Ken marcou o gol da vitória celeste, por 2 x 0 e Adilson passou a ser adorado pelo torcedor, tendo seu nome gritado a plenos pulmões pelo torcedor azul.

Uma briga eterna, treinador, clubes e torcida, ambos não falam a mesma lingua, mas com certeza, tem o mesmo objetivo.

terça-feira, 23 de março de 2010

Estão acabando com os centroavantes?

Em tempos em que o futebol vai mudando suas formas, em todos os aspectos, técnico, tático, até nas camisas as equipes estão inovando, uma coisa anda ficando escassa no futebol e isso, aos poucos, tem feito muito sentido. a falta de um centroavante nas equipes.

Ha pouco tempo atrás, não precisamos voltar mais que 20 anos, cada equipe tinha um centroavante fixo, de área, o matador, aquele que resolve o jogo quando o time mais precisa.

Nos anos 90, o Atlético-MG teve Gerson, Renaldo, Reinaldo Rosa, Valdir Bigode e Guilherme.
Cruzeiro: Ronaldo Fenomeno, Marcelo Ramos, Fábio Junior, Alex Alves
Flamengo: Gaúcho, Romário
Corinthians: Viola, Luizão
Vasco: Valdir Bigode, Edmundo, Donizete Pantera

Em outros tempos, onde se existiam pontas fixos no ataque das equipes, eram essenciais centroavantes de área em todos os times, podem-se citar nomes como Reinaldo, Dario, Tostão, Roberto Dinamite, Serginho Chulapa, Nunes, Baltazar, Casagrande, César Lemos, Mirandinha, Roberto César e outros jogadores de área.

E muitos outros grandes nomes passaram por grandes equipes, mas com o passar dos anos e a evolução do futebol pelo mundo, perdemos esse jogador nato e ficamos com atacantes mais posicionados pelas pontas, mas se revesando na posição de centroavante quando o companheiro estiver com a posse de bola

Hoje são poucas as equipes que tem esse jogador dentro do grupo ou então, essa posição de centroavante acabou ficando extinta, tendo estes jogadores com caracteristicas de finalização, ter que se adaptar aos novos posicionamentos de campo das equipes.

Com o término dos pontas e o avanço mais frequentes dos laterais, depois virando alas, os centroavantes quase que sumiram e alguns poucos ainda existem, mas sem o mesmo brilho porque hoje, não espaço para jogadores muito técnicos.

Acabamos perdendo a técnica, para dar prioridade a parte física, que é importante sim, não vamos negar, mas a técnica, as jogadas bem armadas e bem construidas, essas, alguns poucos conseguem executa-las.

Quem sabe um dia, esses centroavantes ou os chamados "homem-gol" possam voltar e fazer a alegria dos torcedores pelo Brasil e pelo mundo.

domingo, 21 de março de 2010

Galo com mistão derrota o Villa no Alçapão

Com um time misto, quase uma vitamina, o Atlético venceu o Villa Nova, em Nova Lima, por 3 x 1.

Fez um bom primeiro tempo, mas o suficiente para conseguir dobrar o Leão do Bonfim, não foi um espetáculo.
Mas, quando foi preciso e as chances apareceram, principalmente para Obina, que marcou dois gols, o Atlético fez a diferença em campo.

O Atlético, no segundo tempo, parou de jogar e apenas se limitou a esperar o Villa no seu campo defensivo, fez ainda o terceiro gol, com Renan Oliveira, jogador ainda em evolução com Luxemburgo, mas o Luxa ainda vai ter muito trabalho com ele.

Depois disso, só deu Villa, com o jogo nas mãos e praticamente decidido, porque o Leão não teria forças para superar o Galo, mesmo assim o Villa Nova ainda fez um gol de honra com Warley.

Deu tambem para ver, com maior clareza, que o Flávio Lopes, técnico do Villa Nova, mudou esse time da água para o vinho. um time que não demonstrava confiança, apático em campo, passou a ter um padrão de jogo, ter alma, vibração e por isso conseguiu se reconstruir em campo e obter uma classificação que muitos ja creditavam não acontecer.

No Leão, deu para ver tambem muitas caras pálidas bem conhecidas, como Hernani(ex-Atlético), Tucho e Rodrigo(ex-America), Tucho aliás, que comandou o Villa Nova em campo como verdadeiro maestro.

O Atlético ainda jogou pro gasto, mas é um time ainda em montagem e muito ainda vai ser feito pelo Luxa.

Será que técnico ganha jogo mesmo?

Bom, muitos dizem que sim e outros rebatem dizendo que não, mas de qualquer forma, vamos creditar parte da vitória de ontem ao Adilson Batista.

Depois de um primeiro tempo de tirar o sono e colocar para fora a ira do torcedor cruzeirense, a ponto de ver o time celeste sair atrás no placar, o Cruzeiro foi um time completamente diferente na segunda etapa.

Foi outro, teve outra postura, quando Adilson Batista colocou em campo Roger, e ele mostrou que não pode ser banco de reservas desse time.

Deu outra cara, conseguiu fazer o time do Cruzeiro jogar, embora a atuação celeste continuasse deixando a desejar. e ainda, deixou o gol dele de forma brilhante e com a perna direita, que não é a melhor.

O Cruzeiro ainda virou o jogo em um gol espetacular do Kleber, que pode passar um jogo inteiro apagado, mas quando precisa ele resolve, encarna o espírito da torcida em campo e faz a diferença.

Mas, não podemos deixar passar, que o Cruzeiro ainda é um time apático, com sérios defeitos em campo e que, mesmo jogando junto ha três anos, pelo menos esse ano, ainda mostra alguns problemas dentro de campo.

Boa vitória e confirmação do primeiro lugar no Campeonato Mineiro.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Não era isso que a torcida cruzeirense queria

O Cruzeiro empatou sem gols com a seleção da África do Sul, comandada pelo técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira.

Como era de se esperar, muita festa, a presença da torcida ciente e esperando um trinfo azul sobre os "Bafana Bafana", como assim é chamados os africanos em seu país.

Mas, o que se viu em campo foi um futebol limitado do Cruzeiro, embora a equipe celeste dominasse a selecionado africano na técnica e na tática.

Parreira, que na minha visão, ainda está montando a seleção africana, colocando em prática seu trabalho para os jogadores, depois de um tempo com Joel Santana no comando.
O selecionado da Africa do Sul se defendeu, ja sabendo que não teria futebol para competir com o Cruzeiro e apostou apenas em descer nos contraataques, o que ocorreu algumas vezes em com certo perigo.

O Cruzeiro criou chances, exigiu muito do arqueiro africano, mas não conseguiu balançar as redes do Mineirão.

Ao final do jogo, o torcedor azul, como ja era esperando, não agradou com o resultado final, pela importancia do amistoso, embora seja com uma seleção teoricamente mais fraca, mas queria uma vitória para elevar o nome do Cruzeiro nos jornais estrangeiros.

O Cruzeiro ficou devendo, mas declaradamente, esse não é o Cruzeiro que todos esperam e que a torcida quer ver em campo.

Porque o nome do trofeu que foi dado aos africanos teve o nome de Aécio Neves?

Existem tantas pessoas e com o nome mais relevante que desse bom governador, mas que não deixa de ser um mauricinho mineiro erradicado no Rio de Janeiro.

Temos outros nomes como Tiradentes, Tancredo Neves, para não fugir do futebol, poderiam ser homenageados jogadores como Tostão, Dirceu Lopes e outros mais.

Galo cai em Santa Catarina

O Atlético sofreu sua primeira derrota na Copa do Brasil, 1 x 0 para Chapecoense, em Chapecó-SC

Aqueles que não confiavam em um trinfo catarinense, tiveram que baixar a crista, assim como fez o Galo e mais uma vez ter provado que não existe vencedor de vespera, ainda mais em um torneio curto como a Copa do Brasil.

O Galo, mais uma vez, pecou nas finalizações e erros de marcação, uma desses erros resultaram no gol da Chapecoense, o jogador catarinense passou nas costas do lateral esquerdo Junior e finalizou a gol.

O Atlético continuou tentando, mas sem sucesso nas finalizações, que poderiam ter evitado a derrota do Galo fora de casa.

É inegavel que o Luxemburgo torce como nunca pela volta de Diego Tardelli, não só ele, mas como a torcida tambem espera ansiosa pelo seu retorno.

Giovanni, grata surpresa, jogador de movimentação e que pode mostrar seu futebol em campo, mesmo com o resultado adverso.

Agora o Atlético vai trabalhar em cima de uma forte marcação e esquema defensivo da equipe catarinense, quando vir a BH para jogar no Mineirão, pela partida de volta da Copa do Brasil.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Camisa rosa, será que merece tanta polêmica assim?

Ontem(16/02), o Atlético lançou a coleção 2010 do clube, entre uniformes de jogo, camisas 1 e 2, uniforme para delegação, coleção feminina tambem.

Mas, o que chamou a atenção de todos, foi o novo material de treino do Atlético, com uma camisa levemente rosada, cor que a torcida atleticana, imediatamente repudiou.

Talvez os torcedores queiram diminuir o clube por um simples uniforme, que, de fato, vem com uma cor alternativa do clube.
Muitos outros clubes tem em suas coleções, camisas que se diferem das cores oficiais do clube.

As cores oficiais do Clube Atlético Mineiro são PRETO E BRANCO.

Um simples uniforme de treino não diminui e muito menos, não hostilizam a história e tradição do clube, que tem escrito em sua biografia, grande herois e pessoas que honraram a camisa preta e branca.

Os rivais, alguns deles que perdem tempo apenas se "preocupando" com o time adversário. deixem para eles os motivos de chacotas.

Agora, repudio com força e toda indignação, como amante do futebol, as atitudes infantis e de deslealdade dos próprios torcedores do Atlético.

Muitos deles, na comunidade oficial do clube no Orkut, a página de relacionamentos do Google, estão difamando o nome do presidente do Atlético, Alexandre Kalil e reduzindo a pó todo o trabalho realizado por ele, a frente do Atlético.

Esses não são atleticanos, apenas se preocupam com as opiniões alheias, se esquecem que as verdadeiras cores do time e que devem sempre ser honradas são o PRETO E O BRANCO.

Hoje é Galo na Copa do Brasil

Hoje, o Atlético estréia na segunda fase da Copa do Brasil, enfrentando a Chapecoense-SC.

Inevitavel não creditar ao Atlético Mineiro, um certo favoritismo no jogo de hoje, pela Copa do Brasil.
Por motivos muito claros, melhor time, melhor estrutura dentro e fora de campo e momento atual é favoravel ao Atlético.

A Chapecoense, hoje, faz uma campanha medíocre no Catarinense, vencendo apenas dois jogos nos dois turnos do campeonato.
Enfrenta problemas extra campo, com jogadores indisciplinados, frequentando boates, chegando atrasado e até mesmo, faltando aos treinos da equipe.

Mas, não devemos nos enganar pela aparencias, haja vista que presenciamos grandes surpresas, as famosas "zebras" falarem muito alto nessa Copa do Brasil, que é, de fato, o torneio mais democrático do futebol brasileiro.

Tivemos em 1997 o Santa Cruz eliminando o Cruzeiro, em pleno Mineirão, com uma vitória por 1 x 0.
Em 2002, o Palmeiras, na época, comando pelo Vanderlei Luxemburgo, eliminado no Palestra Itália pelo ASA-AL.
No mesmo ano, a febre amarela do Brasiliense contaminou o torneio, eliminando clubes grandes como Fluminense e Atlético-MG, respectivamente. E outras zebras.

Vencer é importante para o Galo, dentro da proposta de evolução que o técnico Vanderlei Luxemburgo propos a todos, mas eliminar a segunda partida, inegavelmente, é de fundamental importancia para o calendário atleticano.

O jogo hoje é as 21:00, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina.

domingo, 14 de março de 2010

Mistão do Cruzeiro vence e volta a liderança

Debaixo de muita chuva e queda da luz nos refletores, o Cruzeiro venceu o America e voltou a liderança do Campeonato Mineiro 2010.

Com ambos os times priorizando o ataque, as chances foram aparecendo, o Cruzeiro com Wellington Paulista e incomodando a defesa americana e o America sempre jogando pela direta do ataque.

Tem que se dar crédito as atuações de Uchoa, jovem jogador lançado por Adilson, mostrando-se polivalente jogando no meio e nas laterais, fazendo uma função parecida com a exercida pelo Marquinhos Paraná.

Wellington Paulista teve participação decisiva, fazendo seu gol, marcando, atacando, esbanjando raça, vontade, técnica e se doando pelo time, mostrando ao técnico do Cruzeiro que tem lugar nesse time e, certamente, deve entrar no lugar de Kleber, expulso contra o Deportivo Itália, no próximo jogo time na Libertadores, contra o mesmo Deportivo.

Ja do lado americano, Dudu mostrou muita vontade, até demais, marcou muito, mas tambem bateu na mesma voltagem.

Moisés vem mostrando bom futebol a cada jogo, crescendo bastante e se mostrando um excelente jogador.

Fábio Junior, calando a boca de alguns que desacreditavam no seu futebol, mostrando presença de área.

Mauro Fernandes, aos poucos, vem dando uma cara, uma identidade a esse time do America, mesmo com a derrota, mostra que pode evoluir e dar trabalho nesse estadual.

A arbitragem, mais uma vez vai ser o nome da vez, pelo menos pela diretoria do America, que vai reclamar de um penalti não marcado em cima de Rodrigo, quando o jogo ja estava 2 x 1 para o Cruzeiro.
Vai reclamar tambem da não expulsão do volante Fabinho, que chegou de forma ríspida em cima de Rodrigo, não foi expulso e logo depois, marcou o terceiro gol celeste.

Placar de 3 x 2 foi justo, mas apenas porque o Cruzeiro, assim como no classico contra o Atlético, teve jogadores que na hora do aperto, mostraram capacidade e fizeram a diferença.

sábado, 13 de março de 2010

Galo soberano no Mineirão

Depois de vencer com dificuldade o Democrata-GV e ter o jogo contra o America-TO adiado por uma liminar do STJD, o Atlético enfrentou a Caldense, séria candidata ao descenso no Campeonato Mineiro.

Luxemburgo sacou alguns titulares como Leandro e Ricardinho, ambos ficaram no banco de reservas. em seus lugares, entraram Junior e Evandro, respectivamente.

Junior mostrou que tem condições de ser titular do time, pois mostrou bom futebol, ja Evandro não disse ainda ao que veio fazer aqui em Belo Horizonte.

Renan Oliveira, que entrara em lugar de Diego Tardelli, lesionado, entrou com a desconfiança da torcida, pois o time e a torcida sentem falta de Tardelli dentro de campo, pois comanda o time e o jogador mais clarividente da equipe dentro de campo.

Mas, essa desconfiança caiu por terra quando Cáceres lançou na área e Renan Oliveira dominou e bateu com categoria, fazendo o primeiro gol do Galo, que ja fazia por merecer o primeiro gol, pois atacava bastante e levava perigo ao gol da veterana.

No segundo tempo, o Atlético voltou atacando, visando o gol e um placar elástico não seria muito dificil. a Caldense, por sua vez, só chegava nas investidas do lateral Renaldo, jogador do time mais atacou, mas os ataques da veterana eram tímidos e poucos faziam efeito.

O Atlético atacava e evolvia a Caldense com facilidade e os gols sairam com naturalidade, primeiro Fabiano, um golaço de fora da área, depois Renan Oliveira, em boa exibição deixou Obina debaixo do gol e depois, cruzou na cabeça de Fabiano, para fazer o quarto e ultimo gol atleticano.

A vitória mostrou uma evolução do Atlético, mas ainda é preciso fazer mais, a Caldense não é um time que serve de parâmetro para testar o Atlético.

Renan Olveira sentiu o que ha muito tempo não ouvia, aplausos da torcida, aprovando sua atuação em campo ao ser substituido por Marques. Fabiano, que tambem teve colocado em cheque suas atuações, fez 2 gols, foi sacado do time e tambem aplaudido pela torcida.

O Atlético precisa melhorar mais, corrigir alguns erros que são notórios em campo, mas a torcida fica feliz ao ver que a evolução do time é gradual e é sentida com resultados positivos e boas atuações da equipe em campo.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Pelo menos a "zebra" não correu solta

Empate que soou como derrota, foi o jogo entre Deportivo Italia-VEN x Cruzeiro, pela 3ª rodada do turno, grupo 7, Taça Libertadores da America.

Como todos sabem, apenas os primeiros colocados e o seis melhores segundos colocados que passarão a próxima fase.

Mas, infelizmente, o Cruzeiro, que está no "grupo da morte" nessa edição da Libertadores, perdeu uma chance de ouro para ter grandes chances de se classificar.

Sem querer desmerecer o futebol venezuelano, mas ainda está muito abaixo do futebol brasileiro e o Cruzeiro tinha a obrigação de vencer, não por ser disparado melhor que a equipe do Deportivo Italia, mas seria de fundamental importancia para as pretensões celestes em se classificar para as oitavas de final da Taça Libertadores.

Alguns jogadores estiveram abaixo da critica, apenas Kleber, o gladiador, que se sobresaiu, mas mesmo assim se queimou por ser expulso nos minutos finais.

Deveria ser um pouco mais inteligente o atacante do Cruzeiro, pois se trata de um jogador importantissimo no time e para o Adilson Batista, ele tem consiciencia disso, mas ainda comete as mesmas atitudes de indisciplina.

Perder pontos nesse momento seria uma catastrofe, pois o Cruzeiro volta a pegar Deportivo Italia-VEN e Velez-ARG, aqui no Mineirão e, Colo Colo-CHI, os dois ultimos que brigam pela classificação junto com o time celeste e o Cruzeiro precisa vence-los.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Uma bola de neve que não tem fim

Este jogo entre America-TO x Atlético se tornou uma avalanche de confusões.

Dessa vez, o Atlético conseguiu uma liminar que concede efeito suspensivo e pede remarcação do jogo para outra data.

Infelizmente, as coisas tiveram que chegar a esse ponto, para que certos olhos completamente cegos fossem abertos, e mostrassem até onde este show de trapalhadas estaria chegando em volta desta partida.

Tudo estava pronto para o jogo, até o pessoal de rouparia ja estava na cidade de Teófilo Otoni, jogadores ja estavam prontos para tomar o ônibus, ir até o aeroporto e pegar o avião até a cidade que iria realizar a partida, mas a diretoria do Atlético não desistiu fácil e foi até o fim para conseguir este efeito suspensivo.

Como diriam os antigos, todos fomos pegos de "calça na mão". até ja havia escrito comentando sobre a chuva que caira na cidade naquele momento.

Espero que com tempo hábil, tudo possa tomar um rumo mais correto e que o jogo seja realizado.

E isso é para mostrar tambem, que o futebol mineiro está ao "Deus dará", que é necessário investigar as podridões que correm pelos bastidores do nosso futebol e que assim, podemos, um dia, pensar em fazer um campeonato mais organizado e, de preferencia, sem o dominio total da TV Globo, que comprou os estaduais e faz do Campeonato Mineiro um torneio de times vendidos.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Chove em Teófilo Otoni, e agora?

Segundo informações em diversos programas de rádio e TV, chove na cidade de Teófilo Otoni. neste momento em que escrevo, são 13:57.

Se a chuva não parar, bem provável que se repita o mesmo filme da semana passada, uma campo impraticavel, sem condições de jogo. E então, se repetir a história, vamos ter jogo ou vai adiar para outra data?

Ja vimos uma situação parecida como essa, mas por outro motivo. em 2004, no Morumbi, ocorreu o falecimento do ex-zagueiro do São Caetano, Serginho, em virtude de uma parada cardiorespiratória. O jogo teve que ser adiado logo após a confirmação da morte do zagueiro.

Lembro-me que o arbitro do jogo, Rodrigo Martins Cintra, havia pedido ao delegado da partida uma comprovação da morte de Serginho, para depois decidir se continuava a partida ou não.

Passado a tragédia, nova data foi marcada para a sequencia da partida, para que fossem jogados os 30 minutos restantes, até então o jogo estava 0 x 0.

O Morumbi, que na primeira data apanhou mais de 20.000 pagantes, na continuação do jogo não recebeu mais de 5.000 pessoas.

O jogo terminou 4 x 2 para o São Paulo, 6 gols em pouco mais de 30 minutos. Junior, hoje jogador do Atlético e Euller, hoje jogador do America-MG, esteveram presentes nessa partida. Junior ainda fez um dos gols do Tricolor Paulista.

Bem provável que não teremos apenas 25 minutos, uma vez que, o America não fez nenhuma substituição na partida.

Tambem, não poderemos esperar que as equipes joguem para esperar o empate por 2 x 2, principalmente o America, que joga com dois jogadores a mais e o resultado de empate não é bom o alvi-rubro de Teófilo Otoni.

Uma das maiores confusões ja existentes na história do futebol mineiro será encerrada, isso, se a chuva permitir.

terça-feira, 9 de março de 2010

Cruzeiro de volta onde tudo começou

O Cruzeiro volta onde começou toda sua rica história dentro da Taça Libertadores da America. na Venezuela, contra o Deportivo Italia, o time azul celeste tentará se colocar em melhor posição dentro de seu grupo no maior torneio sulamericano.

É claro e notorio que o time venezuelano tem qualidade inferior ao time do Cruzeiro e, a raposa, tem todas as chances de sair da Venezuela com os 3 pontos, que são de suma importancia para as pretensões celestes dentro da Taça Libertadores.

O Cruzeiro tem o America no final de semana, pelo Campeonato Mineiro, e o mistão do Adilson, que mais parece uma vitamina de frutas, de tão confuso que é, com titulares e reservas sem muito entrosamento, deverá entrar em ação contra o Coelho.

Mas, primeiro vem a Libertadores e vencer na Venezuela é tudo o que o Adilson e o Cruzeiro precisam.

25 minutos, America-TO x Atlético

Serão apenas 25 minutos, mas que representarão toda desorganização, toda confusão e toda falta de autoridade da entidade maior do futebol mineiro, a Federação Mineira de Futebol.

Um jogo adiado pela TV Globo, da quinta rodada do Campeonato Mineiro, que seus jornalistas soltam aos ventos como se fosse a coisa mais normal do futebol, um adiamento de um jogo pela defesa de seus interesses pessoais. tudo começou errado.

O Galo entrará com 9 jogadores, pois perdeu Leandro, expulso no primeiro tempo e ainda Correa e Diego Tardelli machucados. este ultimo, viaja apenas para ser substituido. precisa disso?

O torcedor que jogou fora ou perdeu ingresso não terá como ver o restante da partida, somente aqueles que guardaram os ingressos.

Viagem longa, de alto custo e que mostra até onde vai a falta de autoridade de nossos cartolas no futebol mineiro.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Parabéns, mulheres!

Este dia 8 é muito importante todos, principalmente as mulheres.

Pois, se comemora o dia internacional da mulheres. uma data mais do que justa, pelo valor e a representatividade da mulher em todos os cenários do mundo.

No esporte não é diferente, as mulheres foram aparecendo tímidamente, mas com grandes feitos como o terceiro lugar no Campeonato Mundial de Basquete, no Rio de Janeiro, em 1971, vencendo as Japonesas por 76 x 75, com o ultimo ponto marcado por Nilza, faltando apenas 1 segundo para o término do jogo. Mais tarde, apareceram novas joias raras no esporte, no Basquete, Volei, Futebol, Natação e outras modalidades.

No Volei de praia, nas Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos, tivemos uma final brasileira entre Jacqueline e Silvia x Monica e Adriana. Jacqueline e Silvia ficaram com a medalha de ouro.

Aos poucos, as mulheres, merecidamente, foram conquistando maior espaço, tendo seu trabalho e seu esforço reconhecido.

O futebol feminino apareceu com grandes jogadoras, ganhando espaço nos jogos olimpicos, fazendo excelente campanha.

Recentemente, tivemos Marta, eleita por quatro vezes a melhor jogadora do mundo e com muito merecimento, Marta, tem elevado o nome do futebol feminino em todo mundo, partindo para todo mundo um incetivo as mulheres que buscam um lugar ao sol dentro do esporte.

Na política, várias mulheres exercem e exerceram grandes cargos, hoje temos Dilma Rouseff com ministra-chefe da Casa Civil e temos outras mulheres dentro da câmara dos deputados e no senado em Brasilia.

Em todos os seguimentos temos mulheres que se destacam e, como homem, desejo de todo coração que as mulheres cresçam cada vez mais.

São batalhadores e vencedoras, passando por cima de preconceitos e bairrismos, e sempre se destacando.

Parabens, mulheres!

domingo, 7 de março de 2010

Adriano causa nova polemica

Adriano, volta a criar polêmica, pedindo liberação dos treinos do Flamengo este fim de semana.
Em entrevista a Rádio Bandeirantes, Marcos Braz, diretor do Flamengo, diz que Adriano voltou a ter problemas com bebidas.

Infelizmente, Adriano que é um craque, homem gol que todo time quer, coloca seus problemas particulares para dentro de campo.
Ja mostrou que tem muito futebol, mas deixa seus problemas interferirem e acaba perdendo o controle, criando polemicas fora de campo.

É um dos relacionados por Dunga a ir a próxima Copa do Mundo, mas coloca em cheque sua presença na convocação final da seleção brasileira.

Tupi vence o Cruzeiro

O Tupi venceu o Cruzeiro por 3 x 1 e fica muito próximo a classificação para próxima fase.

Desde o inicio, o Galo de Juiz de Fora atacou mais, tocando bola, foi chegando ao gol do Cruzeiro.

O Cruzeiro, que entrou com time reserva, com algumas exceções, acordou bem mais tarde, quando passou a chutar um
pouco mais e sair mais ao ataque.

Adilson, para desejo de muitos torcedores, escalou Gilberto e Roger como titulares, claro, Gilberto jogando pela esquerda e Roger mais centralizado.

Quando equilibrou as ações, o Cruzeiro levou masi perigo ao gol do Tupi, abrindo o placar com Anderson Lessa.

Mas, o inesperado, até mesmo por mim, aconteceu. o Tupi empatou três minutos depois com Ademilson, em um golaço chutando de fora da área, contando com uma certa colaboração do goleiro Fábio.

Adilson decidiu colocar alguns titulares no segundo tempo, como Marquinhos Paraná e Thiago Ribeiro, mas não deu o resultado esperado. O Tupi marcava melhor e atacava com perigo ao gol de Fábio.

Marcou o segundo gol com Fabricio Soares, ex-America, e logo após fez o terceiro com Gedeon, muito conhecido do torcedor do Atlético.

Leonardo Condé mostrou a todos que a equipe do Tupi é competitiva e está muito bem treinada, aspirando até chegar as finais do Campeonato Mineiro.

Galo vence, mas no sufoco

O Atlético venceu o Democrata de Governador Valadares por 1 x 0 e respira entre os oito melhores que irão a fase final do Campeonato Mineiro.

O Atlético criou chances, mas não soube converte-las em gol, acredito que faltou o centroavante de área. Obina ficou jogando pelas pontas e o time ficou sem seu homem gol.

O Galo sentiu falta de Diego Tardelli, o time ainda sente a diferença quando Tardelli em campo. Se Diego Tardelli, quando era o homem gol do time, fazia uma falta gritante quando não jogava, hoje, exercendo nova função no time, jogando mais distante da grande área, fez uma falta maior ainda. pois a marcação foi mais forte entre os jogadores mais ofensivos do time, como Obina, Muriqui, Ricardinho e Renan Oliveira.

Moacir Junior, técnico do Democrata, armou e muito bem a equipe da pantera. A boa marcação do time do Democrata, fez com que o Atlético jogasse muito mais na base da paciencia, virando o jogo com maior rapidez, buscando qualquer espaço dado pela pantera.

O Democrata tentou apenas jogar nos contraataques, mas a postura da defesa atleticana, com Cáceres e Jairo Campos, passaram segurança ao time e a torcida.

Marques, mesmo com sua idade avançada, 37 anos, mostrou um grande futebol, provando que tem futebol para jogar e tambem, para acrescentar ao grupo atleticano. movimentando-se pela esquerda, atraindo a marcação e ainda, começando a jogada que resultou no gol do Atlético.

Aranha, mais uma vez deu sustos a torcida, nas bolas levantadas na área do Atlético, o goleiro do Atlético se esbarrava na indecisão de sair na bola ou ficar embaixo dos paus. quando quis sair, trombava com os defensores e ainda, chegou a se machucar em um dos lances. Parte da torcida não perdoou, gritando em coro o nome do reserva imediato, Renan Ribeiro.

Visivelmente, Luxembrugo ainda não tem o time ideal na cabeça, ainda tem duvidas em quais jogadores escalar, embora tenha algumas preferencias, mas estes, ainda oscilam em campo. A torcida ainda terá que ter muita paciencia com este time.

Alo amigos!

Amigos amantes do futebol!

Inicio meu blog para falar de futebol com voces.
Sou amante do futebol bem jogado, jogado para frente, com muitos gols e tambem, sem roubalheira e atos desonestos.
Sabemos que nosso futebol é o melhor do mundo, sempre temos grandes valores, não é atoa que outros clubes vem aqui e levam nossos melhores para seus países.
Claro, infelizmente estamos perdendo, cada vez mais cedo, nossos melhores jogadores, alguns assinam contratos com grandes equipes, com valores altos e, alguns deles, assinam antes de completar maior idade, 18 anos.

Enfim, vamos comentar sobre futebol e dar os nossos pitacos.

Abraços a todos.