domingo, 30 de maio de 2010

ATLÉTICO APÁTICO PERDE PARA O FLUMINENSE


Dando mostras claras de apatia em campo, o Atlético jogou mal e perdeu para o Fluminense, de Fred e Muricy Ramalho, por 3 x 1 e acumula a terceira derrota no Brasileirão 2010.


O Atlético começou bem o jogo, logo de inicio Muriqui fez o gol do Galo, porém foi dando espaço ao Fluminense e a parte individual do tricolor, comandado pelo excelente argentino Dario Conca, fez com que o Flu tomasse conta do jogo, em pleno Mineirão.


No segundo tempo, os erros da equipe dentro de campo e de Vanderlei Luxemburgo fora dele, deram resultado em favor do Fluminense.


O Fluminense jogou muito bem, com boa movimentação, jogadores como Conca, Fred e Alan, fizeram a diferença e o resultado foi muito merecido.


O retrato disso foi uma apatia gigantesca dos jogadores de defesa, além da improvisação de um lateral direito, Diego Macedo no meio campo. Sou contra jogadores que entram para tampar buracos. Diego Macedo é lateral direito, então tem que jogar como tal.


Talvez seja o reflexo de um processo violento de transição dentro do Atlético, com a saída de jogadores e a possivel chegada de alguns.


Os próprios jogadores atleticanos sabem que esta não é a formação ideal que Luxemburgo quer, que ele vai mudar a equipe para depois da Copa do Mundo. Resta saber se toda essa mudança será benefica ao clube, se o time estará fortalecido, pois o que a torcido não quer e não espera ver é essa apatia e falta de comprometimento dos jogadores em campo.


Hoje, o Atlético esteve a quem do que a torcida espera desde quando Vanderlei Luxemburgo assumiu o comando técnico do Atlético. Muito ainda precisa ser feito, pedir calma ao torcedor ja está ficando dificil, que após a Copa do Mundo, o Atlético traga uma resposta positiva ao seu torcedor.


sábado, 29 de maio de 2010

AMERICA VENCE E CONFIRMA BOM MOMENTO


Em um horário completamente fora do normal no futebol brasileiro, mais uma moda criada pela Rede Globo e sua equipe de esportes, 21:00 em pleno sábado, America-MG e Ipatinga encerraram a quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Serie B. Vitoria do coelho por 4 x 0.


O America bateu em um time fragilizado, sem motivação e com vários jogadores do elenco no departamento médico e, ainda acumulando quatro derrotas nas quatro rodadas do Brasileiro da Serie B.


O America vem se acertando, alguns jogadores vão se firmando e outros vão se despedindo como Danilo, que ao final da primeira parte do nacional da Serie B, se juntará ao "Meninos da Vila" do Santos.


É inegavel que Mauro Fernandes ainda necessita de alguns jogadores para fortalecer o elenco americano. A caminhada é longa e o treinador americano precisa ter jogadores para reposição no time titular.


Os gols americanos foram de Dudu, jogador sem muita técnica, mas brigador no meio campo, Luciano, voltando a jogar o bom futebol que o consagrou, Thiago Silvy, que ainda precisa se explicar e tem muito a mostrar e Rodrigo, cada vez mais se afirmando no time.


O Ipatinga continua irreconhecivel. Sem explicações para a queda acentuada do futebol da equipe.


Iniciando o Campeonato Brasileiro com diversos desfalques, se acertando durante a competição e sem base técnica e tática, só poderia iniciar de forma deprimente o Nacional 2010.


Gilson Kleina, que ressucitou o elenco no Campeonato Mineiro, foi quem pagou o pato. Foi demitido, na minha opinião, injustamente. Mas, em um futebol que vive de resultados a curto prazo como o brasileiro, ele sucumbiu aos desfalques e os problemas no elenco.


É aguardar e torcer para que o America confirme o bom momento durante a Serie B e o Ipatinga renasça das cinzas e brigue por umas das quatro vagas de acesso a primeira divisão.


quinta-feira, 27 de maio de 2010

CRUZEIRO JOGA O NECESSARIO E VENCE O BOTAFOGO


Longe de praticar uma grande atuação durante o jogo, o Cruzeiro fez o dever de casa e venceu o Botafogo por 1 x 0, no Mineirão.


Sob protestos do torcedor contra o presidente Zezé Perrela, o Cruzeiro entrou visivelmente pressionado e ainda sem muita criação ja que o Botafogo entrou para jogar na retranca.


Apenas depois do gol de Thiago Ribeiro, o jogo ficou mais aberto, as chances começaram a aparecer e os goleiros, principalmente Fábio, o nome do jogo, começaram a ser figuras centrais da partida.


Fábio, que tem sido mais que um talismã para a equipe, pegou um penalti e ainda fez outras defesas, que fazem o torcedor ter mais receio de uma transferência do goleiro para o futebol europeu. Caso esta transação se confirme, o Cruzeiro perde e muito.


Além das atuações celestes dentro de campo, o maior medo do torcedor celeste é a possivel perda de jogadores importantes como Fábio, Kleber e vários nomes sondados por outras equipes. É necesário que o Cruzeiro precisa vender jogadores para fazer "caixa" e encher seu cofre para se sustentar durante o ano, pois a grande meta da raposa, que era a Taça Libertadores, ja foi para o espaço.


É nítido que o Cruzeiro não passa por um bom momento, precisa de reforços que cheguem para assumir a camisa titular da raposa, um período maior de treinamento para se acertar e em seus bastidores, colocar tudo em pratos limpos.

ATLÉTICO ERRA MUITO E PERDE PARA O VITÓRIA


Ha muito tempo não assistia um jogo do Atlético com tantos erros de marcação, individuais, que resultaram em uma derrota. O Galo perdeu uma chance clara de vencer e se afirmar nesse início de Campeonato Brasileiro.


Mais uma mostra de que a equipe ainda precisa de muitos reparos, mais atenção e mais comprometimento em campo. E tambem, que o técnico Vanderlei Luxemburgo tem muito trabalho pela frente se quiser montar uma equipe competitiva para o restante da temporada.


Marcelo, goleiro que falhou no terceiro baiano, teve a ombridade de admitir o erro, mas custou muito caro e é necessário mais atenção do goleiro atleticano. Luxemburgo aposta suas fichas neste goleiro, ja que não encontrou em Aranha e Carini a tranquilidade embaixo das traves e ainda julga o jovem Renan Ribeiro muito inexperiente.


Erros de posicionamento da defesa, praticamente definiram o jogo em favor do Vitória, Werley e Jairo Campos cometeram falhas capitais em diversos lances da partida.


Com menos erros, o Atlético certamente traria uma vitória no Barradão ou, no mínimo, um empate.


De positivo, ficou apenas as estréias de Diego Macedo, lateral direito e Ricardo Bueno, atacante. É cedo para avaliar, mas mostraram um bom futebol. Vamos esperar os próximos jogos e as atuações desses jovens jogadores.


O Atlético mostrou um poder ofensivo muito eficiente, com menos erros na defesa, o Galo pode aspirar uma grande campanha durante este Brasileiro 2010. Mas, reforços virão até a parada para a Copa do Mundo e jogadores irão sair. É esperar.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

NA BAHIA, O GALO TENTA BATER O LEÃO


O Atlético vai até Salvador se afirmar no Brasileiro e conseguir a primeira vitória fora de casa, sobre o Vitória da Bahia, finalista da Copa do Brasil.


Ainda naquela fase de preparação, de montar a melhor equipe para este nacional, Luxemburgo leva a escalação para os vestiários do Barradão. A unica que a torcida atleticana espera é que a equipe não entre contra o Leão baiano o mesmo futebol diante do Gremio Prudente.


Sinceramente não espero grande espetáculo do Galo diante do Vitória, pois jogar no Barradão nunca foi tarefa das mais fáceis, porém, a campanha do rubro-negro baiano neste Campeonato Brasileiro não é das melhores. Com isso, a expectativa de um resultado positivo é forte.


Pelos lados do Vitória, a clara preferência pela Copa do Brasil, ja que a equipe está na final do torneio, empolga o torcedor em um bom resultado, mesmo o inicio do rubro-negro não sendo dos melhores.


Desfalques serão muito sentidos como: Viáfara, Bida, Ramon Menezes (ex-Galo) e Junior, jogadores de destaque da equipe baiana. Resta ver se os substitutos darão conta do recado.


Enfrentar o Vitória no Barradão vai ser muito dificil, porém, em plenamente claro um resultado positivo do Galo diante do rubro-negro de Salvador. Jogo as 19:30.

CRUZEIRO PRECISA SE EXPLICAR, HOJE É O DIA!


Hoje, o Cruzeiro tem a chance de reagir no Campeonato Brasileiro, basta vencer o Botafogo, de preferência, convencendo no futebol.


Depois dos ultimos fracassos, a raposa precisa se explicar ao seu torcedor, tão acostumado a grandes vitórias e muito exigente, vencer o Botafogo pode ser um divisor de águas para o Cruzeiro, pelo menos nesta primeira parte do nacional, antes da Copa do Mundo.


Adilson Batista necessita dessa vitória, de um trinfo azul celeste, pois a paciência do torcedor e da diretoria ja chegaram no limite. A diretoria do Cruzeiro tenta colocar panos quentes, dando apoio ao treinador celeste, mas em um futebol que vive de resultados, um resultado nada satisfatório poderá ser mais um ponto contra o técnico da raposa.


Até mesmo, alguns jogadores que ainda não se acertaram, precisam jogar tudo o que sabem para mostrar que tem condições de vestir a camisa do Cruzeiro. Serão 30 dias de parada por causa do mundial na África do Sul e janela de transferências, ou seja, quanto mais cedo uma reabilitação, melhor para estes jogadores. leia-se: Pedro Ken, Guerron, Thiago Heleno, Eli Carlos, Gil e outros mais.


Pelos lados do Botafogo, três jogadores não deverão começar o jogo e serão muito sentidos, Loco Abreu, Lúcio Flávio e Herrera, este ultimo, um desfalque quase certo. Praticamente o fogão perde seu melhor poderio ofensivo.


Não tem um grande retrospecto contra o Cruzeiro no Mineirão, mas ja complicou para o time azul, como no Brasileiro de 1995, em que o Botafogo contava com o centroavante Túlio Maravilha em estado de graça. Em Belo Horizonte, o Cruzeiro empatou em 1 x 1 contra o Botafogo e no Maracanã, 0 x 0, empate que deu a classificação aos cariocas para as finais contra o Santos e o título veio para General Severiano.


É aguardar e torcer por uma grande exibição celeste, jogo as 21:50, horário global.

domingo, 23 de maio de 2010

CRUZEIRO TRAZ UM PONTO E ESQUECE DOIS EM CAMPINAS


Foi assim mesmo, o Cruzeiro empatou com o Guarani, em Campinas, por 2 x 2 e mais uma vez tendo que correr atrás do placar adverso.


É dificil entender como uma equipe que joga junto a três anos, consegue entrar em campo com tanta apatia, chegando até a dar raiva em quem ver o Cruzeiro jogar.


Levou dois gols por merecimento do péssimo futebol apresentado, calando a arrogancia de uns muitos que ainda tampam o sol com a peneira e não reconhecem que a raposa não tem jogado absolutamente nada ha muito tempo.


Algumas laranjas que andam apodrecendo e estão contaminando as boas, embaladas no saco de Adilson Batista, estão exibindo um futebol abaixo da crítica e comprometendo o Cruzeiro em diversos jogos, hoje foi mais um para pendurar na conta.


No segundo tempo, o Cruzeiro começou a jogar como time grande e conseguiu o empate, colocando em prática sua superiodade em campo.


Porque o time celeste não joga assim desde o primeiro minuto de jogo? Talvez o Cruzeiro goste de emoções fortes.


O Cruzeiro esqueceu dois pontos em Campinas, justamente porque acordou muito tarde em entender que era superior ao alviverde campineiro.


Um futebol não condizente com os jogadores que a equipe celeste tem em seu plantel, uma lavagem de roupa suja, com diretoria, comissão técnica e jogadores não seria nada mal. Apenas um começo de reação dentro do clube para refletir em campo.


GALO VENCE SEM CONVENCER


Dentro daquilo que a equipe apresentou nos ultimos jogos, jogar sem convencer a ninguem, o Atlético fez o dever de casa e venceu o xará paranaense por 3 x 1.


Depois de um primeiro tempo que terminou em 0 x 0 e resultou em vaias tímidas dos torcedores, parece que a capacidade do técnico Vanderlei Luxemburgo, de motivar seus jogadores no segundo tempo, deu muito certo.


No primeiro tempo, de uma equipe que jogava de freio de mão puxado, para um time com mais vibração na segunda etapa, o Galo fez valer de sua superioridade técnica e mando de campo e foi fazendo o resultado.


Os gols de Muriqui e Diego Tardelli serviram para a equipe ter maior tranquilidade e assim jogadas seriam trabalhadas com mais perícia.


O muito contestado Ricardinho iniciou e terminou a jogada do terceiro gol. Tem jogos que caem como uma luva para ele, tem outros que ele não pode sequer ir para o aquecimento. É só o Luxa não sismar de coloca-lo como meia-atacante ou quarto homem de meio campo, que ele poderá render muito.


O bom atacante Bruno Mineiro descontou para o Atlético-PR, mas ja era tarde. Vitória justa do Atlético, apenas pelo segundo tempo bem jogado.


Não duvido que as coisas irão caminhar de forma diferente até a parada para a Copa do Mundo. O Galo está longe de apresentar um espetáculo para seus torcedores, porém, é necessário vitórias neste inicio de Brasileiro.

MUDANÇAS ESPERADAS NO ATLÉTICO


Talvez o título mineiro tenha vindo para fazer o torcedor acreditar em dias melhores para o Atlético-MG. Porém, é visto e notório que Campeonato Brasileiro é outra realidade diante de um estadual.


E o técnico Vanderlei Luxemburgo acordou e entendeu isso a tempo. começou a fazer uma revolução no elenco, dispensando e emprestando jogadores, esperando pelos reforços indicados e ter um elenco base para uma pré-temporada durante a Copa do Mundo.


Alguns jogadores ja começaram a tomar o caminho da roça e o elenco atleticano vai se enxugando aos poucos, como Renan Oliveira e Evandro, rumando para o Vitória da Bahia, a dispensa de Marques, as chegadas de Edison Mendez e Neto Berola e outros reforços esperados.


O atleticano ja cansou de ouvir a ladainha de que precisa-se ter paciência para que a equipe se acerte, ela apenas espera que todas as decisões tomadas, inclusive, algumas que desagradaram uma maioria significativa, com a dispensa prematura do atacante Marques, que estas decisões dê resultados expressivos e positivos.


Mas, o que o técnico Vanderlei Luxemburgo espera da diretoria atleticana é que ele tenha o grupo em mãos até a parada do Campeonato Brasileiro por conta do mundial. Essa é a maior exigencia do treinador atleticano.


Até la, o Atlético vai jogar pela conta do chá, muitas experiências, muitas alternancias dos jogadores iniciarem os jogos da equipe e, baseando nisso, o torcedor do Galo vai precisar exercitar um pouco de sua paciência muito conhecida.


É aguardar, porque não ha verdade no futebol que dure 24 horas.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

CRUZEIRO NÃO ACREDITOU QUE PODERIA SER CAMPEÃO

Não quero se o dono da verdade, nem muito menos profeta do acontecido, mas o Cruzeiro não acreditou que poderia vencer a Taça Libertadores da America, neste ano de 2010.

Foram três anos seguidos disputando a maior competição da America do Sul e em todas as participações, o time azul celeste deixou escapar por meros, mas significativos detalhes que fizeram a diferença.

E neste ano, entrando como favorito entre todos os times brasileiros que iniciaram esta competição, Flamengo, São Paulo, Internacional e Corinthians, além do Cruzeiro, muitos apontavam a raposa como um possivel vencedor.

Mas, parece que a diretoria cruzeirense levou essa história de favoritismo muito a sério, não contratando jogadores que poderiam fazer a diferença no torneio e sendo omisso em vários momentos.

A campanha na primeira fase, com goleadas jogando dentro do Mineirão, foi só para enganar que quisesse acreditar em algum triunfo, mas a verdade mostrava um certo comodismo entre a diretoria, passando pela comissão técnica e jogadores.

Ha quem acreditasse no título, claro, era possivel, mas faltou muita seriedade nos momentos em que o time carecia de um pouco mais de entrega. Não foi isso que se viu nos jogos contra o São Paulo, tanto em Belo Horizonte como em São Paulo.

Muitas podem reclamar que as arbitragens foram tendenciosas contra o Cruzeiro, mas isso não apaga a falta de compromisso do time em campo e fora dele.

Como "premio", o Cruzeiro viu indo para o espaço seu principal objetivo, que era o tricampeonato da Libertadores e agora, aquele que mais confiava neste caneco, que era o torcedor, mais uma vez se vê frustrado com mais um fracasso da equipe.

Erros são para serem tirados como lição e não para ser criticados, porém, não para deixar barato algo de suma importância, que era um campeonato tão importante como a Libertadores da America.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

VAI SER UM GRANDE JOGO

São Paulo e Cruzeiro decidem hoje, uma vaga na fase semifinal da Taça Libertadores da America, no Morumbi, em SP.

São Paulo, que tem a vantagem, mesmo com a derrota no ultimo domingo para o Botafogo, no Campeonato Brasileiro, pode aproveitar o jogo de hoje como uma afirmação.

O grupo são paulino, mesmo não atingindo as melhores atuações durante a temporada, é uma equipe muito forte, pelo elenco que tem e o potencial destes jogadores que, em sua maioria são conhecidos, porém, não afirmaram com a equipe tricolor durante o ano.

Tem o resultado nas mãos, e por isso, não sairá desenfreadamente a caça do Cruzeiro, como se precisasse da vitória.

Certamente, Ricardo Gomes irá adotar o mesmo esquema e a forma de jogo da primeira partida em BH, quando o tricolor venceu por 2 x 0, marcando as melhores saídas de jogo do Cruzeiro e saindo em contrataques explorando a posse de bola da equipe. E porque não, despejar um pouco de cautela durante o jogo.

O Cruzeiro só tem uma solução, venceu ou vencer. Seus jogadores terão que jogar tudo o que sabe e tambem, contar com um dia infeliz do tricolor paulista.

Missão dificilima, pois além de estar o objetivo principal de toda a tempoarada, que é o tricampeonato da Libertadores, interesses particulares tambem estão em jogo.

Como a cabeça de Adilson Batista, tecnico do Cruzeiro, que ja está sendo figura quase indesejavel no Cruzeiro e jogadores tambem poderão sair.

Torcida, elenco de jogadores, em sua maioria, ja pedem a cabeça do treinador celeste, que ja tem seu nome sondado por equipes como Palmeiras, que recentemente demitiu Antonio Carlos Zago e procura um nome para o comando alviverde.

É o jogo do ano para o Cruzeiro e, mesmo com a desvantagem, o torcedor exige uma grande atuação do time azul em campo.

Vamos esperar esse jogaço, as 21:50, horário global.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

SÃO PAULO SURPREENDE E VENCE O CRUZEIRO


Pela primeira partida das quartas de finais da Taça Libertadores da America, o São Paulo derrotou o Cruzeiro, em pleno Mineirão, por 2 x 0, e vai com ótima vantagem para o segundo jogo no Morumbi.

O Cruzeiro começou como devia ser, atacando, tendo maior posse de bola, porém não traduzia as chances criadas em gols e, com o tempo, a defesa do São Paulo formada por Xandão, Alex Silva e Richarlyson, este ultimo, que fez um papel de falso terceiro zagueiro, foi minando aos poucos o ataque cruzeirense, com Kleber e Thiago Ribeiro.

Do outro lado, o São Paulo jogava unicamente para marcar as principais saídas de jogo do Cruzeiro e atacar com maior consciência, tendo Fernandão, em sua estréia, como termômetro do time em campo.

Aos poucos, a estratégia do São Paulo foi dando certo, e em bons passes chegou ao seu gol, com Dagoberto. Um balde de agua fria para o torcedor celeste, que esperava um espetáculo azul no Mineirão.

Veio o segundo tempo com o São Paulo ainda mantendo a mesma estratégia e, o Cruzeiro, sem ter como sair para o ataque, ja que tinha perdido sua melhor chance de contrataque, com o lateral direito Jonathan, atacava desorganizadamente, esperando algum erro da defesa são paulina ou uma jogada bem arquitetada por Kleber e Thiago Ribeiro. Nenhuma das opções acima aconteceram e o Cruzeiro foi sucumbindo ao futebol prático e consciente do São Paulo.

O segundo gol em uma jogada de contrataque, passando por Fernandão e terminando com Hernanes. E ai desespero tomou conta do Cruzeiro, que ja não tinha mais esquema tático e saía para o ataque com a cara e a coragem.

E o Cruzeiro vai falar alto em relação a arbitragem, com um gol marcado por Thiago Ribeiro, porém, assinalado impedimento e confirmado por Oscar Ruiz, da Colombia, gol do Cruzeiro foi legal. Para voce ver que não é só no Brasil que os árbitros erram, no mundo todo, os juizes erram e tambem são questionados.

No final, vitória merecida do São Paulo que soube segurar o Cruzeiro e quando teve chances agudas de marcar, ás converteu em gol.

Próximo jogo, na próxima quarta, dia 19/05, no Morumbi, São Paulo

terça-feira, 11 de maio de 2010

DUNGA - NÃO AGRADOU, MAS FOI COERENTE


Talvez a lista mais esperada dos ultimos quatro anos, saiu hoje, por volta das 13:00 horas, no Rio de Janeiro. A convocação dos 23 jogadores que irão a Africa do Sul disputar a 18ª edição Copa do Mundo.

As ultimas semanas foram as mais quentes, com pedidos de convocação dos jogadores Paulo Henrique Ganso e Neymar, do Santos, alguns ainda queriam Ronaldinho Gaucho figurando entre os convocados e outros nomes ainda apareciam como possiveis recrutados para o escrete canarinho.

Foram chamados: GOLEIROS: Julio Cesar(Internazionale-ITA), Gomes(Tottenham-ING) e Doni(Roma-ITA); LATERAL DIREITO: Maicon (Internazionale-ITA) e Daniel Alves (Barcelona); ZAGUEIROS: Lúcio (Internazionale-ITA), Juan (Roma-ITA), Luisão (Benfica-POR) e Thiago Silva (Milan-ITA); LATERAL ESQUERDO: Michel Bastos (Lyon-FRA) e Gilberto (Cruzeiro); VOLANTES: Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Felipe Melo (Juventus-ITA), Josué (Wolfsburg-ALE), Kléberson (Flamengo), MEIAS: Kaká (Real Madrid-ESP), Elano (Galatasaray-TUR), Ramires (Benfica-POR) e Júlio Batista (Roma-ITA); ATACANTES: Luís Fabiano (Sevilla-ESP), Robinho (Santos), Nilmar (Villarreal-ESP) e Grafite (Wolfsburg-ALE).

Os sete suplentes, que compõem os convocados são: Alex (zagueiro, Chelsea-ING), Marcelo (lateral esquerdo, Real Madrid-ESP), Carlos Eduardo (volante, Hoffenheim-ALE), Sandro (armador, Internacional), Paulo Henrique Lima (Santos), Ronaldinho Gaúcho (atacante, Milan-ITA) e Diego Tardelli (atacante, Atlético-MG)

Durante três anos, Dunga fez diversas experiências, convocou muitos jogadores e com o passar dos jogos, foi encontrando seus homens de confiança e estes jogadores, em sua maioria, que encerraram as eliminatórias para a Copa do Mundo, seriam convocados, não iriam apenas se ocorresse algum imprevisto.

Existiam algumas duvidas nessa lista, como terceiro goleiro, os laterais esquerdos e mais um atacante.

Sinceramente, existem goleiros de melhor qualidade do que Doni, como Fábio(Cruzeiro), Diego Alves(Almeria-ESP), Victor(Gremio) e Bruno(Flamengo). Não quero desmerecer a qualidade do Doni, se ele joga em um clube da tradição da Roma da Italia, acreditam no futebol dele. Mas, acredito que Doni foi muito beneficiado pela campanha da Roma no Campeonato Italiano, onde a equipe briga contra a Inter pelo Sccudetto 2009-2010.

Caberiam outros jogadores no meio campo brasileiro como Hernanes(São Paulo) e um grande injustiçado, Alex(Fenerbahce-TUR), tem lugar nesta seleção, assim como teve em 2002 e 2006, quando foi preterido por Felipão e Parreira, respectivamente. Certamente, foi a ultima chance de Alex disputar uma Copa do Mundo.

Outro ponto muito criticado foi a presença de Grafite entre os 23 jogadores. E diferente do que foi dito pela maioria dos torcedores, é muito válido a convocação deste atacante, pois realizou uma temporada muito boa na Alemanha, embora esta liga não seja muito acompanhada no Brasil, mas quem viu, sabe que ele merecia muito.

Diego Tardelli, que foi convocado para ficar entre os sete suplentes, merecia tanto quanto ele. Mas, um dos critérios usados por Dunga é o curriculo na seleção e Grafite tem um passado mais frequente na seleção do que Tardelli, como se curriculo na seleção fosse critério para definir quem é o melhor, não é Dunga?

Adriano, que seria um dos selecionaveis, acabou ficando de fora e com muita justiça. Quando um jogador passa a frequentar as páginas policiais e de fofocas em jornais e revistas, ao invés das esportivas, certamente não acrescentará em nada a seleção nacional.

O Brasil inteiro pediu Paulo Henrique Lima, o Ganso, e Neymar, ambos do Santos, entre os 23 jogadores. Apenas Ganso foi chamado entre os sete reservas. Mas, era tido como certo a não convocação dos dois, não por conta da qualidade técnica deles, ja vem mostrando isso desde o inicio do ano, mas com a base da selecão brasileira quase pronta, dificilmente Dunga iria alterar sua lista que era praticamente previsivel.

Coerente ao levar os jogadores que classificaram o Brasil a Copa, incoerente ao tirar suas dúvidas sobre quem levar, tendo como critério curriculo na seleção. Piada de muito mal gosto.

Não gostaria que o Brasil vencesse esta Copa do Mundo, não pela falta de patriotismo, mas pelo bem futebol bem jogado, do futebol bonito que todos sonham em ver. E o Brasil vencendo, mais uma vez, o futebol resultado ficará em primeiro lugar e grande característica do futebol brasileiro, que é a arte, a alegria de jogar, ficará em segundo plano e o futebol resultado mais uma vez se fará presente em uma Copa do Mundo.

Há muito o que se comentar dessa lista, muitas críticas e elogios por parte dos 190 milhões de brasileiros, mas na hora da bola rolar, isso tudo fica para escanteio e o brasileiro, mesmo aquele que não torça para nossa seleção, passará a ver o Brasil em campo.

É aguardar o início de mais uma Copa do Mundo.

domingo, 9 de maio de 2010

GALO ESTRÉIA BEM E VENCE O VASCO


Mesmo depois da eliminação na Copa do Brasil, Atlético Mineiro e Vasco fizeram um jogo razoavel no Mineirão.

Mais uma vez, o técnico do Atlético Vanderlei Luxemburgo, adotou o mesmo esquema utilizado na ultima quarta, contra o Santos, com quatro homens no meio campo, utilizando os avanços alternados de Correa e Fabiano e apostando nos lançamentos de Ricardinho, valorizando a posse de bola e munciando o ataque.

A diferença é que o Galo teve mais espaço e pode criar mais, diferente do ocorrido no jogo contra o Santos. E a estratégia deu certo, o Atlético fez dois gols apostando na velocidade dos atacantes nos gols de Ricardinho e Muriqui.

Talvez faltasse maior velocidade nos contrataques mais rápidos, porém a equipe teve maior posse de bola e os passes saíam com maior precisão.

O Vasco não se entendia no setor defensivo, dava espaços para que o adversário se movimentasse e procurava sair apenas nos contrataques, sem grandes perigos para Aranha, goleiro do Atlético.

No segundo tempo, houve uma queda acentuada de produção das duas equipes, porém, o técnico do Vasco, Gaúcho, alterou a postura do time em campo com algumas mexidas e conseguiu um gol, através de Elton. Mas a falta de criação dos times, impediu que o placar fosse alterado mais algumas vezes.

Mesmo com as alterações, o Galo não mudou sua forma de jogar, dando a entender que o resultado era satisfatório, mas certamente, a torcida cobra um pouco mais de velocidade e um melhor futebol.

Vitória justa do Atlético pelo que o time fez no primeiro tempo, poderia ter feito mais no segundo tempo.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

COMEÇA MAIS UM BRASILEIRÃO

Neste fim de semana, inicia-se mais um Campeonato Brasileiro, o sétimo disputado em pontos corridos, que ainda traz muita polêmica. Ainda existem pessoas que preferem o famoso mata-mata, inclusive eu.

Na primeira divisão, Atlético-MG e Cruzeiro representam nosso estado em mais uma busca por um título nacional.


O Atlético, primeiro campeão em 1971, mais uma vez traz consigo a esperança dos torcedores em dias melhores, uma vaga na Libertadores ou, até mesmo, o bicampeonato nacional.
Diferente dos anos anteriores, um brilho diferente no olhar do atleticano, na forma como encarar a equipe, se faz presente. Não só pelo plantel, que mostrou ser de respeito ganhando mais um estadual e encarando talvez a melhor equipe do Brasil, o Santos. Mas, pelo comando técnico da equipe fora de campo, com Vanderlei Luxemburgo, campeoníssimo desta competição.

Certamente, o Galo entra mais forte que no ano passado, entra com mais fibra, com maior respeito dos adversários, respeito este que o Atletico tinha perdido nos ultimos anos com as campanhas pífias durante o nacional.

A equipe, que terminou o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil, sofrerá mudanças. Como a imprensa havia divulgado, sairão jogadores e chegaram outros para compor o elenco, mas a estrutura óssea do Galo, dentro de campo, o Luxa ja acertou. é esperar para ver o que o Galo das alterosas pode apresentar.


O Cruzeiro, campeão em 2003, com Vanderlei Luxemburgo no comando, hoje no Galo, traz na bagagem o mesmo elenco dos ultimos três anos, com algumas mudanças, é verdade, mas o mesmo comando e, mesmo com o fracasso no estadual, terminando em terceiro lugar, entra como um dos favorítos ao título.

A raposa tem a Taça Libertadores simultaneamente com o Brasileiro e, é notório o prestigio maior da equipe celeste com a maior competição sulamericana, o que fará com que Adilson coloque equipes mistas durante o Brasileiro.

Mas, sinceramente, para que esta equipe do Cruzeiro possa fazer bonito no brasileirão, precisa sofrer muitas mudanças, reforçar a equipe e uma mudança de postura do comando técnico do Adilson Batista, pois nada me tira da cabeça que existe um desgaste entre jogadores e técnico do clube.

Não sei, posso estar errado, até porque não frequento diáriamente a Toca da Raposa 2, mas o final do Campeonato Mineiro e a dispensa de jogadores, deixou bem clara essa situação. Uma má campanha durante o nacional poderá acarretar em sérios problemas a comissão técnica da equipe.

Não vou chutar quem vai ser o campeão, quem serão os quatro primeiros da Libertadores, quem vai para Sulamericana e quem vai ser rebaixado. Porque?

Sempre acontece uma surpresa, algo inacreditavel, uma reação durante o campeonato, um time que se destaca mais que os favoritos, assim como o Flamengo que, no ano passado, desbancou favoritos como São Paulo e Inter e levou o caneco para a Gávea.

Portanto, é aguardar que os guerreiros dos 20 times entrem em campo e honrrem suas camisas, pois o Campeonato Brasileiro é o mais dificil do mundo.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

UMA CLASSIFICAÇÃO INCONTESTAVEL


Foi o retrato de Santos 3 x 1 Atlético-MG, na Vila Belmiro, pela segunda e decisiva partida das quartas de final, da Copa do Brasil 2010.

Desde o inicio, o Santos mostrou maior poder de ataque contando com velocidade de Robinho, Andre e Neymar e a inteligência de Paulo Henrique Ganso.

O Atlético entrou em campo querendo prender o Santos tendo maior posse de bola, o que não aconteceu porque o meio campo santista formado por Arouca, Wesley e Ganso, colocaram o Galo na roda e o Galo viu o domínio quase total do peixe.

No ataque, o Santos foi letal e levou perigo em quase todas as oportunidades que criou, contando a velocidade, inteligência e movimentação de Paulo Henrique Ganso, Robinho, André e Neymar.

Zé Luis, Fabiano, Correa e Ricardinho mal puderam avançar suas linhas, pois o meio campo do Santos conseguiu vencer a marcação com muita movimentação e na hora de marcar, contava com Arouca que, praticamente foi um cadeado para defesa santista.

Diego Tardelli e Muriqui não tiveram grandes ações, justamente, pela inutilidade do meio campo do Atlético durante o jogo e, pelas dimensões diminutas do gramado, ambos foram muito bem marcados.

Quem ainda duvidava do poder ofensivo do time do Santos, pode comprovar, que a equipe santista tem sua defesa no ataque e vence os jogos encarando o adversário.

Particularmente, apenas tive maior certeza que o grande nome dessa equipe não é o Neymar, nem Robinho, Andre ou qualquer outro e sim, Paulo Henrique Ganso. Ele é o cerebro da equipe, o termômetro do jogo, a banda toca como ele quer e tem capacidade, qualidade, inteligência, para comandar a equipe durante o jogo, como se fosse um maestro.

Classificação incontestavel, sem margem para dúvidas ou discussões. Venceu o melhor time do Brasil.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

NACIONAL(URU) x CRUZEIRO - DUELO RUMO AS QUARTAS DE FINAL


Verdadeira decisão em Montevideu, no Uruguai, entre Nacional x Cruzeiro, para quem vai ficar com a vaga para as quartas de final, da Taça Libertadores da America.

Muita provocação na primeira partida por parte do treinador da equipe uruguaia, provocações estas que foram dilaceradas pelos jogadores do Cruzeiro, na vitória da ultima quinta feira, no primeiro jogo, no Mineirão.

Querendo intimidar os jogadores do Cruzeiro, os uruguaios levaram a partida para o acanhado estádio Parque Central, que receberá apenas 20.000 pessoas, que certamente farão muito barulho e um certo clima de hostilidade para intimidar os cruzeirenses.

A equipe uruguaia provou não ser presa fácil, por ter mostrado força ao diminuir o placar na primeira partida e é confiando nessa força, que os uruguios virão para cima do Cruzeiro.

O Cruzeiro deve entrar ciente do que irá encarar no Parque Central, por isso, Adilson, deve mostrar aos jogadores total frieza e muita paciência, para enfrentar o Nacional.

De fato, o Cruzeiro é muito mais time dentro e fora de campo e pode vencer, assim como venceu na primeira partida, mas o clima é outro, o campo é diferente e os uruguaios não deverão dar tanto espaço aos cruzeirenses.

Inteligência e muita calma, podem ser os pilares mais sólidos para o Cruzeiro sair de classificado do estádio Parque Central, no Uruguai.

SANTOS x ATLÉTICO-MG - QUEM LEVA A MELHOR?


Será o duelo da juventude do Santos, comandado pelos "Meninos da Vila", contra a experiência e a maturidade do elenco do Atlético-MG.

Mais uma vez, se espera um grande jogo, com muito mais ingredientes e polêmicas que apimentaram este grande jogo, na Vila Belmiro.

O Santos, vindo de um título paulista conquistado de forma incontestavel, sobrando durante o campeonato e mostrando a velocidade e faro de gol letais de Robinho, Neymar, Paulo Henrique Ganso e Andre, apelidados de "Meninos da Vila".

Embora tenham perdido os dois ultimos, contra o Atlético-MG e o Santo Andre, a confiança é grande, porque é outro jogo, outra decisão e, certamente, o jogadores santistas deverão colocar em prática tudo aquilo que fizeram durante a temporada, gols e vencer o Galo.

O Atlético, embalado por mais um título mineiro conquistado comandado por Diego Tardelli dentro de campo e, fora dele, por Vanderlei Luxemburgo, que conseguiu dar a volta por cima na carreira e ainda, montar um grande elenco para temporada.

O Galo venceu Santos e Ipatinga e mostrou, dentro de campo, uma maturidade muito grande nos momentos decisivos sabendo jogar com inteligência e definindo os jogos na hora certa. Fora de campo, os jogadores se uniram como uma família, desde os treinamentos até os jogos onde se criou um clima muito bom nesse momentos de decisão.

Um diferencial neste jogo pode ser a juventude do Santos, contra a experiência do Atlético, a equipe do peixe ataca muito, se defende dos adversários procurando a vitória, por isso, o numero gigante de gols durante a temporada, 100 gols.

O Galo conta com a experiência de jogadores rodados e vencedores como Ricardinho, Junior e Marques, jogadores estes que podem ser diferencias em favor do Atlético ao comandar a partida em certos momentos, com o Galo tendo maior posse de bola e gastando o tempo em seu favor.

Fora de campo, mais um reflexo desse confronto. Os jogadores santistas Robinho e Neymar, na festa do título paulista na Vila Belmiro, fizeram provocações a Diego Tardelli e Luxemburgo, dois expoentes da equipes atleticana, com canticos em tons de brincadeira, porém levados a sério pela equipe atleticana.

Os atleticanos rebateram e não quiseram polemizar, mas certamente entrarão mordidos e com um anseio de vitória muito maior, ja que Vanderlei Luxemburgo deverá usar estar declarações como trinfo para motivar seus jogadores.

É esperar, são ingredientes que farão diferença neste classico e quem tem a ganhar com isso, são os torcedores, não só de Santos e Atlético-MG, mas aqueles que gostam do bom futebol.

Jogo as 21:50, horário global.

terça-feira, 4 de maio de 2010

MARQUES - O REGENTE DE UMA ORQUESTRA


É visto e notório que, no futebol, ja não se fazem mais ídolos como antigamente, muitos deles, ícones de uma geração de craques, ja penduraram a chuteiras e poucos ainda restam para contar história.

Outros vão se criando, levantando as novas gerações, enchendo os estádios com os novos torcedores, mas a lembrança dos velhos idolos sempre ficam no ar, chamando a atenção em qualquer roda de amigos, quando o papo é futebol.

No Atlético, existe um rapaz, que chegou desconhecido ou pelo menos, sem muita confiança da torcida, jovem, 24 anos, mas com muito futebol. Mal sabia a torcida atleticana que este jogador se consagaria com um dos maiores ídolos do Atlético Mineiro em todos os tempos.

Aos poucos, foi ganhando título de craque, líder, mestre da equipe. Mais tarde, consagrado como ídolo, ganhou o apelido de "Messias", pelas boas jogadas, sempre pela esquerda, passes precisos, arrancadas inesqueciveis e respeitar a camisa atleticana como ela merece ser.

Seu nome passou a ser gritado a plenos pulmões, por toda torcida que se fazia presente, não só no Mineirão, mas no Independência, Ipatingão ou em qualquer outro estádio que o Atlético fosse jogar.

Tamanha identificação com a torcida, ele passou a ser um torcedor comum, anônimo, como um outro qualquer da geral ou arquibancada. Como se ele fosse um amigo muito próximo, um vizinho, um parceiro, tamanha cumplicidade entre torcida e jogador.

Veste a camisa como quem veste uma segunda pele, fez o gesto mais ovacionado e aplaudido, até mesmo que o punho cerrado de Reinaldo, o maior craque da história do Galo de Minas, tantas vezes erguido entre os anos 70 e 80, Tirar a própria camisa, hastear na bandeirinha de escanteio, como se fosse uma bandeira e balançar para mais de 60.000 pessoas e tantas outras que o viram pela televisão.

Com seu gol, o gol do título mineiro do Atlético em 2010, liderou a torcida como um maestro, um regente de uma orquestra, que gritaram seu nome em um coro apenas, para o choro mais sincero e comovente que o Mineirão ja viu.


É o encerramento para uma carreira de 17 anos, sendo 10 deles, de serviços prestados, amor a camisa, gols, passes, genialidade e uma idolatria que ultrapassará os anos e será mais uma das histórias ricas e cheia de gloria, dos 102 anos de vida do Clube Atlético Mineiro.

Vida longa ao Marques, o regente, calango, messias, ídolo, craque, gênio, maestro da torcida atleticana.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

ATLÉTICO CAMPEÃO MINEIRO



Pelo 40º ano, o Atlético se sagra campeão mineiro, derrotando o Ipatinga por 2 x 0, no Mineirão, antes, ja havia vencido a primeira partida por 3 x 2.

O Atlético entrou amarrando o Ipatinga e inteligentemente trocava passes no meio campo, porém, nem Atlético e Ipatinga davam chances para ataques fossem criados.

A aposta do Ipatinga, do treinador Gilson Kleina, foi explorar a velocidade de Luizinho e Marinho Donizete pelas laterais, sendo que ambos jogaram quase como pontas, criando jogadas pelas alas. E na movimentação e velocidade de Danilo Dias e Francismar para entrar dentro da área atleticana. Porém, a defesa atleticana, mais uma vez, foi superior e o Ipatinga levou perigo apenas em bolas alçadas na área, onde Aranha, goleiro do Atlético, tambem se fez presente.

O Atlético trocava passes, tentava um erro ou uma jogada em velocidade com Diego Tardelli e Muriqui, mas não surtiu muito efeito no primeiro tempo, pela forte marcação do tigre do Vale do Aço.

O segundo tempo trouxe emoções, festa e a alegria que o atleticano presente ao Mineirão pedia e esperava. Luxemburgo soltou mais a equipe, o Atlético atacou mais, com inteligencia, passou a criar oportunidades claras de gol.

Aos 24 minutos do segundo tempo, veio o gol, Muriqui em arrancada pela esquerda e Diego Tardelli, cada vez mais ídolo da torcida, tocou para o gol tirando do goleiro Douglas, Atlético 1 x 0.

Com o gol, o Ipatinga não teve outra alternativa a não ser sair, e com isso, se abrir, dando espaços e liberdade aos atacantes atleticanos.

Luxemburgo deu um presente a torcida e a um jogador em especial, Marques, talvez o maior ídolo atleticanos dos ultimos 20 anos, entrou em lugar de Muriqui.
Como sempre, muita movimentação, abrindo espaços para os companheiros, pode reger a orquestra atleticana embalada por mais de 60.000 vozes. Marques merece uma coluna a parte.

E a alegria, a emoção, o extase chegou aos 42 minutos do segundo tempo, Marques puxando contrataque, tocou para Ricardinho, este levantou para o "Messias", e na saída do goleiro tocou para o fundo do gol, fazendo atleticanos vibrarem, festejarem e até chorarem de emoção ao ver que o ídolo fez o gol, tirou a camisa, colocou na bandeira de escanteio e sacudiu para toda uma torcida reverenciar o seu craque, o ídolo e fez comemorar o título.

Por fim, o Atlético sagrou-se campeão mineiro com todos os méritos, de um time que enfrentou de frente as críticas da torcida, com paciência foi se encontrando dentro e fora das quatro linhas, foi batendo seus adversários um a um, com respeito que lhes é devido, mas sempre buscando o truinfo e claro, apoiado pela torcida que deu show durante toda a competição.

Tem que se creditar méritos a Vanderlei Luxemburgo, que pegou uma equipe fracassada ao final do Brasileiro 2009, remontou a equipe, deu padrão técnico e tático a equipe, mostrou aos jogadores a importancia do título estadual e ainda, deu a volta por cima como treinador, depois de fracassar no Santos em 2009 e dois anos sem título.

Sem deixar de enfatizar, a brincadeira com um tom de revanche, Diego Tardelli tira uma flanela e limpa a taça de campeão, para todos os cruzeirenses que, um dia, apelidaram os atleticanos de "flanelinhas".

Os atleticanos, certamente, estão de alma lavada.

Parabéns Galo!

sábado, 1 de maio de 2010

PROFISSÃO INGRATA - ARBITRO DE FUTEBOL

É dificil, ingrato, uma missão para quem tem frieza e muita coragem para mexer com os brios e a paciência de muitos.

Ser arbitro de futebol, sempre foi uma tarefa nada fácil. Nos ultimos tempos, em que a credibilidade desta, que está longe de ser uma classe, cada vez mais é colocada em "cheque".

Hoje, ficou muito fácil para o torcedor chingar a mãe de um juiz ou banderinha. Com tantos erros polêmicos, a arbitragem brasileira passou a ser investigada e até, ser vetada por alguns clubes.

A classe dos juizes querem a profissionalização da arbitragem no Brasil, isso porque muitos conciliam esse trabalho a outros, uns são taxistas, outros funcionários publicos, comerciantes e por ai vai. Somente quando são sorteados pelas federações ou pela CBF para apitar os jogos, é que ele colocam o uniforme e vão para o campo ser alvo dos leões (torcida).

Mas, essa reinvindicação não entra em campo, ou pelo menos está longe de sequer subir as escadarias para o gramado. Com isso, estes cidadões, que viram pessoas não-gratas a cada erro nos jogos, viram alvo de críticas, insultos e até tem sua dignidade colocada em dúvida. Perto disso, chingar a mãe vira até elogio.

O Campeonato Mineiro desde ano de 2010, apresentou erros grotescos, alguns até imperdoaveis. Quando se pediu um voto de confiança para a federação e para os arbitros, estes mesmos trataram de jogar fora e manchar o campeonato, com vários erros e dirigentes indignados pelos resultados.

Vira um caso de amor e ódio, quem é beneficiado esquece e não coloca a boca no mundo, mas quem é prejudicado, vem a publico, expõe sua revolta e com isso, os juizes são queimados perante torcida, clubes e mídia. Uma história quase repetitiva.

Não é de hoje que a arbitragem é criticada, alguns e famosos nomes do apito tupiniquim, ja "decidiram" títulos e jogos.

Muitos vão se lembrar da Taça Libertadores de 1981 entre Atlético-MG x Flamengo, o hoje comentarista José Roberto Wright onde ele expulsa cinco jogadores do Atlético e o Flamengo vence e se classifica para as semifinais por W.O

No Campeonato Carioca de 1985, a arbitragem do mesmo Wright foi questionada na derrota do Bangu para o Fluminense e decide o título estadual para o tricolor das laranjeiras.

No Campeonato Brasileiro de 1995, Marcio Rezende de Freitas, tambem comentarista anula um gol do Santos, que poderia ser o gol do título do peixe, assinalando um impedimento que não existiu.

São alguns dos erros mais conhecidos, porém, nem sempre os juizes sempre foram hostilizados, alguns casos, raros, ja aconteceram.

O mais famoso deles foi pelo Paulistão de 1987, entre Corinthians x São Paulo, o arbitro Dulcídio Vanderlei Boschillia, um dos poucos respeitados pelos clubes brasileiros, sofreu um acidente dias antes da finalissima que ele iria apitar, neste acidente perdeu a mulher e saiu ferido com duas costelas fraturadas.
Mesmo assim, foi para campo e fez uma arbitragem limpa, sem erros, 100% correta, 0 x 0, o título ficou com o São Paulo e ao final do jogo, teve seu nome gritado por mais de 100 mil vozes no Morumbi lotado, Dulcidio chorou e saiu de campo desmaiado e carregado.

Outro inimigo mortal dos homens de preto, amarelo, vermelho com preto, enfim, são as cameras de televisão, replay e o aumento da tecnologia nas transmissões esportivas, que identificam cada erro ou acerto dos arbitros. A partir daí que se toma conclusão de cada jogada duvidosa e os juizes ficam nas mãos do torcedores e comentaristas de TV.

Os torcedores vão brigar sempre, os arbitros vão correr atrás de seus direitos e reinvindicações e a história continua com o passar dos anos.

QUEM SERÁ O CAMPEÃO MINEIRO DE 2010?


Esta pergunta será respondida amanhã, as 16:00hs, no Mineirão, na segunda e ultima partida entre Atlético-MG x Ipatinga, pela final do Campeonato Mineiro.

O título serviria para premiar a melhor equipe do estadual 2010? talvez não. Muitas vezes, tivemos grandes equipes, mas que não chegaram a levantar a taça ao final do torneio.

O Atlético tem um elenco forte, um comando forte e mostrou durante o campeonato, uma evolução técnica e tática, com alguns reforços que chegaram para encorpar a equipe dentro e fora de campo.

O técnico Vanderlei Luxemburgo tem grande crédito nesse ponto. Porque fez tudo aquilo que havia dito em suas entrevistas, utilizar o Campeonato Mineiro para encontrar a melhor formação e ainda colocar sua forma de trabalho para os jogadores.

Melhor que isso, hoje, além do Atlético encontrar sua formação principal, o técnico atleticano ainda encontrou variações táticas dentro dos jogos, em várias partidas, o Atlético começou as partidas com uma esquema diferente do que foi treinado, sem tirar dos jogadores sua melhor condição técnica.

Luxemburgo fez muito pelo Atlético e certamente, se o Galo vencer esse campeonato, pode creditar na conta dele esta conquista.

Ja a equipe do Ipatinga, começou mal o campeonato, trocou de treinador logo no inicio do competição e, com a vinda do bom treinador Gilson Kleina, a equipe se reergueu dentro do campeonato, conquistando vitórias expressivas jogando no Mineirão, ja que o Ipatingão estava fechado para reformas, o tigre venceu Cruzeiro, America e outras equipes, praticamente conquistando sua classificação com seus trinfos no Mineirão.

É verdade que o plantel do Ipatinga e inferior ao Atlético, mas o tecnico Gilson Kleina conseguiu mais do que recuperar o tigre dentro do campeonato, conseguiu extrair o melhor de cada jogador e formar uma equipe, sem grandes condições tecnicas, mas bastante solidária e unida. Este é o grande mérito do treinador do Ipatinga.

O Ipatinga tambem faz por merecer esse título pela reação da equipe dentro da competição e claro, pela campanha irretocavel dentro do torneio.

O Atlético pode ganhar seu 40º título estadual, reafirmando sua condição de ser o maior vencedor do Campeonato Mineiro. E o Ipatinga, com seus 12 anos de vida, vencer seu segundo campeonato e ainda tendo um vice, em 2006.

Teremos um excelente jogo e quem ganha com isso é o torcedor.
Boa decisão a todos!