
Talvez a lista mais esperada dos ultimos quatro anos, saiu hoje, por volta das 13:00 horas, no Rio de Janeiro. A convocação dos 23 jogadores que irão a Africa do Sul disputar a 18ª edição Copa do Mundo.
As ultimas semanas foram as mais quentes, com pedidos de convocação dos jogadores Paulo Henrique Ganso e Neymar, do Santos, alguns ainda queriam Ronaldinho Gaucho figurando entre os convocados e outros nomes ainda apareciam como possiveis recrutados para o escrete canarinho.
Foram chamados: GOLEIROS: Julio Cesar(Internazionale-ITA), Gomes(Tottenham-ING) e Doni(Roma-ITA); LATERAL DIREITO: Maicon (Internazionale-ITA) e Daniel Alves (Barcelona); ZAGUEIROS: Lúcio (Internazionale-ITA), Juan (Roma-ITA), Luisão (Benfica-POR) e Thiago Silva (Milan-ITA); LATERAL ESQUERDO: Michel Bastos (Lyon-FRA) e Gilberto (Cruzeiro); VOLANTES: Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Felipe Melo (Juventus-ITA), Josué (Wolfsburg-ALE), Kléberson (Flamengo), MEIAS: Kaká (Real Madrid-ESP), Elano (Galatasaray-TUR), Ramires (Benfica-POR) e Júlio Batista (Roma-ITA); ATACANTES: Luís Fabiano (Sevilla-ESP), Robinho (Santos), Nilmar (Villarreal-ESP) e Grafite (Wolfsburg-ALE).
Os sete suplentes, que compõem os convocados são: Alex (zagueiro, Chelsea-ING), Marcelo (lateral esquerdo, Real Madrid-ESP), Carlos Eduardo (volante, Hoffenheim-ALE), Sandro (armador, Internacional), Paulo Henrique Lima (Santos), Ronaldinho Gaúcho (atacante, Milan-ITA) e Diego Tardelli (atacante, Atlético-MG)
Durante três anos, Dunga fez diversas experiências, convocou muitos jogadores e com o passar dos jogos, foi encontrando seus homens de confiança e estes jogadores, em sua maioria, que encerraram as eliminatórias para a Copa do Mundo, seriam convocados, não iriam apenas se ocorresse algum imprevisto.
Existiam algumas duvidas nessa lista, como terceiro goleiro, os laterais esquerdos e mais um atacante.
Sinceramente, existem goleiros de melhor qualidade do que Doni, como Fábio(Cruzeiro), Diego Alves(Almeria-ESP), Victor(Gremio) e Bruno(Flamengo). Não quero desmerecer a qualidade do Doni, se ele joga em um clube da tradição da Roma da Italia, acreditam no futebol dele. Mas, acredito que Doni foi muito beneficiado pela campanha da Roma no Campeonato Italiano, onde a equipe briga contra a Inter pelo Sccudetto 2009-2010.
Caberiam outros jogadores no meio campo brasileiro como Hernanes(São Paulo) e um grande injustiçado, Alex(Fenerbahce-TUR), tem lugar nesta seleção, assim como teve em 2002 e 2006, quando foi preterido por Felipão e Parreira, respectivamente. Certamente, foi a ultima chance de Alex disputar uma Copa do Mundo.
Outro ponto muito criticado foi a presença de Grafite entre os 23 jogadores. E diferente do que foi dito pela maioria dos torcedores, é muito válido a convocação deste atacante, pois realizou uma temporada muito boa na Alemanha, embora esta liga não seja muito acompanhada no Brasil, mas quem viu, sabe que ele merecia muito.
Diego Tardelli, que foi convocado para ficar entre os sete suplentes, merecia tanto quanto ele. Mas, um dos critérios usados por Dunga é o curriculo na seleção e Grafite tem um passado mais frequente na seleção do que Tardelli, como se curriculo na seleção fosse critério para definir quem é o melhor, não é Dunga?
Adriano, que seria um dos selecionaveis, acabou ficando de fora e com muita justiça. Quando um jogador passa a frequentar as páginas policiais e de fofocas em jornais e revistas, ao invés das esportivas, certamente não acrescentará em nada a seleção nacional.
O Brasil inteiro pediu Paulo Henrique Lima, o Ganso, e Neymar, ambos do Santos, entre os 23 jogadores. Apenas Ganso foi chamado entre os sete reservas. Mas, era tido como certo a não convocação dos dois, não por conta da qualidade técnica deles, ja vem mostrando isso desde o inicio do ano, mas com a base da selecão brasileira quase pronta, dificilmente Dunga iria alterar sua lista que era praticamente previsivel.
Coerente ao levar os jogadores que classificaram o Brasil a Copa, incoerente ao tirar suas dúvidas sobre quem levar, tendo como critério curriculo na seleção. Piada de muito mal gosto.
Não gostaria que o Brasil vencesse esta Copa do Mundo, não pela falta de patriotismo, mas pelo bem futebol bem jogado, do futebol bonito que todos sonham em ver. E o Brasil vencendo, mais uma vez, o futebol resultado ficará em primeiro lugar e grande característica do futebol brasileiro, que é a arte, a alegria de jogar, ficará em segundo plano e o futebol resultado mais uma vez se fará presente em uma Copa do Mundo.
Há muito o que se comentar dessa lista, muitas críticas e elogios por parte dos 190 milhões de brasileiros, mas na hora da bola rolar, isso tudo fica para escanteio e o brasileiro, mesmo aquele que não torça para nossa seleção, passará a ver o Brasil em campo.
É aguardar o início de mais uma Copa do Mundo.