quinta-feira, 28 de abril de 2011

CRUZEIRO VENCE MAIS UMA NA LIBERTADORES

O Cruzeiro estreou na fase eliminatória da Taça Libertadores da America com mais uma vitória, desta vez sobre o Once Caldas, em pleno estádio Palo Grande, em Manizales, por 2 x 1.

Não foi o Cruzeiro que o torcedor celeste se acostumou a ver nesta Libertadores, com atuações belíssimas e placares elásticos, com muitos gols, mas o time comandado por Cuca conseguiu o mais importante, vencer fora de casa.

Cuca processou a estréia do atacante Brandão, que veio do futebol frances. Na minha opinião, está longe de ser o atacante que o torcedor celeste deseja, mas as tentativas e as jogadas típicas de um centroavante, mostraram que ele pode vir a ser um ídolo da torcida do Cruzeiro.

O placar empatado do primeiro tempo refletiu bem o que as duas equipes mostraram, mas, na segunda etapa, os dois times foram ao ataque para tentar buscar o gol.

Cuca mexeu no time colocando Everton para auxiliar Gilberto, que teve mais liberdade para ir ao ataque e Ortigoza, em lugar de Brandão. O paraguaio entrou muito bem e foi decisivo para a partida, com movimentação e jogando com inteligência, Ortigoza deu assistência para Wallyson abrir o placar e também deixou o seu mostrando oportunismo e faro de artilheiro.

O time celeste só não contava que a pressão final da equipe do Once Caldas fosse ter efeito. Nuñez marcou o gol de desconto da equipe colombiana. Final, Cruzeiro 2 x 1.

Acredito que este gol do Once Caldas não possa interferir no rumo da história. Deixa um pouco mais de emoção no ar e passa a ficar com um pouco mais de rivalidade este mata-mata entre Cruzeiro e Once Caldas.

O Cruzeiro fez o placar que deveria fazer, é o melhor time, o melhor elenco e, sem duvida alguma, tem todas as condições de conseguir mais uma vitória na Libertadores, desta vez, em Sete Lagoas, palco da segunda e decisiva partida, na próxima quarta feira.

Falando de futebol internacional, que jogo foi esse entre Real Madrid x Barcelona, hein!

Muita catimba, rivalidade a flor da pele até no banco de reservas após o término do primeiro tempo, que resultou na expulsão do goleiro reserva do Barça.

Mas, falando dentro das quatro linhas, os dois times espanhois fizeram uma partida que, no futebol pode não ter agradado, porém, prendeu os olhos de quem viu a partida pela TV, no meu caso, internet, pois estava trabalhando. Dei meu jeito para não perder este jogo e muita gente aqui na repartição fez o mesmo. Coisas que só o futebol faz.

No primeiro tempo, sem grandes emoções, mas a expectativa de alguma jogada de gênio de Messi, Cristiano Ronaldo ou outro craque das duas equipes era muita.

As duas equipes estavam bastante inflamadas pelas declarações dos treinadores nos dias que antecederam este jogo. Isto serviu para aumentar a pimenta da partida com os torcedores e os jogadores em campo.

Quem abrisse a guarda demais, poderia perder o jogo, por isso, ambos os times preocuparam-se em marcar o adeversário.

No segundo tempo, com os ânimos ainda mais exaltados, a partida foi ganhando mais emoção e os fatos que decidiram o jogo foram acontecendo. A começar pela expulsão infantil do zagueiro/volante Pepe, por uma solada criminosa em Puyol, zagueiro do Barcelona. O juiz estava perdendo o controle do jogo, se não desse o cartão vermelho ao jogador merengue, perderia até o respeito dos jogadores.

Com menos um jogador, o Barcelona poderia explorar o talento do melhor do mundo, Messi. Foi o que aconteceu, era o jogo para o argentino se consagrar ainda mais.

O primeiro gol surgiu depois da jogada de linha de fundo do bom atacante Affelay, que entrou e deu outra cara ao ataque do Barça, fez o cruzamento e Messi apareceu para fazer o primeiro gol.

O segundo gol demorou apenas 10 minutos. Depois de uma jogada de que faz jus ao apelido, gênio, Messi recebeu no meio campo, encarou toda a defesa do Real Madrid, deixando quatro adversários para trás e tocou na saída do goleiro Casillas, Messi 2 x 0 Real Madrid.

Foi uma partida equilibrada até um certo ponto do jogo. Depois que o talento passa a fazer a diferença, e que os vencedores aparecem. Real Madrid 0 x 2 Barcelona. Resultado justo!

Terça feira que vem, no estádio Camp Now, o segundo gol entre Barcelona e Real Madrid. Eu e a maioria dos funcionários do prédio onde trabalho, vão dar um jeitinho bem brasileiro de assistir o jogo.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

LIBERTADORES: A NOVA HISTÓRIA COMEÇOU

E começou ontem com a derrota do Grêmio frente a Universidad Católica, conhecida com La U, por 2 x 1, dois gols de Lucas Pratto.

E as piadinhas sem graça começaram cedo, principalmente vindas de Milton Neves via Twitter e, diga-se de passagem, foram de muito mal gosto.

Não faço uso do famoso "eu disse" em meus raciocínios, porém, foi mais uma prova que nem sempre a famosa vantagem é sinal de meio caminho andado em uma fase de mata-mata. Nada terminou, tem mais 90 minutos em Santiago do Chile.

O Cruzeiro joga hoje contra o Once Caldas, na cidade de Manizales, na Colombia, pela primeira partida das oitavas de final.

O time comandado por Cuca perdeu Thiago Ribeiro e Pablo, dois jogadores que se tornaram importantes para o time durante toda a competição e agora, segundo informações, devem ficar de molho por três semanas.

Cuca leva com ele estas duas dúvidas para a Colombia, mas acredito que ambas estejam esclarecidas pelo treinador cruzeirense, escalando Marquinhos Paraná, improvisado como ala ou lateral direito e promovendo a estréia de Brandão, no ataque.

E com a cabeça voltada apenas para a Libertadores, uma vez que o Cruzeiro praticamente eliminou seu rival no Campeonato Mineiro, o America-TO, tem a chance de jogar com força máxima para conseguir uma vitória em solo colombiano e joga a segunda partida em Sete Lagoas com maior tranquilidade.

Hoje, vamos ver um jogo em que o Cruzeiro é a melhor equipe e pega um Once Caldas em um mal momento no campeonato colombiano e com sérios problemas financeiros. O time colombiano classificou-se na ultima rodada da fase de grupos da Libertadores, no apagar das luzes.

Once Caldas tem o conhecido Rentería, que fez sucesso no Inter e teve passagem apagada pelo Atlético Mineiro e o mesmo também não passa por um bom momento.

São apenas informações que na hora podem não dizer absolutamente nada, porém, futebol não é uma ciência exata. O jogo é as 21:50, horário de Brasília.

Ficou barato para o Atlético o julgamento no STJD. O presidente Alexandre Kalil, o diretor Eduardo Maluf e o supervisor Carlos Alberto Isidoro, além do tecnico Dorival Jr. e o massagista Belmiro, foram absolvidos das acusações de agressão contra o arbitro Pathrice Correa Maia-RJ, no jogo Atlético 0 x 0 Grêmio Prudente.

Além do próprio Atlético, também absolvido da acusação de "deixar de prevenir e reprimir a desordem" e também de "deixar de manter o local com infra-estrutura necessária e segurança para realização". O Galo poderia pagar multa de R$200 mil reais.

Mas, os atletas Leonardo Silva e Serginho não escaparam da punição pelas expulsões na mesma partida. Leonardo pegou uma partida e Serginho, duas partidas de suspensão.

Não é de hoje que o setor juridico do Atlético vem fazendo um grande trabalho, livrando o Atlético de diversas situações complicadas e com grande sucesso.

Em outros tempos, o setor juridico do Atlético Mineiro era uma verdadeira piada, derrotas atrás de derrotas, hoje, os tempos são outros.

terça-feira, 26 de abril de 2011

FALTA PROFISSIONALISMO NO FUTEBOL DO INTERIOR DE MINAS

Quando muitos ficam procurando explicações para a falta de crescimento e a busca de soluções para evolução dos times do interior de Minas Gerais, descobrimos que estamos longe de ver nosso futebol mineiro do interior fazendo bonito nos campeonatos nacionais.

A falta de profissionalismo de alguns times ja enterrou várias equipes tradicionais do estado e, não muito distante, assistimos a queda brusca do Ipatinga, que ha três anos disputava o Campeonato Brasileiro da primeira divisão. Hoje está na Serie C do nacional e foi recém rebaixado para o módulo 2 do Campeonato Mineiro.

O modelo de administração do Ipatinga foi elogiado por muitos quando a equipe que, até hoje é presidida por Itair Machado, chegou a ser semifinalista da Copa do Brasil de 2007 e com um time que tinha uma base formada durante muitos anos.

O sucesso chegou ao Ipatinga, que não só elevou o nome do clube que ainda não havia 10 anos, como elevou ainda mais o nome da cidade e de toda a região do Vale do Aço.

Os seguidos insucessos e os erros cometidos pelo presidente do clube, que não soube manter o bom momento vivido pelo clube, acabou acarretando na falta de profissionalismo do clube que hoje não repete os sucessos tanto dentro como fora de campo de alguns anos atrás.

Atualmente, assistimos a um clube distante do que foi ha alguns anos e, também, a erros do presidente que explicam o porque do forte declínio do Ipatinga. Guilherme Alves, que chegou para tentar tirar a equipe do perigo de rebaixamento, foi demitido após o descenso no Campeonato Mineiro.

Jovem treinador, pegou um time sem sequer uma base no grupo, com o campeonato corrido e o time do Vale do Aço fazendo uma campanha horrorosa. No futebol, nem santo faz milagre e, Guilherme não é santo milagreiro.

Guilherme tinha contrato até o final do ano, enfim, após o campeonato estadual, poderia montar um grupo de jogadores e assim colocar o seu trabalho em prática. Mas, famosa mentalidade do imediatismo imperou sobre Itair Machado.

O mesmo episódio se repetiu-se em uma das maiores e mais tradicionais equipes do futebol nacional. O Villa Nova, que ha muito tempo não realiza uma grande campanha em nível nacional, não consegue retornar aos seus grandes dias de gloria graças a falta de profissionalismo ou por pequenos erros, mas que fazem toda diferença em um breve futuro.

O Leão do Bonfim, que não tem um estádio a altura do clube, chegando a ser comparado a um campo de futebol amador pelo gramado irregular, o Villa é uma das equipes que não tem um grupo de jogadores definido e ainda, o comando técnico do clube não dura muito tempo.

Wilson Gottardo, mais um novo treinador da nova geração, chegou para comandar o Villa Nova, tinha como problemas a falta de um grupo definido de jogadores, estrutura e a descrença de torcedores e imprensa no clube. Muitos previam um possível rebaixamento da equipe de Nova Lima.

Veio o campeonato e, para a surpresa de muitos, o Villa Nova fez uma boa campanha, brigando pela classificação para semifinais. Perdeu a vaga entre os quatro melhores, mas conseguiu uma vaga para disputar o Campeonato Brasileiro da Serie D, a quarta divisão.

Gottardo, que vinha fazendo um belo trabalho, não continuou no comando da equipe e o Villa, mais uma vez, tem que recomeçar do zero, procurando treinador e reforçando seu time para tentar conseguir o acesso a Serie C.

São por alguns, mas relevantes erros, que o futebol do interior de Minas Gerais, deixa muito a desejar em comparação ao futebol do interior paulista. Algumas equipes chegaram a conquistar títulos nacionais e, chegaram a primeira divisão.

Ainda estamos longe de colocar nossas equipes do interior em patamar de nível nacional, uma vez que não temos estrutura e atuação profissional de um time grande.

O Ituiutaba surpreendeu a todos, chegou a Serie B do Campeonato Brasileiro com uma belo trabalho, mas teve que mudar de cidade, pois a equipe não tem estrutura fora de campo para disputar o nacional. Hoje, o Boa manda seus jogos em Varginha.

Está na hora dos clubes, prefeitura e todo o estado abraçar o futebol do interior de Minas Gerais, que nos ofereceu diversas equipes fortíssimas em nível nacional. Está na hora do futebol mineiro não se limitar a Atlético, Cruzeiro e America, temos que colocar nossos times do interior também em nível nacional.

Força, Minas!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

FINAL COM CARA DE ATLÉTICO x CRUZEIRO

Ao menos, é o que os resultados da ultima semana mostram. O Cruzeiro goleou sem dó e nem piedade o America-TO por 8 x 1, enquanto o Atlético, no clássico contra o America, passou pelo coelho por 3 x 1.

Desde 2009 que não assistimos uma final de estadual entre as duas maiores equipes do estado. Na oportunidade, o Cruzeiro sagrou-se campeão ao bater o Galo no primeiro jogo por 5 x 0 e empatar no segundo, por 1 x 1.

Mas, o atual campeão é o Atlético. Venceu o Ipatinga duas vezes em 2010. 3 x 2 em Ipatinga e 2 x 0 no Mineirão.

Informações e numeros a parte, estamos próximos de conhecer os finalistas de 2011. Que pela primeira vez em sua história, terá uma decisão fora de Belo Horizonte, mas isto é uma definição para a próxima semana e, por sinal, uma decisão bastante complicada.

Nem qualquer "Sobrenatural de Almeida" acredita em um revés do dragão de Teófilo Otoni, uma vez que, além do Cruzeiro ter goleado, ganhou da equipe alvirubra na bola.

Uma saída honrosa é o máximo que pode fazer a equipe comandada por Gilmar Estevam, que fez um bom papel a frente da equipe que surpreendeu a todos no Campeonato Mineiro, batendo os demais favoritos do interior e classificando-se com propriedade.

O Cruzeiro tem suas atenções na Taça Libertadores da América, a goleada serviu até mesmo para o time celeste focar suas atenções na duas partidas das oitavas de final, a primeira na Colombia e a segunda em Sete Lagoas. Meio caminho andado no estadual foi dado. O caminho das américas está para começar nesta próxima quarta feira.

Muitos acreditam que tudo está definido entre Atlético e America. Nesta semifinal entre ambos, prefiro esperar o final da segunda partida. O America não deve em nada ao Atlético, pois o time americano, além de ter uma base formada, é uma equipe que tem um padrão de jogo, diferente do Atlético que, depois do desmanche do elenco entre venda de jogadores e dispensas, o Galo está se remontando dentro do campeonato. Acredito que o Atlético pensa no Campeonato Brasileiro, mas não quer fazer feio no Mineiro.

Por isso, acreditar que o America é um bicho morto é querer prever fatos que até mesmo o futebol procura não dar como fato consumado. A vantagem do Atlético é significativa, pode perder por até três gols, que mesmo assim está classificado, mas quem viu a vitória americana na primeira fase e a maior parte do primeiro do ultimo jogo, pode acreditar que ainda tem muito chão pela frente.

Vamos esperar por mais uma definição, mesmo que a cara seja em azul, preto e branco.

CRUZEIRO E ATLÉTICO COM UM PÉ NA DECISÃO

Na primeira rodada das semifinais do Campeonato Mineiro, Cruzeiro e Atlético Mineiro passaram por seus adversários e fizeram grande vantagem sobre seus oponentes.

O Cruzeiro foi até Teófilo Otoni e enfrentou o America-TO no acanhado estádio Nassri Mattar. Não tomou conhecimento do adversário e aplicou a maior goleada do campeonato. 8 x 1.

O time comandado por Cuca, visivelmente melhor em campo nos sentido técnico e tático, não teve grandes dificuldades para bater o time do America, que não foi sombra do que foi visto durante a competição.

Os gols celestes foram saindo de maneira natural, com um futebol bem praticado e que deixou o adversário sem qualquer reação uma vez que a superioridade dentro de campo era nítida até aos olhos dos menos entendidos.

O America de Teófilo Otoni que surpreendeu durante o Campeonato Mineiro, com vitórias e atuações convicentes, não foi aquilo que se esperava. Conseguiu uma classificação as semifinais quando muitos, ou até mesmo, a maioria da crônica especializada, não acreditava no time comandado pelo novato, porém, bom técnico Gilmar Estevam.

O dragão foi batendo um a um os seus adversários, mas na duas ultimas partidas, levou 15 gols. sete do Atlético na ultima rodada e oito do Cruzeiro nesta primeira partida das semifinais.

Na primeira fase, O Cruzeiro suou a camisa para vencer a equipe de Teófilo Otoni por magros 2 x 1, ontem, o time comandado por Cuca, não teve dificuldades, comandado por Montillo que, mais uma vez, mostrou por que é o melhor camisa 10 do Brasil, e deu show diante do pequeno publico, mas que encheu o estádio do America-TO.

Vitória justíssima e incontestável do time celeste, que passa a se preocupar em definitivo com a Libertadores, uma vez que o America não aspira qualquer chance de reverter o resultado do ultimo sábado. America-TO 1 x 8 Cruzeiro. Os gols celestes foram de Montillo, 3 gols, Léo 2 gols, Wallyson 1 gol, Henrique 1 gol e Gilberto 1 gol. Contra apenas um gol de Wellington Bruno para o dragão.

No domingo, a outra partida era o clássico entre America-MG x Atlético-MG. As emoções que faltaram em Teófilo Otoni foram creditadas no jogo, que teve um público muito a quem do que se espera para um jogo de importância. A páscoa favoreceu para este detalhe.

No jogo, o America começou melhor, envolvendo o Atlético com um meio campo marcador e ao mesmo tempo bastante criativo. Os jovens jogadores de meio campo do Galo preocupavam-se apenas em marcar, muitas vezes, sem grande sucesso.

O gol americano saiu em uma jogada quase manjada por muitos, mas que o Atlético não sabia, escanteio cobrado na primeira trave e cabeçada de Gabriel Santos, America 1 x 0.

A partir daí, o Atlético deveria sair, foi quando o técnico do Galo, Dorival Jr. entrou no jogo e praticamente transformou a partida em favor do alvinegro. Tirou ainda no primeiro tempo o apagado e muito vaiado Ricardo Bueno e colocou Neto Berola, que conseguiu abrir a marcação americana e liberar o meio campo atleticano para o jogo. Ainda no primeiro tempo, Patric fez o gol de empate e que mudaria a história do segundo tempo.

No segundo tempo, o Atlético foi o dono da partida, jogando de forma mais inteligente, conseguiu explorar os erros de marcação do America, explorando os contraataques para encaixar as jogadas de ataque do time.

O apoio dos laterais foi eficiente para abrir a defesa do America e as alterações processadas por Dorival Jr. surtiram efeito e o Galo dominava com o Coelho como queria. Neto Berola e Serginho completaram o placar America 1 x 3 Atlético.

Muitos cantam vitória antes da hora, outros são mais cautelosos, pois sabem que a situação do Atlético, embora tenha a vantagem ampliada, por perder por até três gols de diferença, não seja tão confortável como a do Cruzeiro.

Declarar o Atlético finalista não significa desmerecer o potencial americano. O America venceu o Atlético na primeira fase por 2 x 1 e dominou o alvinegro em boa parte do primeiro tempo. E também não seria declarar surpresa um revés americano. Portanto, uma pouco mais de cautela não faz mal a ninguém.

Semifinais para niguém colocar defeito e também, para o torcedor ficar na expectativa. Pois faltam só três semanas para a grande decisão.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

ADRIANO IMPERADOR ROMPE O TENDÃO, SERÁ QUE É MÁ SORTE?

Era tudo que nenhum corinthiano gostaria que acontecesse. Logo após a aposentadoria do Ronaldo, o timão sonhava com um novo fenômeno. Chegou Liédson, muito conhecido do torcedor, mas esperava algo mais, um grande craque e chegou: Adriano Imperador.

Com toda pompa e circunstância, o imperador foi apresentado e a ansiedade de alguns poucos jornalistas e muitos torcedores a espera da estréia do atacante caiu por terra ontem. O atacante sofreu rompimento do tendão e volta somente em setembro.

Muitos diriam que é má sorte, mas eu fico com minha opinião de sempre. Adriano não se cuida, é um jogador de futebol e não um atleta de futebol.

Adriano não tem cuidado com o próprio corpo, haja vista que o mesmo foi contratado completamente fora de forma e sem qualquer condição de jogo.

Dentro de minha ignorancia, por não saber nada de medicina, pode ser sim má sorte do jogador, porém é uma lição para o atacante, pois o corpo pede cuidados, senão a resposta vem de imadiato. Lesões graves e que podem parar um jogador por muito tempo.

Neste tempo de "molho", Adriano poderia aperfeiçar a parte física, além, claro, de cuidar de sua lesão, o que é mais importante.

Não sair para as baladas, noitadas cariocas regadas a muita cerveja e imprudência. Mas, se o mesmo quer voltar a reinar dentro da grande área, com os gols que o consagraram como o imperador, é necessário que Adriano comece a dedicar um pouco mais, pois futebol ele tem e de sobra.

Controlar a vida particular do atacante, como muitos fazem, é perda de tempo. Agora, o atacante corinthiano precisa se cuidar se quiser voltar a jogar e bem. Sorte ao ex-imperador.

O Cruzeiro conhece seu adversário da Taça Libertadores de America. É o Once Caldas, da Colombia. Que venceu o San Martín, do Perú, por 2 x 0.

O time colombiano fica com a vaga de pior equipe entre os 16 classificados. Será que isso o descredencia como adversário do melhor entre os classificados, o Cruzeiro?

Ainda acredito que não seja assim. Mas, tem gente que acredita que esta vantagem seja um divisor de águas no mata-mata.

O Cruzeiro vai bater de frente com um ex-atleticano, Rentería. O mesmo veio para aumentar o estoque de gols do time comandado por Celso Roth, em 2009 e não conseguiu o render o esperado. Talvez porque Diego Tardelli e Éder Luis ainda estavam fazendo muitos gols juntos. Rentería fez apenas um gol em 16 jogos disputados pelo clube alvinegro. Na maioria deles, foi reserva. Mas, parece que ele reencontrou seu futebol em sua terra.

O time azul celeste também engasgado com um time colombiano, mas não o Once Caldas. E sim, o Deportivo Cali, que eliminou o time celeste da Libertadores em 2004, nos penaltis, depois do Cruzeiro vencer aqui em BH no tempo normal por 2 x 1.

Ainda falando de Libertadores, o Internacional, comandado por Paulo Roberto Falcão, venceu o Emelec, do Equador, por 2 x 0 e passou para as oitavas de final.

Falcão ainda não implantou seu método de trabalho, uma vez que assumiu a equipe na semana passada. Mas, aos poucos, o time vai ganhando a cara que Falcão deseja. Os gols do Inter foram Rafael Sóbis e Leandro Damião.

Aos poucos, a nova página da história da Taça Libertadores da América em 2011, vai se escrevendo. As definições ja estão chegando!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

NÃO EXISTE VENCEDOR OU PERDEDOR DE VÉSPERA

Mais um claro motivo para que esta frase do futebol, de tantas outras que ficam guardadas, mas são sempre utilizadas pelos boleiros, foi usada neste final de semana.

Quem acreditou que o Democrata-GV estivesse rebaixado e creditou ao Ipatinga a salvãção, enganou-se por completo. Os deuses do futebol decidiram entrar em campo e colocar suas mãos sobre a Pantera de Governador Valadares e lhe deu a unica, porém mais importante vitória no Campeonato Mineiro 2011.

A equipe comandada por José Maria Pena foi o grande saco de pancadas do torneio, não conseguiu nenhuma vitória no campeonato até a penultima rodada.

Quando muitos acreditavam que a equipe de Governador Valadares iria morrer abraçado ao Funorte na ultima rodada, a unica vitória do alvinegro foi a mais importante. Goleou o mesmo Funorte por 5 x 2.

O Ipatinga, que dependia apenas de si para se salvar, perdeu em casa para o Tupi, por 1 x 0 e o time comandado por Guilherme Alves, foi rebaixado para o módulo 2 junto com o Funorte de Montes Claros.

Guilherme estreou como técnico para justamente tirar o Ipatinga desta situação dificil e ainda conseguiu deixar o tigre do Vale do Aço com totais condições de se livrar do descenso. Mas, faltou aquilo que o próprio Ipatinga tinha a poucos mais de 5, 6 anos atrás. Time para competir. Não ha técnico, seja ele veterano ou novo, perdedor ou vencedor, que possa fazer mágica no futebol.

O caso do Ipatinga, ainda que mais estável que os demais concorrentes, era difícil. Com sete pontos, na décima colocação, era só vencer o Tupi, mas o time de Juiz de Fora ainda sonhava com a serie D do Campeonato Brasileiro.

E o Tupi venceu e ai que entram os mágicos, os deuses da bola. Os mesmos, colocaram as mãos sobre o quase falecido Democrata e o ressucitaram com uma goleada incontestável. Parabéns a pantera!

Ao Funorte, restou a participação honrosa na primeira divisão, ainda que sendo rebaixado. Se a equipe de Montes Claros tivesse tempo hábil para se preparar com uma equipe de primeira divisão, talvez o final seria outro.

O time de Montes Claros fez muito mais que apenas participar da primeirona. Colocou a importante cidade do Norte, no cenário esportivo de Minas Gerais, depois de tantos anos sem ter um time de futebol a altura da cidade.

Que o Funorte possa voltar em outra oportunidade, com tempo para se arrumar dentro e fora de campo e fazer bonito dentro do campeonato mineiro.

FIM DA FASE DE CLASSIFICAÇÃO E OS SEMIFINALISTAS ESTÃO DEFINIDOS

O mais provável aconteceu, os quatro primeiros não mudaram suas posições e os adversários mais esperados desde a ultima semana foram confirmados. 1ºCruzeiro pega o 4ºAmérica-TO e o 2ºAtlético-MG enfrenta o 3ºAmérica-MG.

O Cruzeiro enfrentou o Uberaba, que não aspirava mais nada no campeonato e aproveitou desta situação para vencer, ainda sim por um placar magro, 1 x 0, gol de Montillo cobrando pênalti sofrido por Ortigoza.

Não foi a melhor exibição celeste do campeonato, para quem ficou mal acostumado com as atuações gradiosas e com muitos gols, o time celeste ficou devendo. Ainda sim, jogadores importantes como Henrique, Wallyson, Fábio, Marquinhos Paraná e outros titulares, fizeram questão de jogar após o difícil compromisso contra o Estudiantes no meio de semana.

Mas, com a uma equipe melhor postada em campo e com os melhores jogadores, o Cruzeiro conseguiu manter o jogo em suas mãos, o goleiro Fábio poucas vezes pegou na bola.

Cuca também aproveitou o jogo para lancar jogadores que ainda não tiveram chances para se apresentar, casos de Fabricio Carioca, Pedro Ken e Reis, atletas que pouco estiveram em campo nesta temporada. Todos eles entraram no segundo tempo nos lugares de Diego Renan, Henrique e Montillo, respctivamente.

Vitoria magra, mas também para consolidar a boa campanha celeste no Campeonato Mineiro, terminando com líder do torneio e enfrenta o America-TO.

O Atlético recebeu o America-TO, que ainda buscava uma chance de chegar a vice liderança, ainda que fosse difícil. Mas, qualquer idéia foi por água a baixo muito cedo. O domínio atleticano começou desde cedo, com jogadores participativos dentro de campo, principalmente dos laterais, que são sempre cobrados pelos torcedores.

O Galo não teve dificuldades para fazer um placar elástico no primeiro tempo, 3 x 0 com Magno Alves, o nome do jogo, Mancini e Renan Oliveira e ainda cabía mais, porém a displicência em certas jogadores impediu um placar maior.

Veio o segundo tempo e nada mudou. O Atlétco jogando uma bela partida e o America perdido em campo, mas mantendo seu bom futebol, com bom toque de bola, tentando armar as jogadas de ataque com a bola na grama.

Os gols aconteciam de forma natural e com bastante consistência e aplicação do time dentro de campo. O unico momento de verdadeiro apagão da defesa atleticana foi no gol de Jonatas Obina, jogador dado como contratação certa do próprio Atlético-MG, diminuindo o placar. Até então, o placar era de mão cheia, com gols de Renan Oliveira e Giovanni Augusto, que entrou muito bem em lugar de Jackson no primeiro tempo.

O placar final veio dos pés de Magno Alves, mais iluminado, impossível. Com dois gols que mostram o bom momento do atacante, ele fechou o marcador. Atlético 7 x 1.

As baixas do jogo foram as graves lesões do jogadores Jackson, do Atlético e Jadson, do America-TO. Que saíram machucados e com lesões sérias. Em princípio foi uma entorse no joelho dos dois jogadores, mas uma lesão mais séria não foi descartada. Exames serão feitos nesta semana.

Final de jogo, Atlético-MG 7 x 1 America-TO. O Galo pega o America-MG no clássico das semifinais e o América-TO terá o Cruzeiro pela frente.

No clássico da rodada, o Villa Nova recebe o America-MG, no Castor Cifuentes, em Nova Lima. E foi uma partida com emoções dos dois lados, a começar pelo Coelho que se atirou para cima do Leão do Bonfim e abriu o marcador com Eliandro, aposta do tecnico Mauro Fernandes como companheiro do Fábio Junior.

Sem demorar muito, o Villa empatou com Marinho, atacante veterano e aposta do técnico Wilson Gottardo. Até então, nada iria mudar, uma vez que a equipe do Leão sonhava apenas com a vaga no brasileirão da serie D e o América queria chegar a vice liderança, mas o placar do jogo do Atlético esfriou um pouco os ânimos americanos.

Ainda sim, Fábio Junior, artilheiro do campeonato com 13 gols, marcou o segundo do America no final do primeiro tempo.

Veio o segundo tempo e o Villa Nova empatou em um chute de Alex, a bola cai na grama irregular do estádio e enganou o goleiro que nada pode fazer, 2 x 2. Logo após este gol, o goleiro passou a ser cobrado pelos torcedores americanos que não perdoaram o gol sofrido e por muitos, considerado um falha do goleiro. Para mim, lance normal, goleiro também é traído pelo "morrinho artilheiro".

Final de jogo, 2 x 2. E as posições continuaram as mesmas da ultima semana. Vamos aguardar pelas semifinais que prometem muito.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

ULTIMA RODADA DO ESTADUAL AINDA PROMETE

Para aqueles que acham que o Campeonato Mineiro acabou só porque os quatro classificados foram definidos, enganam-se completamente.

Ainda temos a formação da semifinais do campeonato, uma vez que o Cruzeiro pode chegar a ser terceiro e o América líder. O Atlético pode sair do segundo lugar e descer para o quarto lugar e o surpreendente América-TO pode ser o vice líder do estadual 2011.

O Cruzeiro depende apenas dele mesmo e, movido pela empolgação da boa vitória sobre a equipe do Estudiantes em La Plata, depende apenas dele mesmo para terminar líder e sair com vantagem nas semifinais e na final.

O Atlético precisa vencer o America-TO e depende de uma derrota do Cruzeiro para chegar a liderança do campeonato. perdendo para o dragão de Teófilo Otoni, adversário deste final de semana e o América-MG vencendo o Villa, que nada mais aspira no torneio, no alçapão do Bonfim, pode descer para o quarto lugar e encarar o Cruzeiro nas semifinais. É bom o Galo colocar as esporas bem afiadas para não perder o rumo de vez neste Campeonato Mineiro.

O América-MG pode chegar a liderança, mas com uma mágica quase impossível no saldo de gols da classificação. Além de vencer o Villa Nova, tem que torcer para que o Atlético e o Cruzeiro não vençam e superar uma diferença de gols no saldo entre Cruzeiro e América. 12 gols, 20 do Cruzeiro e 8 do América. Algúem se arrisca a acreditar nesta mágica?

O América-TO classificou-se de forma surpreendente no campeonato, mas com muita justiça, pois superou seus concorrentes diretos e conseguiu a promoção para segunda fase vencendo o Villa Nova, seu concorrente mais direto. O drãgão de Teófilo Otoni enfrentará o Atlético neste final de semana. E para chegar mais longe, ao segundo lugar, terá que superar o Galo na Arena do Jacaré e torcer por um tropeço do America em Nova Lima.

Sem querer prever nada, até porque não tenho poderes para tal façanha, acredito que as coisas vão terminar como estão agora. 1ºCruzeiro, 2ºAtlético, 3ºAmérica-MG e 4ºAmérica-TO.

Ainda sim, as semifinais prometem, pois temos classico entre Galo e Coelho e todos sabem, o America vem mordido por conta eliminação no ano passado nas quartas de finais e polêmica na arbitragem do ultimo jogo em Ipatinga. E o Atlético vai aos trancos e barrancos com as experiências do técnico Dorival Junior em achar a batida perfeita, ou o time ideal para o Atlético. Ou seja, os ânimos estarão a mil por hora no clássico mineiro.

E o Cruzeiro entra como favorito contra o América-TO, mas o dragão de Teófilo Otoni certamente virá para cuspir fogo contra a raposa celeste. Com o time que tem, em estado de graça dentro de campo e fora de campo com  o torcedor, o Cruzeiro pode passar pelo América-TO e chegar as finais do Campeonato Mineiro e o América-TO vem com toda garra e força que possui para surpreender, pois na bola, o Cruzeiro é melhor.

Na parte de baixo da tabela tem briga direta. Ipatinga, Funorte e Democrata-GV brigam contra o rebaixamento para o módulo 2. O Ipatinga, depois de um campeonato muito ruim, agora depende apenas de si para se livrar da degola. Está em 10º lugar e precisa apenas vencer o Tupi, no Ipatingão, para acabar com o sufoco do descenso.

O Funorte, que se arrumou as pressas e estreou no campeonato, precisa vencer o Democrata-GV e torcer por um tropeço do Ipatinga.

O Democrata-GV ja está com a corda no pesçoco, praticamente rebaixamento, enfrenta o Funorte, que também precisa desesperadamente da vitória. O mais provável é que tanto Funorte e Democrata morram abraçados e o Ipatinga saia do purgatório e permaneça no ceu.

Vamos esperar pela ultima rodada, que ainda promete muito.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CRUZEIRO VENCE E É O MELHOR DA LIBERTADORES 2011

Naquele pasto que foi chamado de gramado, Estudiantes e Cruzeiro realizaram a ultima partida da fase de classificação da Taça Libertadores da América.

Como chamam hoje, os estádios viraram arenas, mas vimos ontem mesmo que, de fato, as arenas multiuso não existem e o gramado do estádio de Ciudad de La Plata foi bastante prejudicado no show da banda U2 no estádio. Serve de exemplo para o Mineirão e o Independência, pois se quiser construir de fato uma arena multiuso para nossa cidade, pegar como exemplo do que não se deve fazer no gigante da Pampulha e no Horto.

Mas, falando do jogo, o Cruzeiro fez uma boa partida contra o mistão do Estudiantes e venceu por 3 x 0, terminando invícto a primeira fase e sendo o melhor time da competição.

O time do Estudiantes, sem vários titulares, tentou mostrar serviço no início do jogo, mas a segurança do time celeste, principalmente do goleiro Fábio, mostrou que o Cruzeiro teria uma noite feliz em La Plata.

Depois de diversas tentativas do Estudiantes de tentar inaugurar o placar, o Cruzeiro aproveitou da qualidade de seus jogadores ofensivos e Thiago Ribeiro marcou o primeiro em passe de Wallyson.

A equipe argentina ainda insistiu em sair ao ataque, mas o Cruzeiro era mais time, jogava muito bem, com consciência e neste quesito, o time de Cuca dava um banho de bola no Estudiantes.

E o segundo gol surgiu em um erro da defesa argentina e Wallyson mostrou frieza para marcar o segundo gol.

Fábio mostrou porque é o melhor goleiro do Brasil, com defesas difíceis e importantíssimas, conseguiu parar o ataque argentino. Não é preciso dizer insistir que ele merece uma vaga na seleção brasileira. Ja virou repetição.

O controle celeste era visivel no restante, os jogadores argentinos faziam uma boa partida e Gastón Fernandez, jogador considerado titular do time argentino, tentava alguma coisa, porém sem sucesso.

O Cruzeiro fechou o jogo com um lindo gol de Gilberto, que golaço! Final, Cruzeiro 3 x 0. O time azul celeste termina a primeira fase da Libertadores como melhor do grupo e da competição.

Na minha opinião, não foram os gols e a campanha invícta do Cruzeiro que o creditaram o melhor da primeira fase e sim, o futebol apresentado, com inteligência, ofensivo e um time que tem cara para ser campeão da América. Parabéns ao Cruzeiro pela belíssima campanha na Libertadores até agora.

Vem agora o mata-mata, traiçoeiro e maléfico. Irá exigir maior perícia e doação dos jogadores em prol da conquista da Taça Libertadores da América.

Vira-se a página e outra história pode ser escrita nesta competição tão importante.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

CBF E OS ELOGIOS AO MINEIRÃO

Os noticários não cansam de publicar os elogios que a CBF faz ao estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, por estar dentro do cronograma da Copa do Mundo de 2014, segundo o comitê de organização do mundial.

A cada visita a Minas Gerais e ao gigante da Pampulha, os elogios são rasgados, mas passam longe do que a cidade-sede almeja desta copa. A abertura do mundial.

Ora CBF, é cada vez mais claro que a entidade presidida por Ricardo Teixeira, espera ansiosamente por São Paulo, que ainda não apresentou nenhum projeto convincente e muito menos, um projeto de uma construção de um estádio dígno para a abertura da Copa.

Se a abertura vai ser em São Paulo, melhor divulgar do que fazer média com outras cidades que estão trabalhando de maneira correta.

Belo Horizonte ainda tem muito o que melhorar nos quesitos de transportes, hotelaria e aeroportos, mas se tudo gira em torno da espera ansiosa pela terra da garoa, então divulga logo e chega de manter falsas esperanças nos torcedores que acreditam em sua cidade como abertura da Copa do Mundo de 2014.

O Cruzeiro joga hoje sua ultima partida na primeira fase da Taça Libertadores da America. Enfrenta o Estudiantes, em La Plata, na Argentina, as 21:45.

O time de Mar del Plata, joga com um time misto, uma vez que está classificado e coloca suas atenções na Campeonato Argentino, onde a equipe argentina não anda bem das pernas.

Não tem Verón, Desabato e outros titulares conhecidos do torcedor, mas tem Gastón Fernandez, atacante perigoso e que merece cuidados.

No Cruzeiro, com quase força máxima, porque não terá Montillo, que fica em Belo Horizonte, Cuca vai na busca pela melhor campanha da Libertadores, que o credencia a fazer a segunda partida na fase eliminatória dentro de casa. O que eu não acredito ser de grande vantagem, apenas um trunfo na manga.

Cuca deve apostar em Leandro Guerreiro em lugar de Montillo, deixando a equipe um pouco mais marcadora, com, três volantes, porém dando liberdade para Roger criar as jogadas ofensivas do time celeste e se aproximar dos atacantes.

O unico ponto ruim da partida é o péssimo estado do gramado do estádio Unico de Ciudad de La Plata. Um piso que não reune nenhuma condição para se fazer um jogo de futebol e, como não existe possibilidade para mudança de local, o que resta é jogar sem as reais condições de jogo por conta do gramado do estádio.

Protestar diante da Conmebol não vai adiantar absolutamente nada, uma vez que a partida sendo realizada, a espera será do gramado voltar a reunir condições de jogo.

Jogo as 21:45, horário de Brasília.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SEMIFINAL DEFINIDA COM UMA RODADA DE ANTECEDÊNCIA

Cruzeiro, Atlético-MG, America-MG e America-TO estão nas semifinais do campeonato mineiro de 2011. Cruzeiro estava classificado desde a antipenultima rodada, faltava apenas Atlético, America e o quarto colocado entre America-TO e Villa Nova.

O America-MG passou um sufoco grande contra o Democrata-GV, praticamente rebaixado, mas acreditando em uma reação. E a pantera não se intimidou de frente ao time do treinador Mauro Fernandes e chegou a fazer 2 x 0.

O coelho veio mudado para o segundo tempo, certamente levou uma dura bem dada do técnico americano e voltou com outro espírito, mesmo ainda jogando mal, errando bastante, mas tinha um elenco melhor que o Democrata. E, na hora de decidir, fez a diferença. Virou para 4 x 2.

Mesmo levando uma goleada, a pantera ainda fez mais um gol, chegando a 4 x 3 e lutando por um empate salvador contra a falta de qualidade técnica do time.

A vitória de domingo foi conquistada a duras penas, mas a classificação é merecida por tudo o que o America apresentou ao longo do campeonato. Somente nas ultimas duas rodadas é que a equipe americana caiu de produção.

Cabe ao técnico Mauro Fernandes dar uma nova cara ao time americano ou devolver ao America o mesmo bom futebol que a equipe mostrou durante a competição e que se perdeu pelo caminho. Até mesmo porque, os adversários deverão ser Cruzeiro ou Atlético.

O Atlético mais uma vez ficou devendo e jogou o simples para vencer a Caldense, em Poços de Caldas, por 2 x 0.

Dorival Junior entrou com outra formação, tirando Ricardo Bueno e colocando Mancini, além de apostar nos jogadores formados no próprio clube.

Para o Galo, o jogo começou no segundo tempo, pois no primeiro tempo, o time alvinegro praticamente não existiu.

No segundo tempo, a tão esperada entrada de Daniel Carvalho deu outra dinâmica ao time atleticano e a equipe apresentou outro futebol, ainda que muito burocrático e fez os gols da vitória com o criticado Ricardo Bueno e Magno Alves.

O Atlético venceu porque o elenco fez a diferença durante a partida, mas para uma semifinal, o time comandado por Dorival Junior ainda deve muito dentro de campo e ao torcedor, que não vê dias melhores para a equipe atleticana, ainda que a paixão fale mais alto.

O diretor de futebol Eduardo Maluf também anunciou mais uma contratação. Trata-se de Marquinhos Cambalhota, ex-Coritiba e que passou os ultimos nove anos no futebol japonês, sendo considerado melhor jogador da J-League, campeonato do país, por duas vezes e maior artilheiro da história do Kashima Antlers.

Jogar no futebol japonês não serve de parâmetro para avaliações, ainda que o futebol da terra do sol nascente cresça ano após ano e cada vez mais exporta nossos jogadores.

Segundo torcedores do Coritiba, Marquinhos deixou saudades na torcida coxa branca, marcando 34 gols em 65 jogos.

Numeros são apenas numeros, confesso que nunca o vi jogar e vou esperar ele entrar em campo para fazer qualquer avaliação. Vi outros jornalistas criticando a contratação do Marquinhos sem ao menos ve-lo jogar. Prefiro agir como bom mineiro, comendo pelas beiradas para depois criticar ou elogiar.

A quarta vaga para as semifinais ficou entre America-TO e Villa Nova e o dragão de Teófilo Otoni levou a melhor, venceu o Villa por 2 x 1 e abriu seis pontos sobre o Leão de Nova Lima.

Parabéns ao America-TO pela bela campanha ao longo do campeonato e fez por merecer a classificação. Ao Villa, resta a briga por uma vaga na Serie D do campeonato brasileiro. O Leão pecou ao perder pontos dentro de casa, fez falta no final, mas parabéns ao Wilson Gottardo pelo bom time montado.

O Cruzeiro "folgou" nesta rodada, pois teve seu jogo contra o Tupi, adiantado pela Rede Globo, mas fez bem ao time celeste, pois se preparou para o compromisso contra o Estudiantes.

Sabendo que não terá Montillo, devido a problemas particulares, Cuca pode escalar Everton e ainda deixar Gilberto na lateral esquerda.

Para o Cruzeiro, apenas cumpre tabela pois está classificado e garantido na primeira posição. Para o Estudiantes é mais que um simples jogo, é quase uma revanche depois da goleada sofrida logo na primeira rodada, por 5 x 0, além de garantir de vez a classificação para a fase eliminatória da Taça Libertadores.

Ainda tem mais uma rodada no campeonato mineiro, mas ainda existem posições a serem definidas, os confronto das semifinais, quem permanece na primeira divisão e quem cai para o módulo 2. Vamos aguardar.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

UMA DERROTA IMPORTANTE

Particularmente, a eliminação do Atlético na Copa do Brasil foi prejudicial ao clube, pois só terá o campeonato mineiro para disputar até o campeonato brasileiro, mas pode ter sido benefico ao Galo para apontar os erros que o time cometeu dentro de campo.

Como muitos dizem, o campeonato mineiro não serve de parâmetro para nenhuma competição nacional e pode ser até enganador, como aconteceu em outras oportunidades.

A Copa do Brasil era a maior aspiração do clube neste primeiro semestre, para chegar a tão sonhada Taça Libertadores. Ficou apenas no sonho e agora só restam o campeonato brasileiro e, porque não, a Copa Sul Americana, que também credencia o vencedor a disputar a Libertadores.

Mas, falemos a eliminação atleticana e que aponta diversos erros da diretoria e do comando técnico atleticano, uma vez que o clube, apontado por muitos, ter o melhor elenco e a melhor comissão técnica, na prática não foi bem assim.

O Atlético perdeu três jogadores importantes, Diego Souza, Obina e Diego Tardelli e teve dispensados Zé Luis e Ricardinho. O elenco ficou frágil todas as posições do campo e sem força para encarar seus adversários. A bomba explodiu na derrota para o Grêmio Prudente, ultimo colocado do Paulistão e sério candidato ao rebaixamento.

A derrota serve para deixar bem claro, ainda para aqueles que tem dúvidas, que o elenco atleticano é fraco, impossível de disputar qualquer competição e desejar um título ou uma vaga na tão almejada Taça Libertadores da America. A diretoria atleticana não é tão ignorante a ponto de não perceber isso.

Outra, um elenco não se faz com apenas 11 jogadores e sim todo um elenco qualificado. O que vimos foi um time titular com qualidade dentro de campo e no restante do grupo, jogadores que não tem capacidade técnica para substituir os chamados titulares. Necessário reforçar também os suplentes.

Mais uma, Tardelli dependência. Enquanto não aparecer um homem-gol que faça o torcedor atleticano esquecer o atacante Diego Tardelli, que foi para o futebol russo, Dorival Junior terá uma pedra no sapato para resolver. Aposta em Ricardo Bueno, que tão cedo e inexperiente, recebeu a missão mais ingrata de sua curta carreira. Além de ter que mostrar porque foi artilheiro do campeonato paulista e porque foi contratado pelo Galo, terá que substituir o atacante que foi embora e deixou saudades. Coitado do Bueno!

A diretoria atleticana também tem sua parcela de culpa. Se gabar da grande estrutura que o clube atleticano tem, não é necessário e isto é um fato que todo o Brasil e Minas Gerais esta cansado de saber. Salários são pagos em dia de jogadores, comissão técnica e funcionários? São e isto é sempre ressaltado sempre por Kalil em suas entrevistas.

Mas, dentro de campo, a diretoria ateticana também falhou e muito acreditando que com as contratações feitas e o uma sequencia de vitórias, onde o cume foi mais um goleada sobre o Cruzeiro, que a equipe estava pronta. Mal sabia Kalil, Maluf e outros mais, que o era frágil dentro de campo. Esperou uma eliminação precoce da Copa do Brasil para ficar explícito toda esta situação.

Pois é, são erros e mais erros cometidos por todos dentro do Atlético Mineiro e o que o torcedor do Galo espera é que os erros não se repitam, pois se quiserem fazer um ano promissor para o torcida atleticana, é melhor que o time dentro de campo e fora de campo andem na mesma linha.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

ATLÉTICO EMPATA E ESTÁ FORA DA COPA DO BRASIL

O Atlético está fora da Copa do Brasil. Foi eliminado pelo Grêmio Prudente, ultimo colocado e sério candidato ao rebaixamento no Paulistão 2011. Empate em 0 x 0 contra os paulistas em plena Arena do Jacaré.

O time comandado por Dorival Junior entrou em campo com muita vontade e velocidade nas jogadas de ataque, mas faltavam jogadores mais qualificados para finalizar as jogadas com maior precisão.

O Prudente veio com a proposta de segurar a bola para deixar nervosos jogadores e torcida atleticana. De início, a idéia não deu efeito e Marcio, goleiro paulista, foi quem segurou o 0 x 0 do primeiro tempo.

No segundo tempo, Dorival Junior colocou Neto Berola em lugar de Renan Oliveira no jogo em uma tentativa desesperada de tentar alguma coisa com três atacantes. O atacante não respondeu as expectativas do treinador, que colocou Mancini no jogo e voltar ao esquema com dois atacantes, agora apenas com Magno Alves e Neto Berola.

Mais uma vez a idéia não deu certo. O Grêmio Prudente ainda insistia na proposta de frear o ímpeto atleticano e com o passar do tempo, foi conseguindo, pois o nervosismo tomava conta dos jogadores em campo.

O início da queda atleticana foram as expulsões de Leonardo Silva e Serginho, quase em seguida e merecidas. Ali era nítido enxergar um time fora de controle, sem qualquer tipo de reação e contando apenas com a sorte para conseguir a tão esperada vitória.

No final do jogo, na bacia das almas, o Atlético fez o tão esperado gol, mal anulado pelo bandeira Francisco Pereira da Sousa. Porém, foi um lance muito difícil, uma vez que o zagueiro Rever, autor do gol, saiu de trás da marcação e apareceu para marcar.

O Atlético ainda teve uma ultima chance, que valia ouro, mas Mancini parou nos pés do bom goleiro Márcio que fez a defesa da classificação paulista. Final, 0 x 0.

Algo que gostaria de ressaltar, a correria de Magno Alves em campo. Com 35 anos, correu mais que muito jovem que faz corpo mole dentro de campo. Ainda que não tenho sido o melhor em campo e não tenha resultado sua vontade em gols, a raça do atacante foi algo a se destacar.

Os torcedores atleticanos vão criticar Dorival Junior, pedir a demissão do técnico. Sim, estão em seu direito. Mas, colocar quem no lugar? Muricy foi para o Santos. Levir não volta do Japão. Abel é do Fluminense a partir de maio.

Dorival fez tudo o que podia. Com o que tinha em mãos, tentou, mas não deu certo. Ele espera pelos reforços que a diretoria prometeu. Qualidade o técnico atleticano provou que tem pelos clubes que passou e que ainda tem um trabalho a fazer no clube. Chingar, chiar, o atleticano pode e deve cobrar sempre, mas pedir a cabeça de Dorival Junior, não.

Após o jogo, o presidente Alexandre Kalil, Rodolfo Gropen e Luiz Cesar Villamarín, integrantes da diretoria, foram tirar satisfações com o trio de arbitragem, que anulou o jogo legítimo do Atlético, mostrando o descontrole do time.

O tão falado projeto atleticano de chegar a Taça Libertadores, de dar um título importante ao torcedor atleticano, que merece e muito, cai por terra novamente. O torcedor do Atlético merece não apenas um título de expressão, merece mesmo é um time decente, que traga as alegrias nas vitórias, como canta o hino atleticano.

O Cruzeiro contratou o bom lateral Vítor, do Sport, mas que pertence ao Palmeiras, na troca por Wellington Paulista, que foi para o time do Palestra Itália.

Na verdade, Zezé Perrela, como todo negociador, sempre que levar vantagem em tudo. O mandatário celeste não admitiu liberar o atacante sem a vinda do lateral, que teve seus dias de glória no Goiás e no Palmeiras não rendeu o esperado.

Apesar de não ir com a cara do Zezé Perrela, nas horas certas, é bom separar o joio do trigo e concordo com o presidente celeste, que cedeu um de seus atacantes e não levar nada? Fica ruim para o Cruzeiro e para ele também, conhecido com bom negociador.

terça-feira, 5 de abril de 2011

DORIVAL AJEITOU, KALIL DEU O TIRO DE MISERICORDIA

Foi assim que sucedeu as dispensas do volante Zé Luis e do meia Ricardinho, do Atlético Mineiro. Os motivos foram os mesmos que muita gente suspeitava, mas ninguém esclarecia.

Ontem, 04/04, Alexandre Kalil deu uma coletiva na Cidade do Galo para prestar esclarecimentos ao torcedor sobre as dispensas dos jogadores.

Kalil não colocou a corda no pescoço dos atletas, porém, não os apelidou de "anjos de candura". Mas, Kalil deixou bem claro, com outras palavras, que ambos os atletas são desagregadores do grupo. Famosas ovelhas negras.

E ainda disse que não era de hoje que ambos os atletas usavam deste artifício para conseguir algo entre os demais jogadores do elenco. Luxemburgo e Celso Roth também chegaram ao presidente e levou a este o mesmo problema.

Se eles foram o problema, porque continuar com eles? Fica a pergunta.

O time perdeu muito com isso. Talvez não seja o motivo principal para tanta desordem ou, até mesmo, a péssima campanha do Atlético no brasileiro do ano passado.

Mas, manter um problema exposto no clube durante tanto tempo é um pouco de omissão, dos treinadores da época e também da diretoria.

Um virus, uma bactéria dentro de um ser humano quando detectado, se retira e se trata o enfermo. No Atlético deveria ter sido feito o mesmo, mas ha muito tempo. Talvez a história poderia ser outra, mas arrastar dois jogadores no elenco, com um sério problema interno no grupo, poderia ter custado muito caro.

Dorival Junior tem todo apoio da diretoria e colocou a cara a tapa. Denunciou os jogadores e mesmo que perdesse um pouco de qualidade no grupo, preferiu manter a boa ordem visando dias melhores e reforços que sejam comprometidos com o time e o clube.

Zé Luis não é o melhor volante, famoso mordedor, mas era uma peça para compor o elenco na falta de um ou outro desfalque.

Ricardinho dispensa apresentações. Tem um toque de bola excelente, sabe jogar, mas não era combativo na marcação e com seus quase 35 anos, não marcava como Dorival gostaria.

Ha muitos anos, a revista Placar fez uma pesquisa sobre os jogadores mais odiados. Ricardinho foi eleito o mais odiado, mas como Kalil disse que ja sabia desta pesquisa, preferiu acreditar no futebol do jogador do que na personalidade do ser humano.

Podem não ser jogadores baladeiros e que não se cuidam fisicamente, tem creditos por isso, mas envenenar o grupo, causar discordia na equipe, é coisa de gente desonesta.

Se as dispensas farão alguma diferença, se vai mostrar alguma melhora no grupo, só o tempo vai dizer.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

COM DIREITO A HOMENAGEM, MONTILLO MARCA UM GOLAÇO E CRUZEIRO VENCE

No jogo das 16hs, o Cruzeiro bateu o Guarani de Divinópolis de goleada, 4 x 1, com direito a homenagem do papai Montillo ao filho Santino, no segundo gol celeste. E que golaço!

Mas, a coisas não começaram muito bem para o Cruzeiro. O time celeste marcava de longe, assistia as investidas do Guarani, que logo aproveitou-se do descuido celeste e Paulo Cesar fez 1 x 0, na cobrança de escanteio de Luiz Fernando.

Até um desentendimento entre Cuca e o zagueiro Gil foi visto por todos, mas logo os ânimos voltaram ao normal.

Logo após a briga entre os dois, meu tio Edilson disse: "Se o técnico do Cruzeiro fosse o Yustrich, entrava em campo e dava uma porrada nesse zagueiro, para ele nunca mais esquecer".

Depois do gol sofrido, o Cruzeiro acordou e marcou três gols seguidos. Primeiro com o zagueiro Gil, aproveitando-se da falha da defesa e do goleiro Fred, Montillo fez o segundo e que golaço. Linda homenagem do craque celeste ao seu filho Santino, que esteve internado, mas está bem melhor. Para a alegria de todos.

Thiago Ribeiro, que prova em quase todos os jogos que merece ser titular no ataque do Cruzeiro, marcou aproveitando mais um erro do Guarani.

O Guarani sentiu com força o primeiro gol sofrido e não foi o mesmo durante o jogo todo. Luiz Fernando, meio campista, camisa 10 do Guarani, era quem levava o time de Divinópolis nas costas, tentando armar os contra ataques sem muito sucesso.

Luiz Fernando tem mostrado nos jogos do Guarani que é um jogador muito bom e que merece uma chance em um time grande. Para quem acha que ele ainda é do Cruzeiro, Luiz Fernando não é mais do time celeste e pertence a empresários. Infelizmente, segundo informações, Luiz deve deixar o futebol mineiro e desembarcar no Atlético Paranaense. Mais um talento que pode se destacar em outro estado, enquanto Crzueiro e Atlético fecham seus olhos.

No segundo tempo, o Cruzeiro cedia espaços, mas a qualidade técnica era evidente frente ao Guarani, Wallyson entrou no segundo tempo, no lugar do Ortigoza, que não me convenceu e fez o quarto gol celeste, fechando a conta. Cruzeiro 4 x 1.

Um assunto que é bem comentado nos bastidores celestes é a ida de Wellington Paulista para o Palmeiras, reeditando a dupla de 2009/10 no Cruzeiro. Em compensação, o Palmeiras iria ceder ao Cruzeiro o lateral direito Vitor, que é um sonho antigo do time celeste.

Segundo informações, as negociações estão adiantadas e com a vinda de Brandão, Paulista não teria muito espaço no clube e deverá fechar com o verdão paulistano e buscar seu espaço por la. E que seja feliz.

Em Governador Valadares, o Atlético com quase todo time remendado com jogadores oriudos do próprio clube, espantou a crise dentro de campo e venceu o Democrata por 3 x 1.

O Galo, que não tinha Ricardinho, dispensado pelo clube, creditava em Renan Oliveira, que tem qualidade, mas ainda não se explicou, para municiar os dois atacantes, Magno Alves e Ricardo Bueno. Magno Alves aproveitou a boa jogada de Renan e o passe do mesmo para fazer 1 x 0.

O segundo gol atleticano veio com o zagueiro Rever, na cobrança de falta e pegando rebote da cabeçada de Magno Alves. Gol que resultou na ira do técnico José Maria Pena e no diretor do clube do Vale do Aço.

O Atlético jogou com mais mobilidade com a presença dos laterais, principalmente pelo lado do estreante lateral esquerdo Guilherme Santos, o Galo era um time diferente dos ultimos jogos, bem mais rápido, mas ainda limitado.

A defesa ainda falha muito, como no gol do Democrata. É o grande problema do time em campo. Rever e Leonardo Silva tem qualidade, mas ainda não se encontraram juntos.

No segundo tempo, a postura atleticana foi a mesma. A equipe do Democrata teria que sair ao ataque, pois uma derrota seria um desastre gigantesco a equipe que briga para não cair no estadual.

O Democrata perdeu o volante Mardem, expulso após falta em Renan Oliveira, que jogou uma balde de água gelada no time da pantera. Se o Democrata tinha chances de um empate, depois da expulsão de seu jogador, estas possibilidades cairam por terra.

E o Atlético aproveitou-se do mal momento do Democrata e fez mais um gol. Com Neto Berola convertendo pênalti que ele mesmo sofreu.

Vitória merecida do Galo, mas que não apagam as chamas do incêndio no clube. Cabeças ainda podem rolar ainda esta semana, para mexer ainda mais com grupo alvinegro.

O Atlético agora se volta para a Copa do Brasil, enfrentando o Prudente, quarta feira, em Sete Lagoas.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

ATLÉTICO JOGA MAL E PERDE EM PRUDENTE

O Atlético jogou mal e perdeu para o Grêmio Prudente por 2 x 1 e na semana que vem, joga em Sete Lagoas precisando vencer para seguir na Copa do Brasil.

O Grêmio Prudente partiu para cima do Atlético logo no começo, implantando marcação forte sobre a equipe atleticana, principalmente em seus quatro jogadores mais ofensivos, Ricardinho, Renan Oliveira, Magno Alves e Ricardo Bueno. E buscou descer sempre em velocidade nas costas dos laterais alvinegros.

Depois de muito tempo, o Galo jogou com laterais de ofício nos dois lados, Rafael Cruz na direita e Leandro na esquerda, mas parece que não surtiu efeito positivo. Os dois laterais não marcavam corretamente e quando desciam levavam contraataque nas costasm além de não atacar com eficiência.

O meio campo não marcava com correção, errava muitos passes e os dois meias mais ofensivos, eram marcados sobre pressão, o que permitia erros de passes, cedendo ataques perigosos do Prudente.

O gol do Prudente saiu em erro da defesa e do goleiro Renan Ribeiro. Erraram justo no bê-a-bá do futebol. Jamais deixar um atacante livre na pequena área, pois o perigo de gol e eminente. Eraldo fez 1 x 0.

O gol do Atlético foi um achado, jogando mal e sem merecer o empate. Em um dos poucos momentos de liberdade, Ricardinho lançou e Magno Alves fez um golaço para empatar. 1 x 1.

Em outro erro de marcação e falta de perícia na defesa, Leandro levou bola nas costas e Juan fechou a conta, 2 x 1.

No segundo tempo, Dorival entrou com sua carta na manga, Neto Berola e ainda, jogou na fogueira o jovem Claudio Lelei esperando alguma melhora. Doce ilusão, o Prudente mantinha seu bom futebol de marcação e aplicação tática. Claro, dentro de suas limitações, pois o Grêmio Prudente não tem um bom elenco, mas jogou como time grande deveria jogar em uma partida eliminatória.

O Prudente está praticamente rebaixado no campeonato paulista, mas é considerado por muitos, um daqueles times chatos do interior do Brasil, se assemelhando ao São Caetano, Brasiliense, Santo André, Paulista e Ipatinga, times pequenos que despontaram na ultima década, mas que hoje estão em queda livre.

Os defeitos atleticanos ficam cada vez mais evidentes e quando imagina-se que o Atlético tem um elenco no papel muito bom, na prática, ainda deixa muito a desejar e o torcedor atleticano, fica ao Deus dará imaginando e sonhando com o que ainda é muito distante.

Próxima partida, na próxima quarta feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.