Ao menos, uma equipe que sobressaia perante aos demais? São perguntas que ficam no ar a cada temporada no Brasil.
No futebol europeu, conhecido por ter times milionários, com jogadores consagrados no grandes centro como Espanha, Inglaterra, Italia, Portugal e França, porém, são os mesmos times, o disco é o mesmo e a música conforme a dança deles. Alguns outros tentam correr por fora, mas na hora do aperto, os mesmos saem por cima.
Acredito que o Brasil é o único país no mundo que oferece esta variação maravilhosa de times com grande potencial técnico. Os tão criticados campeonatos estaduais e a Copa do Brasil, além da Taça Libertadores da América, ajudam neste surgimento e variação de times com boa qualidade técnica e potencial.
Esta ultima rodada de meio de semana do futebol brasileiro nos trouxe suspresas amargas para muitos times, como a eliminação de quatro equipes na Libertadores e boas surpresas na temporada, como a confirmação do excelente momento que vive o Coritiba após golear o Palmeiras por 6 x 0, pela Copa do Brasil.
Além da goleada, o Coxa branca do Paraná vem mostrando um futebol de alto nível, ganhando o campeonato paranaense de forma invícta e incontestável, além das atuações de encher os olhos de qualquer torcedor.
Quando os olhos ficaram voltados para o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho, o Santos de Neymar e Ganso, O Cruzeiro de Montillo e Fábio, o Internacional de D'alessandro e Guiñazu, é o Coritiba quem resolveu dar as caras para o Brasil todo.
Mas, não é porque equipes como Cruzeiro e Inter, que caíram na Libertadores, deixando incrédulos alguns futebolistas, que o futebol de ambos os times passará a ser contestado. Uma vez que a campanha de ambos tenha sido excelente não apenas na Libertadores, mas na temporada até o momento, tem que se dar créditos aos dois times que são excelentes.
Tem mais, o Coritiba tem 26 jogos de invencibilidade, mas não é imbatível. Vive um grande momento em sua história como ha muito tempo não se via. Os créditos dessa façanha vão para os jogadores, diretoria e também, para o técnico Marcelo Oliveira, que começou no Atlético Mineiro, mas foi ter sua real chance no futebol do Paraná, comandando o Paraná Clube, no ano passado e este ano, indicado por Ney Franco, ser treinador do Coritiba.
Logo após o fracasso brasileiro na Libertadores e a goleada no Palmeiras, que o Brasil voltará seus olhos para futebol de outros centros de menor expressão. O futebol paranaense é forte, tem a dupla Atletiba que sempre engrossa contra os grandes, só o Paraná Clube que andou na mesma linha.
E o Coritiba mostra um futebol bem qualificado e de alto nível, como mostra, mais uma vez, que os olhos dos grandes centros devem voltar-se para o Brasil todo.
Ainda temos o Campeonato Brasileiro que pode mostrar ao Brasil, quem é o melhor time nacional. Candidatos, ainda teremos muitos.
Como falei, somos o único futebol no mundo que apresenta diversos candidatos a ser campeões nacionais ou se consagrarem como melhor time do Brasil.
A temporada dos estaduais está terminando, o primeiro semestre pode ser frustrante para alguns, felizes para outros, mas o futebol brasileiro mostrou, mais uma vez, porque é o melhor do mundo. Sem dúvida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário