quinta-feira, 9 de junho de 2011

GALO BATEU MUITO, MAS NÃO DERRUBOU O TRICOLOR PAULISTA

O Atlético Mineiro recebeu o São Paulo em Sete Lagoas, para o complemento da terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2011. E deu São Paulo, 1 x 0, gol de Casemiro.

O título desta coluna resume bem o que foi a maioria do tempo jogado na Arena do Jacaré. Em certos momentos, um jogo de ataque contra defesa.

O ataque do Atlético buscava pressionar a defesa do São Paulo para sair com a vantagem logo no primeiro tempo, porém, com um esquema muito defensivo, mas inteligente, o técnico tricolor, Paulo Cesar Carpegiani, armou um São Paulo extremamente defensivo, com quatro volantes e sem explorar muito o avanço dos laterais.

Muitas pessoas vão criticar o técnico sãopaulino pelo esquema montado para pegar o Atlético. Porém, futebol também é um pouco de inteligência.

Paulo César Carpegiani utilizou-se da categoria de seus volantes para sair ao ataque quando possível. São quatro volantes? São. Mas, todos eles sabiam bem o que fazer sem a bola nos pés. Com a bola dominada, sabiam bem como trata-la e o que fazer com ela. Está ai diferença.

E em uma dessas investidas dos volantes do São Paulo é que surgiu um deles na intermediária defensiva do Atlético, Casemiro recebeu livre e bateu para o gol e vencer Renan Ribeiro, São Paulo 1 x 0.

Em quase todas as oportunidades, o Galo esbarrou na linha defensiva trancada do tricolor paulista e a cada erro alvinegro, o São Paulo pegava uma defesa atleticana completamente escancarada, contando com o talento de seus atacantes, Dagoberto e Lucas, que veio as pressas de São Paulo para jogar a partida pelo tricolor.

No segundo tempo, ficou mais ainda mais escancarado a visão do jogo. Ataque contra defesa. O Atlético pressionou fortemente a equipe do São Paulo, que não passava do meio campo.

Rogério Ceni foi muito exigido, o Atlético não saía de perto da grande área do São Paulo. O Galo perdeu chances para empatar ou, até mesmo, virar o jogo.

Ao final da partida, um empate também um seria resultado justo pela valentía do Atlético em atacar e deixar sua completamente exposta aos contra ataques paulistas.

O São Paulo venceu por seus próprios méritos, por saber usar na hora certa um esquema de jogo que seria criticado por muitos. Por mim, uma estratégia inteligente montada por Carpegiani. O importante é ter jogadores no elenco que saibam jogar com a bola e sem ela também.

O Atlético não foi menos qualificado que o São Paulo, porém, em uma das poucas vezes que cedeu campo ao tricolor, levou o gol derradeiro.

O São Paulo é líder isolado com nove pontos e o Atlético ficou na quarta posição com seis pontos.

São duas equipes promissoras e que podem fazer um excelente Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário